LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
11 Brasil + Competitivo PL 6.558/ de novembro de 2013 Audiência Pública – Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC)
Advertisements

Edital de Chamamento Interno de Projetos n. 6/2016.
2 Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. Tem hoje cerca de 70.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
Marco Regulatório para as OSCs Campo Grande, 18 e 19 de julho de 2016.
Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas DIRETRIZES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS.
Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Articulando a competência da indústria catarinense
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
I - firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas; Lei nº /05.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
. ENCONTRO DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO Referências para a elaboração de PLHIS 9 e 10 de Novembro de 2009 Ministério das Cidades.
Para Chiavenato “O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos.
Recomendações para o marco regulatório de Redd no Brasil André Lima Advogado, Coordenador de Políticas Públicas.
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
Tito Livio Pereira Queiroz e Silva
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
Conteúdo Local e Competitividade
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Sistemas de Contratações Públicas de Serviços de Engenharia no Brasil.
Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos
REFORMA TRIBUTÁRIA E SISTEMAS DE TRANSFERÊNCIAS INTERGOVERNAMENTAIS
O Sistema OCB SESCOOP como ferramenta de desenvolvimento do Sistema Unimed no Estado do Rio de Janeiro Encontro Unimed RJ 17 a 20 de agosto de 2017.
REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS no ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Presidência da República
Painel II: Política de Comércio Exterior e Promoção das Exportações Rio de Janeiro, 23 de novembro Tatiana Rosito Secretária-Executiva da Câmara de Comércio.
Mesa redonda 4: 10 anos da Lei 11
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
Edital de Chamamento Interno de Projetos n. 6/2016
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Diretoria de Avaliação Estrutura e Campo de Atuação Fevereiro/2008
MINISTÉRIO PÚBLICO E CONTROLE INTERNO
Plano Nacional de Cultura
Financiamento do Sistema Municipal de Meio Ambiente com recursos da
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
Licenciamento ambiental II
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
O conceito básico da Agenda 21
Profª. MSc. Bruna Feitosa S. de Araújo
ENCONTROS REGIONAIS COM PREFEITOS ELEITOS 2016
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Lei Federal n° de 12 de janeiro de 2009 Art. 1° O exercício.
Retirada dos gastos com saúde da lei de responsabilidade fiscal
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
1. DF ANTES DA REDESIM – BREVE HISTÓRICO – CENÁRIO ATÉ 2014
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
Benefícios das Informações Alinhadas aos Padrões Contábeis Internacionais
O papel da Procuradoria Federal junto à UFSC
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
Planejamento Urbano e Plano Diretor
COMO CONTRIBUIR PARA UM
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
CRITÉRIOS NORTEADORES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO
Análise de Demandas Regionais
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Aspectos do licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Agosto de 2019.
DESAFIOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL ÀS PCHS E CGHS
Transcrição da apresentação:

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DESAFIOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL Shelley de Souza Carneiro Gerente-Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Meio Ambiente e Sustentabilidade Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade A Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi fundada em 1938 para representar e defender os interesses do setor industrial brasileiro. Missão: promover um ambiente favorável aos negócios, aumentando a competitividade do setor industrial e promovendo o desenvolvimento sustentável do Brasil. Atualmente, as ações da CNI para o fortalecimento da competitividade brasileira se concentram em 12 áreas. São elas:

Meio Ambiente e Sustentabilidade Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade Defesa de Interesses Ações de Representação Estudos, Publicações e Posicionamentos Eventos, Capacitações e Premiações Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade Nacional e Regionais (Centro-Norte, Nordeste e Sul-Sudeste) 6 Redes Temáticas Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Biodiversidade, Florestas, Clima, e Produção e Consumo Sustentáveis

Meio Ambiente e Sustentabilidade Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade Base de Representação Mais de 400 representantes Envolvidos CNI GEMAS COEMA Nacional COEMAS Regionais 6 REDES Temáticas Associações Federações Federações Associações Federações Empresas Sindicatos

Pesquisa CNI Sobre Licenciamento Ambiental Resultados PARTICIPANTES: 25 FEDERAÇÕES DE INDÚSTRIA Incompatibilidade entre as normas nacionais, estaduais e municipais Classificação do empreendimento com base no porte e potencial poluidor: parâmetros não são homogêneos Validade das licenças: de 1 a 8 anos Falta de clareza e uniformização na definição do conteúdo dos estudos ambientais: muito genéricos

