LICENCIATURA EM LETRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
Advertisements

AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ACADÊMICAS: Anna Carolina Silva Franklin Azevedo Adriano Campos Tavares Cláudia Maria Fernandes Correa Conceição.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
Educação Híbrida na Escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
E.E. Zumbi dos Palmares Local Jaraguari – MS Projeto Semana ciências e tecnologias. QUARTO SEMESTRE DE 2016.
Reescrita de fábula e produção de autoria
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Programação Formação Continuada 2016
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
1º semestre Plano de Formação
“O TRABALHO COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM”
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
Universidade Federal do Espírito Santo
OBJETIVO GERAL, ESPECÍFICO E JUSTIFICATIVA
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
PROFESSOR ORIENTADOR: xxxxx
Desenvolvimento ou corpo do artigo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO.
Desenvolvimento ou corpo do pôster
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
Cultura Nacional e Gestão de Projetos em Portugal
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Escola Americana de Brasília
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
APRECIANDO A POESIA FEIRENSE RESULTADOS/CONCLUSÕES
Currículos e Programas
Questionário aplicado para as meninas
Déficit de professores de Matemática em redes públicas.
II SEMINÁRIO INTEGRADO DO PROEJA EM PERNAMBUCO TÍTULO DO TRABALHO
O AUTISMO E SUA RELAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
APRENDIZAGEM ATIVA: ALUNO COMO PRODUTOR DE CONTEÚDO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
TÍTULO DA MONORAFIA NOME DO ALUNO ORIENTADOR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA.
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
Núcleo: Letras Português, Espanhol
VIII Fórum Institucional de Ensino
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

LICENCIATURA EM LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA Professora/ Orientadora: Eunice Pereira Braga Cristiane Trindade dos Santos Matricula:13697001030

TEMA LENDAS COLARENSES E O ENSINO DA LEITURA: um gênero narrativo da cultura popular na sala de aula do 6º ano da Escola Estadual Dr. José Malcher no Município de Colares- PA.

QUESTÃO PROBLEMA Como as lendas de Colares podem contribuir para o ensino da leitura e da cultura popular em sala de aula?

JUSTIFICATIVA O tema se justifica quando percebemos que os livros didáticos não retratam a realidade do norte do Brasil, ou seja, a realidade dos nossos alunos. Quando se trabalha temas conhecidos ou da realidade dos alunos, esse tema são motivadores da leitura. São alunos que estão entrando na Escola que oferece somente o ensino fundamental maior.

OBJETIVOS: GERAL: Investigar se o gênero lendas é trabalhado nas aulas de língua portuguesa para o ensino da leitura no 6º ano.

OBJETIVOS: ESPECÍFICOS: Verificar os gêneros que o LD apresentava e se entre eles o gênero lenda estava presente; Verificar se alunos estudavam o gênero lenda em especial as lendas do Município. Averiguar como os professores atuavam sobre os conteúdos apresentados no livro didático;

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA O presente trabalho teve como embasamento teórico autores que nos remetem a leitura e gêneros textuais. Podendo destacar: Silva (2009), Solé (1998) Liberato e Fulgêncio (2007), Koch e Elias (2015), PCNs (1998), Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004).

METODOLOGIA Qualitativa e Quantitativa, de cunho bibliográfico e campo. Objeto de estudo: a utilização das lendas colarenses na aulas de língua portuguesa como elemento motivador da leitura. Lócus da pesquisa: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Malcher, Município de Colares/PA Sujeitos da Pesquisa: Professoras e alunos dos 6º anos.

METODOLOGIA Análise do Livro Didático “Tecendo Linguagens”; Aplicação de questionários para alunos e professores dos 6º anos; Apresentação de uma atividade com o gênero Lenda.

ANÁLISE DO LD Encontramos: Vários fragmentos de gêneros textuais com o objetivo de trabalhar a prática de leitura; O livro é bastante rico ao trabalhar com as classes gramaticais. Na unidade intitulada “aprendendo com a sabedoria popular” Encontramos a presença de alguns causos; Em relação ao gênero lenda o livro apresenta lacuna.

ANÁLISE QUESTIONÁRIO ALUNO

ANÁLISE QUESTIONÁRIO PROFESSOR 4 - Quais gêneros narrativos você considera mais adequados/produtivos para o ensino de leitura? Por quê? 6 - Você consideraria válido/produtivo utilizar as lendas de Colares para o ensino da leitura? Por quê?

APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE o objetivo de apresentar as lendas do município de Colares, como forma de demonstrar um pouco mais da cultura local, dos mistérios, assombrações, das linguagem do seus antepassados, assim como a interpretação da leitura deste gênero para a formação do leitor, Lendas locais em sala de aula um incentivo à leitura.

RESULTADO O livro didático não apresenta uma proposta satisfatória de trabalho ao se falar do gênero lenda; Os alunos tem um conhecimento vasto sobre as lendas, que foi adquirido no ambiente familiar e sintetizado na escola; As professoras mesmo com as dificuldades encontrada no livro didático conseguem trabalhar o gênero lenda com os alunos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os objetivos foram alcançados; A questão de pesquisa foi respondida de forma positiva; O trabalho tem relevância de modo pessoal e profissional e acadêmico já que poderá servir de fonte de pesquisa para outras pessoas.

MUITO OBRIGADA!!