I CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SÓCIOAMBIENTAIS GRUPO DE BOTUCATU ORGANIZAR COMUNIDADES ESCOLARES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Equivalente à média dos países da OCDE
Processos participativos
Programa Algar Educa “Educação Integral”
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Avaliação Institucional
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Educação Permanente em Saúde :
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Educação Ambiental - GPEEA
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Contexto de atuação do CME
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Avaliação de Desempenho aplicada a departamentos que compõe a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão CAXIAS-MA 2013.
PLANO DE USO E OCUPAÇÃO Luís Roberto Takiyama, Uédio Robds Leite da Silva / Revista de Gestão Costeira Integrada 9(2):33-45 (2009) 1º. Diagnóstico participativo.
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Centro de Ensino Superior do Amapá
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
Consórcio Energético do Rio Uruguai
CAT.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Política de álcool e drogas na FMUSP 25/09/2015. Repercussão.
Equipe: Ana Carla Pires Everton Luiz Petean Igor Alexandre de Brito Professor Orientador: Alexandre Violin Garcia. APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Faculdade Piaget - Brasil
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

I CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SÓCIOAMBIENTAIS GRUPO DE BOTUCATU ORGANIZAR COMUNIDADES ESCOLARES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS Educação Ambiental extremamente complexa Múltiplas abordagens da questão ambiental Ecopedagogia, Educação Ambiental crítica, emancipatória ou transformadora; alfabetização ecológica; educação no processo de gestão ambiental, etc. Alternativas consistentes em diferentes espaços de atuação : Com movimentos sociais, em escolas, em empresas e junto a órgãos governamentais Possibilidade de enfrentamento de qualquer tratamento reducionista do ambiente. (Loureiro, Carlos Frederico B p.8). GRUPO DE BOTUCATU

INTRODUÇÃO Proposta de fomentar uma Educação Ambiental crítica e emancipatória. Diagnosticar os possíveis problemas sócioambientais e criar e/ou reativar grupos sociais que sejam eixos multiplicadores na organização de futuras comunidades transformadoras de suas realidades sócioambientais. PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DE BOTUCATU Vila São Lúcio

METODOLOGIA Mobilização de funcionários e responsáveis de alunos de duas escolas municipais de Botucatu (EMEI São Lúcio e EMEF Prof José Antônio Sartori) Criação de um questionário sócioambiental, para identificação dos eventuais problemas Elaboração de um almanaque educativo Divulgação do almanaque educativo para as instituições escolares e comunidade em geral Ciclo de palestras e Oficinas com temas abordados pela comunidade escolar e projetos ambientais desenvolvidos nas instituições e na comunidade do entorno. FORMAÇÃO DE GRUPO DE RESPONSÁVEIS NAS ESCOLAS Mobilização da Comunidade e Apresentação do Projeto Dinâmica com o Grupo de Mães

AÇÕES DE DESDOBRAMENTO Ação Global em BotucatuOficina de sabão nas escolas RESULTADOS ESPERADOS Participação e envolvimento nas palestras Agregar novos parceiros para divulgação das melhorias necessárias nos setores Maior envolvimento das comunidades nos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas.

RESULTADOS OBTIDOS Formação de um grupo em cada comunidade Tabulação dos dados referentes à melhoria na qualidade de vida nas respectivas comunidades escolares Elaboração e distribuição da primeira edição do almanaque, respeitando as particularidades e projetos desenvolvidos em cada instituição.

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ALMANAQUE EDUCATIVO

Quando começar ?