Pesquisa CNI Sobre Licenciamento Ambiental Resultados Manifestação de órgãos intervenientes não coordenada – atraso nos processos de licenciamento Condicionantes extrapolam o caráter ambiental e são elaboradas sem critérios técnicos Uso de instrumentos de planejamento em escala incompatível com o licenciamento Forte influência do Ministério Público: manifestações anulam a decisão do estado e alteram a classificação do empreendimento Realização de audiências públicas conforme regras estaduais

para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Diretrizes Proposta da Indústria para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Diretrizes As propostas de diretrizes estão divididas em 3 blocos: Estrutura e Gestão Procedimentos Estudos e Instrumentos de Planejamento

para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Diretrizes Proposta da Indústria para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Diretrizes ESTRUTURA E GESTÃO Instituição e fortalecimento dos instrumentos de cooperação previstos na LC 140/11 Fortalecimento dos órgãos ambientais Autonomia do órgão ambiental licenciador como condutor do processo de licenciamento Informatização integrada de todo o processo de licenciamento ambiental ART para laudos ou pareceres emitidos por técnicos de órgãos externos ao Sisnama

para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Proposta da Indústria para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Diretrizes PROCEDIMENTOS Compatibilização de regras e procedimentos dos entes federativos, considerando porte, potencial poluidor e natureza Aprimoramento do licenciamento e definição de modalidades diferenciadas para diversas classificações dos empreendimentos Simplificação do licenciamento de micro e pequenas empresas (autodeclaratório) Simplificação do licenciamento para empreendimentos de baixo impacto Criação de um balcão único para os procedimentos administrativos necessários para a emissão das licenças Adoção de procedimentos mais céleres: Racionalização do processo Criação de incentivos aos empreendimentos que adotem medidas voluntárias Renovação automática da LO

para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Diretrizes Proposta da Indústria para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Diretrizes PROCEDIMENTOS (cont.) 12. Relação direta entre condicionantes e impactos identificados no EIA 13. Regime especial para empreendimentos de infraestrutura de interesse social e utilidade pública Transparência e proporcionalidade na composição da taxa de licenciamento Adequação de normas estaduais e municipais para evitar distorções nos valores exigidos para a compensação ambiental Dedução de outras medidas compensatórias do valor da compensação ambiental Participação do empreendedor, no caso de interesse, na destinação dos recursos da compensação ambiental Autonomia para a atuação preventiva e imediata em caso de acidentes ou em situações de emergência

para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Diretrizes Proposta da Indústria para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Diretrizes INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO Geração de documentos de referência para orientar de forma clara, objetiva e conclusiva a realização do estudo exigido, com a participação do setor Uniformização de conceitos e regras para orientar audiências e consultas públicas Uso efetivo de instrumentos de planejamento que orientem, simplifiquem e agilizem o licenciamento ambiental e reduzam a subjetividade dos critérios que orientam a emissão das licenças

Licenciamento Ambiental Estágio atual das Negociações PL 3729/04 – Lei Geral de Licenciamento: tramita em regime de urgência no Congresso Nacional Apresentado substitutivo na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados pelo deputado Mauro Pereira em 29/8/17 ​​​Novo texto foi fruto de negociações entre o Ministério do Meio Ambiente e Ibama, setor produtivo e parlamentares Texto contempla as principais demandas do setor industrial para aprimorar o sistema de licenciamento Aguarda ser pautado no plenário da Câmara

Licenciamento Ambiental Avanços no texto em negociação O texto em negociação traz importantes avanços ao aprimoramento do licenciamento ambiental: regulamentação por lei - segurança jurídica vinculação das condicionantes do licenciamento estritamente aos impactos ambientais identificados nos estudos regramento da manifestação das autoridades envolvidas previsão de ritos simplificados de licenciamento ambiental termo de referência padronizados para situações similares

SHELLEY DE SOUZA CARNEIRO OBRIGADO! SHELLEY DE SOUZA CARNEIRO Gerente-Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade scarneiro@cni.org.br