Formulação do problema quantitativo

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Transcrição da apresentação:

Formulação do problema quantitativo Capítulo 3 Formulação do problema quantitativo

Objetivos da aprendizagem Ao concluir este capítulo, o aluno será capaz de: Formular de maneira lógica e coerente problemas de pesquisa quantitativa com todos os seus elementos. Redigir objetivos e perguntas de pesquisa quantitativa. Compreender os critérios para avaliar um problema de pesquisa quantitativa.

Formulação do problema quantitativo

O que significa formular o problema de pesquisa quantitativa? A formulação e seus elementos são muito importantes porque fornecem as diretrizes e os componentes fundamentais da pesquisa. Formular o problema não é nada mais do que aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa. Delimitar é a essência das formulações quantitativas. Um problema bem formulado está parcialmente resolvido.

Critérios para formular o problema O problema deve apresentar uma relação entre dois ou mais conceitos ou variáveis. O problema deve estar formulado como pergunta, claramente e sem ambiguidade. A formulação deve implicar a possibilidade de realizar um teste empírico.

Quais são os elementos da formulação do problema de pesquisa no processo quantitativo? Os elementos para formular um problema são cinco e estão relacionados entre si: Os objetivos da pesquisa. As perguntas de pesquisa. A justificativa. A viabilidade do estudo. A avaliação das deficiências no conhecimento do problema.

Objetivos da pesquisa Devem ser apresentados de maneira clara para evitar possíveis desvios no processo de pesquisa quantitativa e suscetíveis de serem alcançados, além de guias do estudo. Durante a pesquisa podem surgir objetivos adicionais, os objetivos iniciais podem ser modificados e até mesmo substituídos por outros objetivos novos, dependendo do rumo tomado pelo estudo.

Perguntas de pesquisa Levam às respostas que queremos obter com a pesquisa. As perguntas não devem utilizar termos ambíguos nem abstratos. As perguntas muito genéricas não levam a uma pesquisa concreta. As perguntas estão completamente relacionadas com seus respectivos objetivos.

Justificativa da pesquisa I Indica o “por quê?” da pesquisa, expondo suas razões. Com a justificativa devemos demonstrar que o estudo é necessário e importante. É indispensável justificar o estudo com a exposição de suas razões (o para quê? e/ou porquê do estudo). Quase sempre temos de explicar por que é conveniente realizar a pesquisa e quais são os benefícios provenientes dela.

Justificativa da pesquisa II Acompanhada de dados e informação. Por exemplo: estatísticas, opiniões institucionais e de especialistas, fatos relevantes, testemunhos, etc.

Critérios para avaliar a importância potencial de uma pesquisa: Conveniência. Relevância social. Implicações práticas. Valor teórico. Utilidade metodológica.

Viabilidade da pesquisa Devemos considerar a disponibilidade de recursos financeiros, humanos e materiais que irão determinar os alcances da pesquisa. É indispensável termos acesso ao lugar ou contexto em que a pesquisa será realizada. Temos de nos perguntar de maneira realista: é possível realizar essa pesquisa? e quanto tempo levará para realizá-la?

Avaliação das deficiências no conhecimento do problema Também precisamos considerar as seguintes questões: O que mais precisamos saber a respeito do problema? O que falta estudar ou abordar? O que não consideramos? O que esquecemos? As respostas para essas perguntas irão nos ajudar a saber em que ponto da evolução do estudo do problema está nossa pesquisa.

Consequências da pesquisa É indispensável que o pesquisador se questione sobre os efeitos que terá a pesquisa antes de realizá-la.

Exemplo quantitativo de delimitação da formulação

Exemplo I Escrever os conceitos que tem como “alvo”.

Exemplo II Buscar conceitos mais específicos.

Exemplo III Após tornar os conceitos mais precisos, redigir o objetivo e a pergunta de pesquisa

Exercícios Em sala de aula: desenvolvimento em grupo de uma formulação resumida do problema (em equipes de cinco alunos). Apresentação das propostas. Fora da sala de aula: elaboração da formulação do problema de pesquisa que irão desenvolver durante o curso.