Ensino Tradicional/Expositivo

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Transcrição da apresentação:

distinção entre ensino tradicional/expositivo e ensino baseado em projetos e em problemas.

Ensino Tradicional/Expositivo Giz, lousa e saliva = Aula Expositiva.

Vantagens e Desvantagens Custo baixo; Poupa tempo dos professores na preparação; Requer um mínimo de conhecimento prévio para sua utilização;  Possível transmitir, num tempo menor, grandes quantidades de informações É um meio rápido, onde o conteúdo a ser apreendido é apresentado em sua forma final;  Requerer do estudante apenas o entendimento da mensagem, procurando, simultaneamente, desenvolver seu raciocínio crítico. Desvantagens:  A falta de envolvimento dos professores; A redução dos gastos com a educação; A acomodação de alunos e professores; Transmissão de conhecimento

Ensino com Projetos Valorização da participação do aluno e do professor no processo ensino - aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de projetos de trabalho. Estes Projetos contribuem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes.

Os projetos pedagógicos dinâmicos permitem uma aprendizagem por meio da participação ativa dos alunos, vivenciando as situações - problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos. Ao professor compete resgatar as experiências do aluno, auxiliá-lo na identificação de problemas, nas reflexões sobre eles e na concretização dessas reflexões em ações.

Ensino curricular (compartimentado) Ensino com projetos de trabalho Enfoque Transmissão de conteúdos prontos. Resolução de problemas significativos. Conhecimento Acúmulo de fatos e informações isoladas. Compreensão da realidade e possível intervenção nela. Professor Único informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização. intervém no processo de aprendizagem ao criar situações problematizadoras. Aluno Sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor. Sujeito ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas.

As metodologias tradicionais têm sido pouco eficientes para ajudar o aluno a aprender a pensar, refletir e criar com autonomia soluções para os problemas que enfrenta. Os alunos acumulam saberes, mas não conseguem aplicar seus conhecimentos em situações reais do dia-a-dia. Encontra-se, no trabalho com projetos, uma proposta de educação voltada para a formação de competências, que pretende que a aprendizagem não se torne passiva, verbal e teórica, mas que tenha a participação ativa dos alunos.

Referências: OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica, dissertação de mestrado – Capítulo 2, CEFET-MG, Belo Horizonte-MG, 2006. A Metodologia de Projetos como recurso de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Disponível em: http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B28A0E37E-294A-4107-906C-914B445E1A40%7D_pedagogia-metodologia.pdf LEAO, D. M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. FACED . UFC, 1999 http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf