Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi

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Transcrição da apresentação:

Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi NÚMEROS RACIONAIS Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi

O que são? O conjunto dos números racionais é formado por todos os quocientes de números inteiros a e b, em que b é não nulo. O uso da letra "Q" é derivado da palavra latina quotiē(n)s, cujo significado é quantas vezes . N = conjunto dos números naturais Z = conjunto dos números inteiros Q = conjunto dos números racionais

Você já ouviu dizer que toda fração é uma divisão Você já ouviu dizer que toda fração é uma divisão? Pois então, se temos uma fração do tipo ½ , nós podemos representá-la como 0,5, já que, ao dividirmos o numerador 1 pelo denominador 2, obtemos o quociente 0,5. Portanto, podemos afirmar que os decimais e as frações são alternativas para representar um mesmo número racional. Exemplos de números inteiros expressos como decimais: 3 = 0,75 12 = 2,4 – 16 = – 8 4 5 2

Exemplos de números racionais                                                                                                                       Exemplos de números racionais Números Inteiros                                                       Números Decimais Exatos                                                                                       Números Decimais com infinitas ordens decimais (dízimas periódicas)

Números irracionais Podemos falar que os números irracionais são aqueles que, em sua forma decimal, são números decimais infinitos e não periódicos. Em outras palavras, são aqueles números que possuem infinitas casas decimais e em nenhuma delas obteremos um período de repetição. O conjunto dos números irracionais é representado pela letra I (i maiúscula).

Números irracionais obtidos pela raiz quadrada de um número: √2 = 1,4142135623730950488016887242097... √3 = 1,7320508075688772935274463415059... Constantes irracionais ou números transcendentais: π = 3,1415926535897932384... (Número pi, constante de Arquimedes) φ = 1,61803398874989... (número áureo ou número de ouro) e = 2,7182818... (Constante de Euler) Esses são os números irracionais, cujo valor da última casa decimal nunca saberemos.

No 4º e 5º ano As representações dos números racionais são trabalhadas a partir do 4º ano do ensino fundamental. Representação decimal: números decimais (números com vírgula) Representação fracionária: frações

Números Decimais

Decimais na calculadora (atividades da ficha)

Transformações nas ordens decimais no ábaco

Decimais na calculadora UNIDADE ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 x 10 x 10 x 10 x 10 800 80 8 0,8 0,08 Fazer o mesmo com o número 23 (calculadora e registro escrito).

Decimais nas medidas de comprimento (usar a fita métrica) MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS DO METRO (m) unidade milhar centena dezena unidade décimo centésimo milésimo quilômetro km hectômetro hm decâmetro dam metro m decímetro dm centímetro cm milímetro mm

Como se lê? 0, 03 m? 8, 07 km? 4,5 cm? unidade milhar centena dezena décimo centésimo milésimo quilômetro km hectômetro hm decâmetro dam metro m decímetro dm centímetro cm milímetro mm 0, 3 8, 7 4, 5

Decimais nas medidas de massa MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS DO GRAMA (g) unidade milhar centena dezena unidade décimo centésimo milésimo quilograma kg hectograma hg decagrama dag grama g decigrama dg centigrama cg miligrama mg

Como se lê? 4,3 g? 8,7 kg? 5,25 kg? unidade milhar centena dezena décimo centésimo milésimo quilograma kg hectograma hg decagrama dag grama g decigrama dg centigrama cg miligrama mg 4, 3 8, 7 5, 2 5

Leitura de decimais

Leitura e comparação de decimais Leitura de decimais 0,03 = 3 centésimos 0,03 kg = 0,03 m = 0,03 L = Comparação de decimais 1,40 = 1,4 1,4 > 1,315 2,3 > 2,0153 > 2 > 1,3 > 1,278 > 0,9

Números Fracionários Vídeo: frações (FTD)

Frações… uma das ideias: o todo dividido em partes

Como ensinar frações? (Começar perguntando: O que fazer com o resto?) Tenho 17 chocolates para distribuir entre 4 crianças. Quantos chocolates cada criança receberá? Sobrarão chocolates? Quantos? O que fazer com o que sobrou?

Todo contínuo CADA PEDAÇO = 1/8 DA PIZZA CADA PEDAÇO = 1/6 DA PIZZA Realização de cortes num todo, visualmente unitário, de forma que as partes obtidas após o corte possuam a mesma medida (comprimento, área ou volume).

Todo discreto Represente na forma de fração a quantidade dos círculos pretos: OOOOOO OOOOOO OOOOOO Em uma sala de aula de 32 alunos, 1/3 dos aluno não foram ao estudo do meio. Quantos foram? Divisão de elementos de um conjunto, em subgrupos, com igual quantidade de elementos, sem que haja quebra dos elementos do conjunto.

Frações equivalentes

Atividades sobre frações 1) Represente no material e registre: 3/8 de uma pizza ¾ de uma barra de chocolate 3/6 + 2/4 = Três frações equivalentes 2) Resolva o problema, com o apoio do material: Um aluno fez uma pesquisa de Ciências em quatro dias. No primeiro dia, fez 2/10 do trabalho; no segundo, ½. No terceiro, 1/10. No quarto dia, ele fez o restante do trabalho. Quanto ele fez no último dia?

Frações no tangram 1) Formar Q, TM e P com TP Que parte do inteiro TP representa? Qual é a fração que TP representa?   2) Formar TG com TM e TP Que parte do inteiro o TM e o TP representam? Qual é a fração que TM e TP representam? 3) Formar o quadrado grande com todas as peças do tangram. Sobrepor os TG no quadrado para saber a fração a que ele corresponde da figura inteira. Qual é a fração que o TG representa no quadrado grande? 4) Fazer o mesmo com as demais peças. Qual é a fração que o TM representa no quadrado grande? Qual é a fração que o P representa no quadrado grande? Qual é a fração que o Q representa no quadrado grande? Qual é a fração que o TP representa no quadrado grande?

Frações no tangram

Relação entre frações e decimais Peço ¼ ou 250g de presunto?