Áreas e volumes de sólidos geométricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Advertisements

Caminho mais curto sobre a superfície do cilindro entre os pontos A e B. 8 cm.
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
GEOMETRIA ESPACIAL.
Sólidos Geométricos.
Geometria – 10º ano Paulo Almeida – Matemática 10º ano –ano lectivo 2003/2004.
O conceito de prisma Prisma é um sólido geométrico delimitado por faces planas, no qual as bases se situam em planos paralelos. Quanto à inclinação das.
Os sólidos geométricos
Segmento: Ensino Médio
Sólidos Geométricos Preparados? Vamos a isso! Isso mesmo!!
Geometria.
Sólidos 10º Ano.
Unidade1: Probabilidade e Estatística.
EBI c/ JI Santa Catarina
A pirâmide e suas formas
Prismas Prof PH.
Geometria Espacial Prof. Kairo O Silva.
A pirâmide e suas formas
Segmento: Ensino Médio
Geometria Espacial.
Perímetro, Área e Volume
Teorema de Pitágoras a2 = b2 + c2.
Poliedros e não poliédricos
POLIEDROS Professor: Ruy Ângelo
Áreas e volumes de sólidos geométricos
● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● O ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● CIRCUNFERÊNCIA
TEOREMA DE PITÁGORAS Nome: Catarina Santos Ano/Turma: 8ºD
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 28/01/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
eorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Escola : D. Carlos I
Sólidos Geométricos Profª Barbara.
AUTORA: Prof. Silvina Maria Frias Fernandes
Sólidos Geométricos Sou o Cubo Aresta Face Vértice
Instalação de uma piscina
GEOMETRA ESPACIAL SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
Questão 1: Seja M uma matriz quadrada de ordem 3. Sabendo
Uma moeda de cinco centavos é colocada sobre uma mesa
- CÍRCULO - CIRCUNFERÊNCIA
Geometria Espacial Aula 3.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E VOLUMES.
Estudo do Cone Giovanni Ávila.
Matemática 3º ano – Ensino Médio
Segmento: Ensino Médio
Matemática 2 Pré vestibular Frei Seráfico Prof.: Thiago Azevedo.
Prismas.
Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Gonçalo Nunes
Geometria Sólidos Geométricos Cubo Paralelepípedo Esfera Pirâmide
AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
Sólidos Geométricos.
Resolução do trabalho de CONES
Cilindros.
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 7º ano
GEOMETRIA ESPACIAL PRISMAS.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
Matemática – Frente 2 Prismas Módulos 31 e 32 Pág. 77.
CORPOS REDONDOS CILINDROS.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Poliedros Não poliedros Prisma e Pirâmide.
Professora Márcia Ribeiro
PIRÂMIDES.
ESFERA.
CONE.
Os sólidos geométricos
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
Um sólido com as faces todas triangulares pode ser: A.) o paralelipípedo B.) o cone C.) a pirâmide triangular D.) o prisma triangular L W.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Volume de Prismas Retos
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
ESCOLHA A AULA TEMA FÓRMULAS: Prof. Marcio Sandron.
CONE Matemática Dorta. DEFINIÇÃO Consideremos um círculo qualquer em um plano alfa e um ponto V qualquer fora de alfa. Chama-se cone, a reunião de todos.
Área do Losango L L A = d1 . d2 2 d2 L L d1.
Transcrição da apresentação:

Áreas e volumes de sólidos geométricos Aprofundar

Volume da Pirâmide Volume da Pirâmide Exemplo 1 Na figura está representada uma pirâmide quadrangular regular. Sabe-se que: - a base da pirâmide tem 12 m de perímetro; - a pirâmide tem 7 m de altura. Qual o volume da pirâmide? R: Representa-se por Ab a área da base da pirâmide e por h a sua altura. O volume V da pirâmide é dado por . Como o perímetro da base é 12 m, conclui-se que a aresta da base mede 3m. Sendo a base um quadrado com 3 m de lado, resulta que Ab = . Assim, tem-se: . O volume da pirâmide é de .

