Desequilíbrio Hidroeletrolítico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de ciências Sais minerais.
Advertisements

SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Aula 9 – Fisiologia do Sistema Cardiovascular II
Caroline Pouillard Os compartimentos dos líquidos corporais: líquidos extra e intracelulares; líquido intersticial e edema Caroline.
Distúrbios Hidroeletrolíticos
A importância da hidratação na atividade física
Distúrbios do Equilíbrio Ácido-Base
Distúrbios Hidroeletrolíticos
FLUIDOTERAPIA EM GRANDES ANIMAIS
Avaliação do Equilíbrio hidroeletrolítico. Avaliação Importante para o controle de qualquer paciente gravemente doente Importante para o controle de qualquer.
Insuficiência Renal IRA Perda rápida da função renal
Insuficiência Renal Bioquímica Clínica
O QUE É HEROÍNA? É uma droga do grupo dos opióides, também conhecidos como analgésicos narcóticos. Outros opióides como o ópio, a codeína e a morfina são.
Introdução à Fisiologia Humana. Dois ramos da ciência: anatomia e fisiologia Formam a base para a compreensão das partes e das funções do corpo Fisiologia:
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
COMPARTIMENTALIZAÇÃO DOS SERES VIVOS 1. INTRODUÇÃO Conceito de fisiologia humana: estuda os mecanismos e as características funcionais dos diferentes tipos.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo.
Profa. Adriana Nogueira. Uma das consequências do processo de envelhecimento da população é a maior ocorrência de doenças como a osteoporose, um desequilíbrio.
Tecido Nervoso Trabalho de Biologia 4° Bimestre Nicole Maciel 22 Larissa Souza 16 Igor Uostin 10 Tainá Silva 24.
INTERAÇÕES DE CONTEÚDOS CONTROLES METABÓLICOS E DIETAS.
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA
Colégio Maria Imaculada
O que é choque? Francês choc: parada e scoc: sacudida.
Programa de Formação por Competências Equideocultura
Medidas individuais de bem-estar
Choque (Hipovolémia) Lucilia Coimbra.
Consumo energético e gasto calórico
Adaptações ao ambiente físico: Água e nutrientes
Eletrocardiografia Clínica
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
SAIS MINERAIS.
BULIMIA.
Fisiologia do Relaxamento
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO. GLÂNDULA: é um órgão cuja função é produzir e secretar algumas substâncias com um função pré-determinada.
A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS
RE-HIDRATAÇÃO PARENTERAL
Trabalho De Eixos Temáticos
Prof. MSc. Adriano Moraes da Silva
O QUE É HEROÍNA? A heroína é uma droga do grupo dos opióides, também conhecidos como analgésicos narcóticos. Outros opióides como o ópio, a codeína.
OBESIDADE INFANTIL Nutri. Ana Cristina de Sousa CRN
Hipovolemia: Perda do volume do LEC excede a ingestão de líquidos. H2O e Eletrólitos: perdidos na mesma proporção líquidos orgânicos normais; Eletrólitos.
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
Alunas: Fernanda de Paula Professor: Milton de Paula Rego Junior
Balanço hídrico. A quantidade de água do corpo humano é de 50 á 70% do peso corporal. A manutenção do percentual de água e dos metabólitos minerais associados.
4 Sinais que seu corpo envia para indicar que algo não está bem.
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
Alunos: Bruna, Emily Bianca Ribas e Guilherme Scherer Professora: Vanessa Backes Nascimento Diel.
DISTÚRBIOS HEMODINÂMICOS, TROMBOSE E CHOQUE Principais alterações que comprometem a homeostase hídrica normal: hemodinâmica/manutenção do fluxo sanguíneo.
Os tecidos.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS RINS NO ORGANISMO
HIDRATAÇÃO VENOSA Manoel Menezes da Silva Neto
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
NUTRIÇÃO HUMANA.  ciência que estuda os processos relacionados à obtenção de nutrientes NUTRIÇÃO.
CETOACIDOSE DIABÉTICA
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Interações de conteúdos
A Fototerapia é um fator de risco para Íleo em neonatos de alto risco?
AVICULTURA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Prof. Marcos Antonio Anciuti.
Acidemia Orgânica Metilmalônica
Sal Marinho versus Sal Comum
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.
Hipocalcemia/Eclampsia
ÁGUA NA NUTRIÇÃO ANIMAL Profa Dra Andressa Nathalie Nunes.
Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade.
INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA Seres vivos x Matéria Bruta Metabolismo Material Genético Reprodução Crescimento Evolução Composição.
EDUCAÇÃO FÍSICA Aluno: Francisco Moreira Professor: Augusto Costa.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Qual é a função do sistema urinário e da pele?
Transcrição da apresentação:

