PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Advertisements

Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico: Uma abordagem simplificada.
Professor Douglas colaboração Prof. Olschowsky Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte PROJETO.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Profa. Sylvia Constant Vergara. O que é ciência?
Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
TIPOS DE CONHECIMENTO
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Divulgação do saber A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA NOS SÉCULOS XVII E XVIII
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Introdução a Engenharia de Alimentos
Metodologia Científica
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Elaboração de um projeto de pesquisa
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
METODOLOGIA DA PESQUISA
Abordagens Mistas e Triangulação
Estrutura do Projeto de Pesquisa
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Parte 1 O conhecimento científico
METODOLOGIA DA PESQUISA
Gestão de Negócios aula 2
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Check list – revisão por pares
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Organização de um Relatório
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
AUTORES, FILIAÇÕES INSTITUCIONAIS
Professor Douglas Pereira da Silva
Formulação do problema quantitativo
Gêneros de Divulgação científica:
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Destaques do texto sobre entrevista social
Trabalhos científicos
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
METODOLOGIA TRABALHO CIENTÍFICO
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Introdução à Metodologia Científica Prof. Ms. Rafaela Pinheiro Lacerda Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
O Significado de Pesquisar
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA CONTRIBUIÇÕES
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Aula 07 CursoDireito. Conteúdo 1.Método e Metodologia 2.Teoria 3.Técnicas de Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição Professor Douglas Pereira da Silva

Objetivos da Disciplina PREPARAR E CONFECCIONAR O TCC ( ARTIGO CIENTÍFICO) NESTE SEMESTRE DESENVOLVER TRABALHO SOBRE UMA DISCIPLINA DPS PIO I aula 1

Bibliografia Básica Complementar VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2009 Complementar Bertucci, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2008. DPS PIO I aula 1

Conhecimento Empírico Baseado na experiência e na observação, metódicas ou não. Dicionário HOUAISS Relacionado a conhecimentos práticos Também chamado vulgar ou do senso comum, é o conhecimento do povo Conhece-se o fato aparente, sem explicações da razão de ser DPS PIO I aula 1

Conhecimento Científico Área sistematizada do conhecimento, baseada no rigor científico. Dicionário HOUAISS Obtido através de método DPS PIO I aula 1

Requisitos de um Pesquisador O conhecimento teórico e técnico aliado ao espírito crítico são requisitos básicos para um pesquisador nos dias atuais. A mediocridade e o “achismo” perdem espaço na Era do Conhecimento. DPS PIO I aula 1

Método Científico e Técnicas de Pesquisa Ferramentas para: resolução de problemas identificação de oportunidades coleta de dados análise de dados e resultados tomada de decisão baseada em fatos e não em “achismos”. DPS PIO I aula 1

Conhecimento Científico O conhecimento só é científico se for passível de verificação, portanto... Torna-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitaram obter o conhecimento É fundamental explicar sobre o método adotado DPS PIO I aula 1

Importância de um Método Contemplando o Método Científico e as Técnicas de Pesquisa se aprende a lidar com as questões do cotidiano profissional. Após uma observação para a qual não se encontra uma explicação imediata é formulado um problema ? A experimentação levará à uma conclusão que provará se a hipótese estava correta ou não Observação A seguir recolhem-se informações relacionadas com o problema – coleta de dados Problema Hipótese Correta? Novo Problema Coleta de Dados Leituras Observação Entrevistas Discussões Observações Hipóteses Experiência Com base nos dados coletados, formula-se uma explicação provisória para o problema – a hipótese Para comprovar a hipótese procede-se novas investigações que podem envolver a planificação e a realização de experiências – a experimentação DPS PIO I aula 1

Importância de um Método Como pesquisador devemos superar as meras suposições para tomarmos decisões a partir de informações concretas e específicas. X DPS PIO I aula 1

Estudo Científico “...à medida que se pretende estudar um fenômeno cientificamente (...), torna-se necessário afastar juízo de valor.” GIL (1999, p. 55) A teoria científica provém de Método Científico. DPS PIO I aula 1

Método Representa o conjunto de procedimentos racionais, baseados em regras, que visam atingir um objetivo determinado. Japiassú e Marcondes (1996, p. 181) Com base nos dados coletados, formula-se uma explicação provisória para o problema – a hipótese Observação Problema ? Coleta de Dados Hipóteses Experiência Hipótese Correta? Novo Problema Leituras Entrevistas Discussões Observações Após uma observação para a qual não se encontra uma explicação imediata é formulado um problema A seguir recolhem-se informações relacionadas com o problema – coleta de dados Para comprovar a hipótese procede-se novas investigações que podem envolver a planificação e a realização de experiências – a experimentação A experimentação levará à uma conclusão que provará se a hipótese estava correta ou não DPS PIO I aula 1