Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2 N / 2013 2 Introdução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Sistema de Informação Gerencial
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
LEARNING ORGANIZATION
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
POR QUE PLANEJAR!.
Resiliência O desenvolvimento da equipe é de responsabilidade do líder e também de cada pessoa que a compõe.  A ampliação da competência pessoal é importante.
MAPA MENTAL.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Desenvolvimento organizacional
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Informática na Educação
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Planejamento de Campanha – A2
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
A Importância da Educação Continuada
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Trabalhando com Grupos
MERCADO DE TRABALHO.
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Competências e Habilidades
Formação Profissional IV
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
José Predebon (2008) Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2.
Marketing de Negócios – 8º Período – Aula 01
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR ENDOMARKETING MKT 3 N / Parte 1: FATORES IMPLICADOS.
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Empreendedorismo.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
PUBLICIDADE.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR ENDOMARKETING MKT 3 N / Tópicos para pensar a.
Docência do Ensino Superior
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
Cursos em eLearning Características de um Curso 4 Organização da informação em cada página - por.
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Professor Douglas Pereira da Silva
Sistema de Informações Gerenciais
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Capacitação Profissional e inserção da pessoa com deficiência no mercado de Trabalho: desafios e possibilidades Cristina Seibert Agente de Treinamento.
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2 N / Introdução Tópicos para pensar a noção de criatividade nos negócios Prof. Irapuã Pacheco Martins Este material está embasado no texto “Motivos e objetivos para treinar a criatividade pessoal, capítulo 1 do livro Criatividade hoje : como se pratica, aprende e ensina / José Predebon. Esse livro está disponível na biblioteca da Faculdade e o texto é material de estudo para a primeira avaliação.

Mundo mutante, base crescente do uso da criatividade. MUDANÇA DIFERENÇA?

Ato repetitivo, seguro e confortável ROTINA SITUAÇÃO NORMAL?

Rotina não rima com conquista! Diante dessa realidade temos um problema que tem a ver com a criatividade: o que fazer para se sentir menos desconfortável com as mudanças do mundo??

PROBLEMA? Eis a questão!

CONSCIÊNCIA. Pode estar aí a solução!

Os adaptados às mudanças e os agentes de mudança. O tempo em questão – que tempo? Necessidade de consciência.

Planos de vida definem quem deve se preocupar com a criatividade. Plano racional de vida e de carreira. Balanço sobre propósitos de vida e sua sintonia com a criatividade.

Adaptar-se ao novo. Problema?? Tudo em nossa volta é movimento e renovação. Nada se repete de fato. Conservação ao extremo leva à imobilização... à estagnação

Características associadas aos processos de mudança... Curiosidade, desapego, entusiasmo e ousadia. Tendências que devem ser privilegiadas.

Como e porque tornar-se agente de mudanças? Os processos sociais são dinâmicos. Pensemos na metáfora: Se considerarmos a dinâmica social como um trem, com as pessoas de vanguarda viajando no primeiro vagão e as estagnadas no último, poderemos armar um interessante raciocínio. O trem viaja renovando os vagões. O último é sempre deixado nas estações dos desajustados e, a cada novo território, um vagão de novidades é incorporado, para as pessoas de vanguarda.

A condição de agente de mudança está associada à pessoas que, além de criativas, comparadas com a média geral, são: menos apegadas ao que possuem, mais sensíveis, mais determinadas, mais idealistas.

Mundo profissional e competências do terceiro milênio Tecnologia mudando ambientes, o pano de fundo. E a experiência nesse contexto?

Para pensar: “Revelou um astronauta americano, Edgar Mitchell, o sexto homem a pisar na Lua, que 10% do treinamento para a sua missão focalizava ações técnicas, e 90% cuidava do desenvolvimento de sua capacidade intuitiva para enfrentar desafios.”

A capacidade de improvisar é a grande competência do terceiro milênio. “O mundo está mudando de dono. Está deixando de pertencer aos que conhecem os fatos e caindo sob o domínio dos que sabem lidar com fatos desconhecidos”.

Exercício prático: Elaboração de RESUMO ESQUEMÁTICO. 1. Caracterize o contexto de mundo e de mercado que justifica desenvolvimento do pensamento criativo. 2.Eleja aspectos / ideias que contribuam para a compreensão e construção da “noção de criatividade” no âmbito dos negócios. Discorra brevemente. 3.Procure relacionar alguns dos aspectos / ideias com situações ligadas ao seu momento de vida pessoal ou profissional num exercício de conscientização sobre a sua condição de “ser criativo”.