Desequilíbrio Hidroeletrolítico Prof. Enf. Valdey Fernandes

ÁGUA A água corresponde em média a 60% do peso corporal no homem adulto normal com idade entre 18 e 40 anos e varia de acordo com sexo, idade e biótipo; proporcionalmente sua quantidade é maior na criança, sobretudo até 12 meses de idade, e menor no idoso. A mulher adulta normal tem em média 50% de água, 30% de gordura e 20% de outros tecidos. Em princípio, a água corporal varia em relação inversa à quantidade de gordura (Ceneviva R, et al 2008).

O equilíbrio hidroeletrolítico é um processo dinâmico, indispensável para a vida. Os distúrbios hidroeletrolítico ocorrem nas pessoas saudáveis e acometidas por processo patológicos.

DÉFICIT DE VOLUME DE LÍQUIDOS Ocorre quando a perda de volume de liquido extracelular excede a ingestão de liquido. Ocorre perda de água e de eletrólitos. Pode ocorrer isoladamente ou associadas a outros desequilíbrios. Ocorre com maior rapidez, quando associado a diminuição de ingesta de líquidos. Perdas de líquidos decorrentes de vômitos, diarreia, diurese dentre outras. As alterações decorrentes do Déficit do Volume de Líquidos provocam mudanças no funcionamento de todos os sistemas orgânicos.

Manifestações clínicas Perda de peso. Tugor da pele. Oligúria.. Urina concentrada Frequência cardíaca rápida é fraca Pvc diminuída Pele fria e pegajosa.

Excesso de volume de líquido Retenção anormal de água e sódio. Aumento no conteúdo corporal total do sódio. Aumento da água corporal total. Pode esta relacionada a simples sobrecarga de liquido ou a função diminuída dos mecanismos homeostáticos. Fatores envolvidos; insuficiência cardíaca, a insuficiência renal e cirrose hepática ou a ingesta excessiva de sódio.

Manifestações clínicas Edemas Taquicardia Polaciúria Dispnéia Pulso e PVC aumentada.

Ex. vômitos, diarreia, sudorese, dentre outros. Sódio (NA+) A principal função do sódio é regular a quantidade de líquido extracelular, bem como o volume de plasma sanguíneo. O sódio também auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular. HIPONATREMIA Diminuição do sódio. Ex. vômitos, diarreia, sudorese, dentre outros. HIPERNATREMIA Aumento do sódio. Ex. alimentação enterais hipertônicas sem suplementos de água. Valores de normais 135-145 meg/L

Potássio (K+) Potássio é um mineral de extrema importância para o bom funcionamento do organismo humano. O potássio é crucial para a função cardíaca e desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético, o que beneficia uma digestão normal e função musculares. HIPORCALEMIA Diminuição do potássio. ex: Vômitos, aspiração gástrica. HIPERCALEMIA Aumento do potássio. ex: Excreção renal do potássio diminuído dentre outros. Valores normais 3,5 – 5,5 meg/L

Ex: Insuficiência renal CÁLCIO (CA+) O atua na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa de funções neuromusculares. O cálcio é um nutriente importante para o funcionamento do corpo. HIPOCALCEMIA Diminuição do Cálcio Ex: Insuficiência renal HIPERCALCEMIA Aumento do cálcio. Ex: Hipertiroidimos. Valores de normais 8,5 – 10,5 meg/L