Introdução à Sociologia

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Transcrição da apresentação:

Introdução à Sociologia FD-USP Introdução à Sociologia Alexandre Abdal Aula 07 2016

Estrutura da aula: Retomada e fechamento da aula passada: salário, preço e lucro Aproximação aos Manuscritos econômico-filosóficos Leitura dirigida: trabalho estranhado e propriedade privada

Referências: Obrigatórias MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010. Trabalho estranhado e propriedade privada, pág. 79-90.

Salário, preço e lucro. Passo 1: conceitos fundamentais. Assim, definir: Valor (de troca) Preço Salário Lucro (+ renda e juro) Mais-valia Taxa de lucro

Passo 2: questão fundamental e questões acessórias: Como pode o lucro ser obtido mediante a venda da mercadoria pelo o seu real valor (situação em que valor = preço)? Como o valor das mercadorias são determinados? Como o valor da força de trabalho é determinado?

Passo 3: consolidação Em duplas ou trios, produzir uma representação gráfica: Em uma jornada de trabalho de, digamos, 12 horas, a uma dada produtividade dos fatores, subdividir a jornada por (i) quantidade de trabalho socialmente necessária para reprodução do trabalhador; e (ii) excedente / sobra. Identificar (i) o que é trabalho pago e trabalho não-pago; (ii) o que compõe o salário e o que compõe o lucro; e (iii) e o que é a mais-valia. Estimar o impacto de um ganho de produtividade sobre a proporção entre trabalho pago e trabalho não-pago.

Os Manuscritos econômico-filosóficos. Também conhecidos como Escritos de Paris, foram redigidos em 1844. Marx ainda não era próximo de Engels e tinha apenas 26 anos. Contudo, ficaram perdidos e só foram publicados em 1932, na URSS. Representam ponto bastante importante na obra de Marx: intersecção entre filosofia e economia política. Consolidação de ruptura com idealismo hegeliano + crítica ética, filosófica e política ao capitalismo. Centralidade às noções de alienação-estranhamento, a partir de agora entendidas como processo econômico e resultado de construção social que expurga do homem o produto de seu trabalho e fazendo que que ele o perceba como algo estranho.

Quais ideias chamaram a atenção? Ou o que Marx quis dizer com trabalho estranhado e/ou exteriorizado?

Quais ideias chamaram a atenção? O que Marx quis dizer com: “O trabalhador se torna tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadorias cria. Com a valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens. O trabalho não produz somente mercadorias; ele produz a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria (...). O trabalho produz, o seu produto, se lhe defronta como um ser estranho, como um poder independente do produtor.(...)”. (p. 80). “(...). Mas o estranhamento não se mostra somente no resultado, mas também, e principalmente, no ato da produção, dentro da própria atividade produtiva. (...) O produto é, sim, somente o resumo da atividade, da produção. Se, portanto, o produto do trabalho é a exteriorização, então a produção mesma tem de ser a exteriorização ativa (...). O trabalho é externo ao trabalhador, isto é, não pertence ao seu ser, que ele não se afirma, portanto, em seu trabalho, mas nega-se nele, que não se sente bem, mas infeliz (...). O trabalhador só se sente, por conseguinte e em primeiro lugar, junto a si [quando] fora do trabalho (...). Esta em casa quando não trabalha e, quando trabalha, não está em casa. O seu trabalho não é portanto voluntário, mas forçado, trabalho obrigatório. O trabalho não é, por isso, a satisfação de uma carência, mas somente um meio para satisfazer necessidades fora dele. (...). O trabalho externo, o trabalho no qual o homem se exterioriza, é um trabalho de autossacrifício, de mortificação. (p. 82-83).

Além disso, qual é a característica propriamente humana para Marx Além disso, qual é a característica propriamente humana para Marx? Ou seja, o que torna o homem humano vis-à-vis o animal? Por conseguinte, como diria Marx, o que desumaniza o homem na relação social de produção mediada pela propriedade privada?

Além disso, qual é a característica propriamente humana para Marx Além disso, qual é a característica propriamente humana para Marx? Ou seja, o que torna o homem humano vis-à-vis o animal? Por conseguinte, como diria Marx, o que desumaniza o homem na relação social de produção mediada pela propriedade privada? O que Marx quis dizer com: “Chega-se, por conseguinte, ao resultado de que o homem (o trabalhador) só se sente como [ser] livre e ativo em suas funções animais, comer, beber e procriar, quando muito ainda habitação, adornos etc., e em suas funções humanas só [se sente] como animal. O animal se torna humano, e o humano, animal. (...). Comer, beber, procriar etc. são também, é verdade, funções genuinamente humanas. Porém na abstração que as separa da esfera restante das atividades humanas, e faz delas finalidades últimas e exclusivas, são [funções] animais.” (p. 83).

“(...) Continuemos agora a observar (...) o conceito de trabalho estranhado, exteriorizado. Se o produto do trabalho me é estranho, [se ele] defronta-se comigo como poder estranho, a quem pertence então? Se a minha própria atividade não me pertence, é uma atividade estranha, forçada, a quem pertence então? A outro ser que não eu. Quem é este?” (p. 86).

Como o trabalho estranhado aparece a esse outro?

Como o trabalho estranhado aparece a esse outro? O que Marx quis dizer com: “O ser estranho ao qual pertence o trabalho e o produto do trabalho, para o qual o trabalho está a serviço e para a fruição do qual [está] o produto do trabalho só pode ser o homem mesmo. Se o produto do trabalho não pertence ao trabalhador (...) então isso só é possível pelo fato de [o produto do trabalho] pertencer a um outro homem fora o trabalhador. Se a sua atividade lhe é martírio, então ela tem de ser fruição para um outro e alegria de viver para um outro.” (p. 86).

O que é e o que significa emancipação humana para Marx? Qual é a sua forma política? Por que?

O que é e o que significa emancipação humana para Marx? Qual é a sua forma política? Por que? O que Marx quis dizer com: “Da relação do trabalho estranhado com a propriedade privada depreende-se, além do mais, que a emancipação da sociedade da propriedade privada etc., da servidão, se manifesta na forma política da emancipação dos trabalhadores, não como se dissesse respeito somente à emancipação deles, mas porque na sua emancipação está encerrada a [emancipação] humana universal.” (p. 88).