Gerações da EAD Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Advertisements

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Aprendizagem em grupo funciona (fato, não disputado) → Investigar.
tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso.
EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
Andreia M. Cassab Cristiane Mª P. T Silva Edenice Ribeiro E-proinfo 2013.
Sistemas de Informação para processos produtivos Sistemas colaborativos.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS Alvaro Martins Fernandes Júnior Siderly do Carmo Dahle de Almeida Marivaldo da Silva.
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. TECNOLOGIA NA ESCOLA.
FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD Marcio Marosti Fabrícia Souto Cruz Siderly do Carmo Dahle de Almeida.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Espaço Colaborativo BVS Brasil
Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje
  DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PERCEPÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR WEBCONFERÊNCIA Rita Lisboa Carla Dias Aline Gomes Márcia Rendeiro.
Introdução a Educação a Distância
TECNOLOGIA DIGITAL E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Letícia Mahlmeister João Mattar
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
MATERIAL DIDÁTICO NA EAD E OS REAS
Ferramentas de comunicação
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Educação Híbrida e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) Professor Mestre Paulo Henrique Carvalho da Silva.
Evolução do ensino a distância
Design Instrucional para Disciplina de
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
EAD Educandário Senhor do Bonfim
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
COMUNICAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
CC8. Comunicação e colaboração Tecnologias da Informação e Comunicação Prof.(a) Sofia Morais.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Comunicação e expressão
DANIELA DA HORA SANTOS SÉTIMO PERÍODO DE PEDAGOGIA GOIANIA-GO.
DANIELA DA HORA SANTOS SÉTIMO PERÍODO DE PEDAGOGIA GOIANIA-GO.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Ensino-Aprendizagem - AVEA
Manual do Aluno EaD CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
Projeto Educação Virtual para o Município
Funcionalidades do DM utilizadas pelos docentes
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NA LÍNGUA INGLESA EM EAD
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Gerações da EAD Educação a Distância Educandário Senhor do Bonfim Alunos: Bryan e Yure

1° Geração Ensino por correspondência: A primeira geração do Ensino a Distância (EaD) surgiu com a evolução dos serviços postais e a massificação dos suportes impressos. Caracteriza-se pela troca de material impresso entre o educando e o docente através do correio tradicional. A comunicação (correios) é bidirecional, assíncrona e demorada. Aprendizagem Individual.

2° Geração Ensino Mediatizado: Caracteriza-se pela propagação através da rádio, televisão, cassetes de áudio e/ou de vídeo. A comunicação é principalmente unidirecional. No entanto mantém-se a troca de documentos escritos enquanto que a utilização do telefone introduz uma forma de comunicação bidirecional síncrona. Aprendizagem Individual.

3° Geração Utilização de sistemas de comunicação bidirecionais, síncronos e assíncronos, entre docente e aluno, especialmente baseados em redes de computadores (Multimídia interativa, o correio eletrônico, o fórum a vídeo conferência) possibilitam aos educandos se comunicar com o educador e outros alunos. Os programas de informação permitem ainda ao aluno obter um feedback imediato no processo de aprendizagem. Aprendizagem social enfatizada.

4° Geração A instituição virtual substitui a instituição física no processo de EaD. Surgem as salas de aulas virtuais. Interação entre educando - docentes virtuais e também com outros alunos virtuais. Sistema de comunicação bidirecionais, síncronos e assíncronos, entre tutor e aluno, todos já utilizados na 3ª geração.

Bibliografia www.portaleducacao.com.br