O triângulos [VOP] é rectângulo em O. Sabe-se que: EX 2: Qual é a área lateral da pirâmide? R: O esquema da figura facilita a compreensão e a resolução. O triângulos [VOP] é rectângulo em O. Sabe-se que: Recorrendo ao Teorema de Pitágoras e atendendo a que , tem-se: A área do triângulo [ABV], que representa uma face lateral é dada por: O valor exacto da área lateral é: Um valor aproximado da área lateral é

Sólidos de Revolução Cilindro Cone Esfera São sólidos gerados por uma superfície plana que roda em torno de uma recta, até dar uma volta completa. Quais serão ? Cilindro Cone Esfera http://www.rpedu.pintoricardo.com/Actividades_interactivas/solidos_int.html

CILINDRO DE REVOLUÇÃO Elementos do cilindro: - As bases – círculos iguais e paralelos: A superfície lateral – superfície curva; altura – distância entre as bases; geratriz – segmento que une dois pontos opostos das bases; Raio do cilindro – raio das bases.

Se quiseres ver a planificação do cilindro: Ex 3: Na figura está representado um reservatório desenhado em computador. Como foi uma imposição do dono da obra, este tem a forma de um cilindro. Admite que tem 25 m de altura e o raio das bases tem 6 m de comprimento. Qual a área lateral do reservatório, que vai ser construído em aço inox. R: A área lateral de um cilindro é dada pela expressão: , sendo Pb o perímetro da base e h a altura. Sabe-se que h = 25 m e r = 6 m. A área lateral do reservatório é, aproximadamente Se quiseres ver a planificação do cilindro: http://www.prof2000.pt/users/ildacabral/cilindro_plan.htm

Cone de revolução O cone de revolução é um sólido gerado por um triângulo rectângulo, que roda em Torno de um dos seus catetos, eixo de revolução, até dar uma volta completa. Elementos do cone Base – é um círculo; superfície lateral – é uma superfície curva que com a base limita o cone; vértice; geratriz – é um segmento de recta que une o vértice com qualquer ponto da circunferência da base; - Altura – é a distância do vértice à base.

ESFERA Uma esfera é gerada por uma semi-circunferência que roda em torno do seu diâmetro, até dar uma volta completa. É um sólido de centro O e raio R cujos conjuntos de pontos do espaço estão a uma distância do centro igual ou menor que R.

Ex 4 Construiu-se uma esfera em aço assente num edifício com a forma de um paralelepípedo rectângulo com as dimensões de 46 x 36 x 15 metros, como é sugerido na figura. Qual deve ser o valor do raio da esfera, arredondado às unidades, para que tenha um volume igual ao do edifício da base? R: O volume do paralelepípedo é dado por Assim, o volume do edifício é O volume da esfera é dado por , sendo r o raio da esfera. Pretende-se determinar o valor de r para que o volume da esfera seja . Então resolvemos a equação em ordem a r: m Arredondando à unidades temos

O molde é de um frasco de perfume. A espessura do vidro é desprezível. Ex 5 Na Fig. 1 está representado um molde com a forma de um prisma que foi construído a partir do paralelepípedo representado na Fig.2. As bases do molde têm a forma de trapézios isósceles. O molde é de um frasco de perfume. A espessura do vidro é desprezível. Determina a capacidade e apresenta o resultado em mililitros. b) Determina a área lateral do molde. Apresenta o resultado em centímetros quadrados, arredondado às décimas. Fig.1 Fig.2

Já chega! R: As bases do molde são trapézios. A capacidade do frasco é . b) Aplicando o Teorema de Pitágoras temos: A área da superfície lateral do molde é: Já chega!

Volume da Pirâmide Temos uma pirâmide e um prisma com a mesma altura e a mesma base, como mostra a figura. Haverá alguma relação entre os volumes?

Vamos encher a pirâmide de água e despejá-la no prisma. Para encher por completo, necessito de encher a pirâmide 3 vezes Ora, o Então Logo

Bom, por agora Termino! Mas…