3.3) A ALAVANCAGEM FINANCEIRA ( Leverage )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODULO 4 - ESTRUTURA FINANCEIRA DA EMPRESA
Advertisements

GRAU DE ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Administração Financeira Aula 1 Demonstrativo de Resultado(DRE) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Considerando as informações abaixo: (Empresa Comercial) INDICADORES INFORMAÇÕES SOBRE O ANO DE 2010 Partic. Cap. Terceiros s/PL62,00% Ativo Circulante.
André Amorim. DFC Três Grupos: 1 – Atividades Operacionais; 2 – Atividades de Investimento; 3 – Atividades de Financiamento;
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Princípios Contábeis aplicados a Custos e outras questões.
Análise das Demonstrações Contábeis
Administração financeira
Qual é o melhor regime para sua empresa?
Alavancagem Operacional Financeira Total.
Os Balancetes como fonte das informações para a Escalada Empresarial.
Viabilidade econômica de projetos
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO
Introdução Conclusão Materiais e Métodos Referências Resultados
Contabilidade Empresarial
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
CONTABILIDADE 2. SEMESTRE 2016
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
Mercado de capitais AULA 3
Contabilidade Geral I Site:
CONTABILIDADE GERENCIAL 2017
PROFESSOR FLÁVIO ANÁLISE DE CUSTOS PROFESSOR FLÁVIO
Contabilidade Nacional
Contabilidade Gerencial
Capital de Giro e análise das demonstrações financeiras
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2015
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 19 (R2) Negócios em Conjunto
Contabilidade Geral I Site:
AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS SOCIAIS: Curso Básico
Etapa 8: Análise Financeira
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Soft Dream Travesseiros S.A Análise Financeira
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Contabilidade Geral I Site:
Objetivo Definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos.
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
A decisão de Concessão de Crédito
BALANÇO PATRIMONIAL.
Análise das Demonstrações Contábeis
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIMENTO
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
Alavancagem e estrutura de capital
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIMENTO
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana.
Risco do negócio 1 O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)
Conteúdo Programático desta aula
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
Teleconferência sobre os Resultados do 3T10
AULA Nº 3 GESTÃO FINANCEIRA E DE RISCO
Introdução a Análise de balanços
Aula 4 - Operações com Mercadorias
Graduação Curso de Engenharia de Produção Conteúdo - Teste 1
Planejamento Financeiro e Criação de Valor
Análise de Demonstrações Financeiras
Curso de Gestão do Frete
PLANO FINANCEIRO Investimento total para o funcionamento da empresa;
ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Capital de Giro e Análise Financeira
Alavancagem.
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Exercícios sobre juros
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Transcrição da apresentação:

3.3) A ALAVANCAGEM FINANCEIRA ( Leverage ) A) Princípio : usar recursos de terceiros a custo fixo para multiplicar o lucro dos proprietários. B) Afirmativa : todas as empresas devem em princípio , assumir um certo grau de risco financeiro para os seus proprietários, pois há vantagens em se fazer isso. C) Porque “Alavancagem”? - O endividamento funciona como fator de aumento do lucro nas ações ou quotas de uma empresa, sempre que o retorno da empresa esteja acima do custo do endivida- mento, e como fator de diminuição, sempre que o retorno da empresa esteja abaixo do custo do endividamento. Po- demos dizer então que o endividamento funciona como uma “alavanca”que maximiza os lucros ou prejuízos da empresa.

D) O retorno : ele varia conforme duas situações : 1. Com o nível relativo do custo do capital de terceiros. 2. Com a taxa de retorno que pode ser obtida sobre o ati- vo ( as operações como um todo ). E) Situação ideal : é aquela em que a distância entre o custo do endividamento e a taxa de retorno do investimento, for a maior possível, em favor da taxa do retorno.

3.3.1) Alavancagem Financeira Favorável . - Demonstração de Resultados ( em mil $ ), de acordo com 3 ( três ) alternativas de endividamento : I) Sem endividamento, ou seja, 100% de capital próprio. II) Uso de 30% de recursos de 3os., ao custo de 20% aa. III) Uso de 50% de recursos de 3os., ao custo de 20% aa. - O ativo total é de $ 1.000.000,00. - Fórmulas de cálculo: 1. CE = [ AT . ( % rec.3os )] . Custo 2. TxR ( AT ) = ( RO / AT ) . 100 3. TxR ( IP ) = [ ( LL depois do IR ) / ( cap.próprio )] . 100 4. AT = [ ( cap.próprio ) + ( cap.terceiros ) ]

Qual a melhor alternativa ?

Observações : 1. Sabe-se antecipadamente que a alavancagem é favorável nas três alternativas devido à análise : custo do endivida- mento x taxa de retorno sobre o ativo total. 2. A melhor situação não é aquela onde identificamos o maior lucro líquido depois do imposto de renda, mas sim aquela onde ocorre a maior taxa de retorno sobre o investimento dos proprietários. 3. Os itens : receita de vendas, custo dos produtos vendidos e outras despesas operacionais, forma mantidos constan- tes para efeito de exemplo.

3.3.2) Alavancagem Financeira Desfavorável - nesta nova situação são mantidas as alternativas de endividamento, porém reduzimos os resultados e retornos à metade; o ativo total permanece igual. Qual a melhor alternativa ?

Observações sobre a Alavancagem Financeira Desfavorável: --> Nesta nova situação a melhor alternativa é aquela sem a utilização de recursos de terceiros ( I ) devido ao risco econômico considerado ( queda das vendas à metade ). --> Nesta situação a taxa de retorno sobre o ativo total é in- ferior ao custo do endividamento o que já demonstra ser uma Alavancagem Desfavorável.

3.3.3) Exercícios de Alavancagem Financeira. ( 1 ) Uma empresa apresentou no final dos exercícios de 1.984, 1.985 e 1.986 , os seguintes resultados : Pede-se : 1. Elaborar uma demonstração de Resultados referente aos três períodos. 2. Calcular as taxas de retorno sobre o ativo total e sobre o investimento dos proprietários, indicando o melhor exercício, no que se refere ao re- torno para os proprietários.

Resolução do Exercício no. 1

( 2 ) Complete a DRE a seguir, indicando qual a melhor alternativa de endividamento, para uma empresa que possui as seguintes alternativas de composição de estrutura de capital : I) Somente capital próprio. II) 30% de capital de terceiros. III) 50% de capital de terceiros. IV) 25% de capital próprio. - Observações : a) O custo do endividamento para qualquer época é de 20% aa. B) O Ativo Total para qualquer alternativa é de $ 2.000.000,00

Resolução do Exercício no. 2