Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO ESPECIAL (multideficiência)
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Registro de Estudo de Caso.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
“Uma sociedade aberta e acessível a todos”
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
As TIC e o currículo do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
ESTUDO ACOMPANHADO.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Intervenção psicológica
Rotina na Alfabetização:
Agrupamento de Escolas D. Maria II Departamento de E E e SPO
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Medidas educativas para alunos com NEE
Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal.
Análise de uma ferramenta ou recurso
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Projeto Brincar para Vencer
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Paralisia Cerebral.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Perguntas de Modelação
Ensino Especializado em TGDs
Inclusão que bicho é esse?
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
PEI – Programa Educacional Individualizado
P rograma de A poio à C omunidade E ducativa Projecto financiado pelo Objectivo Criar um espaço multifacetado que dê resposta efectiva à diversidade de.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM) Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM) EB1/JI do Lidador

Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM) A UEAM do Lidador constitui uma resposta educativa especializada para alunos com Multideficiência. ”A questão da sua educação no sistema de ensino regular insere-se no contexto das discussões relativas à inclusão de indivíduos, (…) uma vez que estes têm os mesmos direitos que os outros, devendo a sociedade encontrar formas de os poder educar, de acordo com as suas necessidades..” Núcleo de orientação educativa e educação especial do ministério de educação. (2003/2004).

- Integrar parcialmente estes alunos nas turmas de referência. Objectivos da UEAM - Aplicar metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares visando o desenvolvimento e a integração social e escolar. - Integrar parcialmente estes alunos nas turmas de referência.

Objectivos da UEAM (continuação) - Assegurar a criação de ambientes securizantes e significativos; - Proceder às adequações curriculares necessárias;

Objectivos da UEAM (continuação) - Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem;

Objectivos da UEAM (continuação) - Assegurar apoios específicos ao nível de Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Fisioterapia;

Objectivos da UEAM (continuação) - Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar;

Exemplos de diferenciação pedagógica

Apoio Terapêutico Terapia da Fala Objectivos:   - Criar/desenvolver um sistema de comunicação alternativa ou aumentativa para o aluno com multideficiência; - Ajudar o aluno a comunicar e a interagir; - Facilitar o acesso à linguagem receptiva e expressiva; - Usar diversos meios de comunicação funcionalmente em contexto social alargado.

Apoio Terapêutico Fisioterapia Objectivos: - Orientar os professores/educadores e auxiliares em relação às correctas transferências e posicionamentos, de forma a prevenir lesões quer à criança, quer aos adultos que o transferem; - Fomentar a coordenação motora, o controlo postural e o equilíbrio, de modo a conseguirem executar tarefas de forma mais eficiente; - Promover a sensação de movimento normal, inibindo actividade muscular atípica, facilitando o desenvolvimento de padrões mais normais de função; - Estabelecer ou restabelecer as amplitudes articulares e a força muscular de forma a facilitar a execução de algumas tarefas.

Apoio Terapêutico Terapia Ocupacional Objectivos: - Optimizar o desempenho ocupacional do aluno com necessidades educativas especiais, procurando promover a sua autonomia; - Sugerir formas de desenvolvimento e adaptação de uma actividade normal de sala de aula com vista à participação do aluno; - Sugerir equipamentos e materiais específicos que possam de alguma forma facilitar o desenvolvimento e a aprendizagem; - Melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, de modo a conseguir executar tarefas de forma mais eficiente; - Estabelecer ou restabelecer a mobilidade necessária para as actividades.

População Neste ano lectivo (2010/11) frequentam a UEAM 9 alunos. Constituem um grupo muito heterogéneo com problemáticas variadas: - Atraso de Desenvolvimento Global, Espectro Autista; - Síndrome de West; - Síndrome Dismórfico; - Síndrome “X” Frágil ; - Paralisia Cerebral; - Cegueira; - Síndrome de Sottos; - Cardiopatia Congénita com Hidrocefalia; - Encefalopatia Epiléptica Refractária;

Horário de funcionamento A UEAM funciona das 9h às 15h30, de Segunda a Sexta– feira. O horário inclui aulas de música e educação física.

Recursos Humanos - O funcionamento da Unidade é assegurado por duas Docentes de Educação Especial em turnos alternados de modo a completar a totalidade do horário. - Conjuntamente trabalham também três Assistentes Pessoais.

Uso das Tecnologias de Informação e comunicação na UEAM Endereços electrónicos lúdico-pedagógicos do interesse dos alunos: Actividades didácticas: http://nonio.eses.pt/eusei/ http://lnx.rebujito.net/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=92&Itemid=46 http://www.smartkids.com.br/ Livros digitais: http://e-livros.clube-de-leituras.pt/index.php