OPERAÇÕES COM FRAÇÕES:

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Transcrição da apresentação:

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES:

OBSERVE QUE USAMOS FRAÇÕES EM VÁRIOS CONTEXTOS DO DIA A DIA Ao lermos 36 das 80 páginas de um livro já lemos dele, pois (:4) = Hoje é dia x de um mês de 30 dias, logo, temos Estamos na 3ª aula do dia, se temos 6 aulas hoje, já tivemos a metade ( ) das aulas

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES COM MESMO DENOMINADOR QUAL FRAÇÃO CADA FIGURA REPRESENTA?

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE: O NÚMERO DE CIMA, CHAMADO NUMERADOR INDICA QUANTAS PARTES FORAM DESTACADAS NA FIGURA. O NÚMERO DEBAIXO, CHAMADO DENOMINADOR, INDICA EM QUANTAS PARTES O TODO FOI DIVIDIDO.

COMO AS 3 FIGURAS FORAM REPARTIDAS EM PARTES IGUAIS TEMOS:

SOMANDO AS 3 FIGURAS TEMOS:

NA SUBTRAÇÃO USAMOS O MESMO RECURSO: PERCEBA: SE DA ÚLTIMA FIGURA RETIRARMOS A QUANTIDADE DESCRITA NA PRIMEIRA:

... CONSERVAMOS O DENOMINADOR E OPERA-SE COM OS NUMERADORES PODEMOS ENTÃO, DEFINIR QUE PARA SOMAR OU SUBTRAIR FRAÇÕES COM O MESMO DENOMINADOR... ... CONSERVAMOS O DENOMINADOR E OPERA-SE COM OS NUMERADORES

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM FRAÇÕES DE DENOMINADORES DIFERENTES ACREDITEM! É impossível somar frações com denominadores diferentes PARA TANTO, DEVEMOS TRANSFORMÁ-LAS EM FRAÇÕES EQUIVALENTES DE MESMO DENOMINADOR VERIFIQUE AS FIGURAS: NOTE QUE NÃO FORAM DIVIDIDOS EM PARTES IGUAIS. ELAS REPRESENTAM

PARA EFETUARMOS A ADIÇÃO DESSAS PARTES DEVEMOS DIVIDI-LAS EM PARTES IGUAIS. PERCEBA QUE: ESTABELECEMOS ENTÃO, QUE:

VEJAMOS NA SUBTRAÇÃO: TEMOS

DAÍ:

ENCONTRA-SE O MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM DOS DENOMINADORES. PERCEBEMOS ENTÃO, QUE PARA SOMAR OU SUBTRAIR FRAÇÕES CUJO DENOMINADORES SÃO DIFERENTES SE FAZ NECESSÁRIO TRANSFORMÁ-LAS EM FRAÇÕES EQUIVALENTES DE MESMO DENOMINADOR. AÍ ENTRA A PARTE CHATA DA MATEMÁTICA: ENCONTRA-SE O MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM DOS DENOMINADORES. DIVIDA-O PELO DENOMINADOR DE CADA FRAÇÃO E MULTIPLIQUE O RESULTADO PELO NUMERADOR. ASSIM, ENCONTRA-SE FRAÇÕES EQUIVALENTES ÀS FRAÇÕES DADAS. VEJA:

VEJA NAS FIGURAS:

NA MULTIPLICAÇÃO : TUA MÃE FEZ ALGUNS BISCOITOS COM A FORMA DE UM DOS PERSONAGENS DO DESENHO ANIMADO SHEREK. VEJA AO LADO COMO FICOU A ASSADEIRA DESSES BISCOITOS. VOCE PEGA 4 DELES, OU SEJA 1/3.

PORÉM, AO CHEGAR NA ESCOLA, SEU MELHOR AMIGO PEDE 2 BOLACHAS E VOCÊ TENDO BOM CORAÇÃO, REPARTA-AS DE BOM GOSTO. LOGO, COMESTES 2 DAS 4 QUE TROUXESTES OU SEJA, A METADE DAS 4 QUE TROUXESTES.

DA ASSADEIRA TODA DAS BOLACHAS, VOCÊ SÓ COMEU 2.

COMO PODEMOS VER : AS PREPOSIÇÕES DE, DO, DA, ... OU OS PRONOMES DEMONSTRATIVOS DESTA, DESTE,... NA MATEMÁTICA DEVEM SER SUBSTÍTUIDOS PELA MULTIPLICAÇÃO. LOGO PERCEBEMOS QUE NA MULTIPLICAÇÃO COM FRAÇÕES SE FAZ:

NA DIVISÃO O PROCESSO É PARECIDO, AFINAL VOCÊ DIVIDIU SEUS 4 BISCOITOS PARA UM AMIGO (DIVISÃO POR 2) PARA QUE ESSA OPERAÇÃO RESULTE EM 1/6, PODEMOS: INVERTER A 2ª FRAÇÃO ( O NÚMERO 2) TORNANDO-A ½, E MUDANDO A OPERAÇÃO DE DIVISÃO PARA MULTIPLICAÇÃO, OU:

A divisão também pode ser entendida: Multiplica-se os extremos e encontra-se o numerador Multiplica-se os meios e encontra-se o denominador

UMA FRAÇÃO É CONSIDERADA MISTA QUANDO É REPRESENTADA POR PARTES INTEIRAS E FRACIONÁRIAS PARTE FRACIONÁRIA PARTE INTEIRA

COMO PODEMOS TRANSFORMAR 5 EM UMA FRAÇÃO CUJO DENOMINADOR É 3, FAZEMOS... MULTIPLICA A PARTE INTEIRA PELO DENOMINADOR E SOMA COM O NUMERADOR. CONSERVA O DENOMINADOR Retorna a apresentação de expressões numéricas

jogos

Sites para auxilio no aprendizado: jogos http://matematicaoitava.blogspot.com/2006/04/conjuntos-numricos.html http://antigo.revistaescola.abril.com.br/multimidia Procure na página, jogos http://www.mathema.com.br http:www.cienciamao.if.usp.br/dados/rec/_jogoscomfraçoesiiimaric.arquivo.pdf http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/matematica/numeros-na-reta/PROJETO

Ficha técnica: CONTEÚDO : FRAÇÕES EIXO: NÚMEROS, OPERÃÇÕES E FUNÇÕES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: UTILIZAR NÚMEROS RACIONAIS EM SITUAÇÕES CONTEXTUALIZADAS ENVOLVENDO A RELAÇÃO PARTE-TODO, A IDÉIA DE QUOCIENTE E RAZÃO RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS, COMPREENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES, ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS ENTENDER O PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE EXPRESSÕES NÚMERICAS ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS ELABORADO POR CLECIO GERALDO ZANETTI Clecio_zanetti@yahoo.com