DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Posse Instituições de direito. Direito das coisas FATO DIREITO PROPRIEDADE POSSE DETENÇÃO TENÇA.
Advertisements

PROPRIEDADE Direito Opet – 7º Período Profª. Emilia D. C. Martins de Oliveira.
DIREITO DAS COISAS PROF. JURACY M. SANTANA
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
Obrigações Naturais Introdução. Obrigações Naturais no Direito Brasileiro  Obrigações perfeitas= obrigações civis (exigíveis);  Obrigações imperfeitas=obrigações.
Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 5.
REVISÃO FINAL DIREITO CIVIL Prof. Diogo Durigon. PARTE GERAL  Direitos de personalidade  Alteração art. 3º do CC  Capacidade de direitos X capacidade.
TEORIA DOS DIREITOS SUBJETIVOS. NOÇÕES PRELIMINARES DIREITO FACULDADE DIREITO PRERROGATIVA “DIREITO CONSIDERADO NA VIDA REAL, ENVOLVENDO E PENETRANDO.
Normas: razões para ações de “sujeitos” “Sujeitos”: entes suscetíveis de ter Direitos, oponíveis a terceiros; Deveres, suscetíveis de exibilidade por.
BENS JURÍDICOS. B ENS Pessoas naturais e jurídicas: sujeito de direito. é tudo que existe objetivamente, com exclusão do homem. São coisas que por serem.
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
Propriedade.
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
AULA 07: Notas introdutórias à Propriedade.
Transformações recentes do Direito de Família e das Sucessões
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DOS TRÊS REINOS 2ª Parte DO MUNDO DOS ESPÍRITOS
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 9)
SENTENÇA NO PROCESSO DO TRABALHO
DIREITO DAS COISAS.
PERDA DA POSSE Teremos algumas diferenciações no que se refere a perda da posse, eis que, o Código Civil de 1916, dispunha a forma de perda da posse, de.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – OAB – Dia 23/11/2016
Fórum Compensação de Reserva Legal: Modelos, Soluções e Benefícios
Código Florestal Instrumentos Econômicos e Compliance Ambiental
AULA 12: Perda da propriedade
Propriedade em geral (art a 1
Seguro de Pessoas Disposições Legais.
Espécies quanto à extensão Requisitos compensação legal
POSSE: CONCEITO, ORIGEM CLASSIFICAÇÃO, NATUREZA E OBJETO.
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
Obrigações de dar: COISA INCERTA
PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE
EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE
Os institutos do direito processual coletivo
SERVIÇO SOCIAL PROFESSORA: FRANCILEI
Prof.ª Dr.ª Teodolina B. S. C. Vitório
Prof.ª Dr.ª Teodolina B. S. C. Vitório
Prof. Ms. Teodolina B. S. C. Vitório
FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS – FAL.
AQUISIÇÃO DE PROPRIEDADE IMÓVEL
Modalidades de obrigações Classificação quanto aos elementos
CONTRATOS DE TRABALHO.
Curso de Produção de Mogno Africano
Governador Valadares – MG
Do testamenteiro. Arts a 1.990, CC. Dos legados.
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Direito das Coisas
IMPOSTOS SOBRE O PATRIMÔNIO E A RENDA
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
Do direito de representação. Conceito. Efeitos.
PERSONALIDADE JURÍDICA DO ESTADO
Avaliar desempenho de servidores
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
CONTRATOS EMPRESARIAIS CLÁUSULAS CONTRATUAIS
DA EVICÇÃO CONCEITO: Evicção é a perda ou desapossamento total ou parcial da coisa por força de sentença judicial, que atribui a outrem direito anterior.
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO RECURSOS NO CPC DE 1973 E NO NCPC x DIREITO PREVIDENCIÁRIO Professor: Rodrigo Sodero
Direito Constitucional
MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Direito das Coisas
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
Sucessão testamentária. Introdução. Regras gerais.
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE
Mestrado Profissional em Física Médica
Governador Valadares – MG
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
AULA 4 – CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS
TRABALHO RURAL 06/04/2019 Prof. Rodrigo Trindade.
Unidade 2 Atividade Empresarial
40 dias XXIX EOAB.
Transcrição da apresentação:

DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante “A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos.” Marcel Proust Profa. Juliana Cavalcante

CARACTERÍSTICAS DO DIREITO DE PROPRIEDADE: DIREITO DAS COISAS CARACTERÍSTICAS DO DIREITO DE PROPRIEDADE: ABSOLUTO: oponível contra todos (erga omnes). LIMITADO: o exercício da propriedade é limitado por diversos princípios e dispositivos legais. PLENA: todas as faculdades inerentes ao domínio: uso, gozo, disposição da coisa (sujeito a determinadas limitações impostas no interesse público). EXCLUSIVIDADE: a mesma coisa não pode pertencer com exclusividade, simultaneamente, a duas ou mais pessoas –art 1231, CC. PERPÉTUA: não se extingue pelo não-uso. ADERENTE: a propriedade está unida ao seu titular que tem o direito de buscá-la onde quer que esteja.

FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE: DIREITO DAS COISAS FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE: Art. 5º, XXIII e 170, III, CF; Art. 1228, §§, CC.

RESTRIÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: DIREITO DAS COISAS RESTRIÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: Inúmeras leis impõem restrições ao direito de propriedade: - Código de Mineração, Código Florestal, Lei de Proteção ao Meio ambiente, à função social da propriedade; - Limitações decorrentes do direito de vizinhança; - Cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade;

FUNDAMENTO JURÍDICO DA PROPRIEDADE: DIREITO DAS COISAS FUNDAMENTO JURÍDICO DA PROPRIEDADE: Teoria da ocupação; Teoria da especificação; Teoria da lei; Teoria da natureza humana.

DIREITO DAS COISAS - DA DESCOBERTA: - Conceito: é achado de coisa perdida – art. 1.233, CC. - Crime de apropriação de coisa alheia: art. 169, II, CP. - Direito de recompensa: art. 1.234, CC. - Responsabilidade do descobridor: art. 1.235, CC

DA AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL: DIREITO DAS COISAS DA AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL: Art. 1.227 e 1.245, CC: transferência da propriedade por atos entre vivos. O CC/1916 enumerava, taxativamente os modos de aquisição da propriedade: transcrição nos títulos e documentos, acessão, usucapião, direito hereditário. O CC/2002 não especificou, mas disciplinou capítulo intitulado: “Da aquisição da propriedade imóvel”, englobando: usucapião, registro do título e acessão – arts. 1.238 a 1.259, CC.

DIREITO DAS COISAS MODOS DE ADQUIRIR A PROPRIEDADE: Quanto à procedência da aquisição: Originário: quando não há transmissão de um sujeito para o outro. Derivado: resultante de relação negocial, havendo transmissão do domínio em razão da vontade, como no registro imobiliário.

DIREITO DAS COISAS - USUCAPIÃO: Conceito: modo originário de aquisição da propriedade pela posse prolongada no tempo, acompanhada de certos requisitos legais. - Fundamento: princípio da utilidade social, na conveniência de se dar segurança e estabilidade à propriedade, bem como de se consolidar as aquisições e facilitar a prova do domínio.

DIREITO DAS COISAS - ESPÉCIES DE USUCAPIÃO: Três espécies de usucapião de bens imóveis: Usucapião extraordinária; Usucapião ordinária; Especial ou constitucional: dividindo-se em rural e urbana. Usucapião indígena: estabelecida no estatuto do índio (Lei 6.011/73)

DIREITO DAS COISAS USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA: Art. 1.238, CC. Requisitos: Posse de quinze anos; Ânimo de dono; Forma contínua; Mansa e pacificamente Dispensados os requisitos de justo título e boa-fé. * Posse-trabalho: Prazo pode ser reduzido para dez anos – art. 1.238, § único).

DIREITO DAS COISAS USUCAPIÃO ORDINÁRIA: Art. 1.242, CC. Requisitos: Posse de dez anos; Ânimo de dono; Forma contínua; Mansa e pacificamente Justo título e boa-fé.

DIREITO DAS COISAS USUCAPIÃO ESPECIAL RURAL: Art. 191, CF e 1.239, CC. Requisitos: Posse por cinco anos ininterruptos; Ânimo de dono; Forma contínua; Área contínua, não excedente a 25 hectares – produtiva e morada; Sem justo título e boa-fé. Não sendo proprietário rural nem urbano.

DIREITO DAS COISAS USUCAPIÃO ESPECIAL URBANO: Art. 183, CF e 1.240, CC. Requisitos: Posse de cinco anos; Ânimo de dono; Forma contínua; Área urbana não superior a 250 metros quadrados; Morada e de sua família; Justo título e boa-fé. Não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Professora Juliana Cavalcante julianac@mgol.com.br