PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição Professor Douglas Pereira da Silva
Objetivos da Disciplina PREPARAR E CONFECCIONAR O TCC ( ARTIGO CIENTÍFICO) NESTE SEMESTRE DESENVOLVER TRABALHO SOBRE UMA DISCIPLINA DPS PIO I aula 1
Bibliografia Básica Complementar VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2009 Complementar Bertucci, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2008. DPS PIO I aula 1
Conhecimento Empírico Baseado na experiência e na observação, metódicas ou não. Dicionário HOUAISS Relacionado a conhecimentos práticos Também chamado vulgar ou do senso comum, é o conhecimento do povo Conhece-se o fato aparente, sem explicações da razão de ser DPS PIO I aula 1
Conhecimento Científico Área sistematizada do conhecimento, baseada no rigor científico. Dicionário HOUAISS Obtido através de método DPS PIO I aula 1
Requisitos de um Pesquisador O conhecimento teórico e técnico aliado ao espírito crítico são requisitos básicos para um pesquisador nos dias atuais. A mediocridade e o “achismo” perdem espaço na Era do Conhecimento. DPS PIO I aula 1
Método Científico e Técnicas de Pesquisa Ferramentas para: resolução de problemas identificação de oportunidades coleta de dados análise de dados e resultados tomada de decisão baseada em fatos e não em “achismos”. DPS PIO I aula 1
Conhecimento Científico O conhecimento só é científico se for passível de verificação, portanto... Torna-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitaram obter o conhecimento É fundamental explicar sobre o método adotado DPS PIO I aula 1
Importância de um Método Contemplando o Método Científico e as Técnicas de Pesquisa se aprende a lidar com as questões do cotidiano profissional. Após uma observação para a qual não se encontra uma explicação imediata é formulado um problema ? A experimentação levará à uma conclusão que provará se a hipótese estava correta ou não Observação A seguir recolhem-se informações relacionadas com o problema – coleta de dados Problema Hipótese Correta? Novo Problema Coleta de Dados Leituras Observação Entrevistas Discussões Observações Hipóteses Experiência Com base nos dados coletados, formula-se uma explicação provisória para o problema – a hipótese Para comprovar a hipótese procede-se novas investigações que podem envolver a planificação e a realização de experiências – a experimentação DPS PIO I aula 1
Importância de um Método Como pesquisador devemos superar as meras suposições para tomarmos decisões a partir de informações concretas e específicas. X DPS PIO I aula 1
Estudo Científico “...à medida que se pretende estudar um fenômeno cientificamente (...), torna-se necessário afastar juízo de valor.” GIL (1999, p. 55) A teoria científica provém de Método Científico. DPS PIO I aula 1
Método Representa o conjunto de procedimentos racionais, baseados em regras, que visam atingir um objetivo determinado. Japiassú e Marcondes (1996, p. 181) Com base nos dados coletados, formula-se uma explicação provisória para o problema – a hipótese Observação Problema ? Coleta de Dados Hipóteses Experiência Hipótese Correta? Novo Problema Leituras Entrevistas Discussões Observações Após uma observação para a qual não se encontra uma explicação imediata é formulado um problema A seguir recolhem-se informações relacionadas com o problema – coleta de dados Para comprovar a hipótese procede-se novas investigações que podem envolver a planificação e a realização de experiências – a experimentação A experimentação levará à uma conclusão que provará se a hipótese estava correta ou não DPS PIO I aula 1