Pesquisa Social Teoria, método e criatividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

Raciocínio clínico em terapia ocupacional
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Prof. Ms. José Edmar Lima Filho Metodologia da pesquisa.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
O desenvolvimento do conhecimento econômico
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Seleção e organização de conteúdos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Pesquisa em Psicologia
METODOLOGIA DE PESQUISA
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
(Karl Emil Maximilian Weber)
Trabalho de Administração de Empresas
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
Max Horkheimer.
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Metodologia Científica
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Realidade e Senso Comum
A Contribuição de Max Weber
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Introdução ao estudo da Química
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
XVII Jornada Científica de Jornalismo
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
PSP 5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico
Pesquisa Bibliográfica
Mobile Learning e Pensamento Computacional:
Objetivo, Definições, Significado
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Metodologia de Pesquisa
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Contextualização: escola e alunos
(Karl Emil Maximilian Weber)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica
Alef Mafioletti Natan do Rosário
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
Estrutura serviço de Estética
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
Reflexividade e formação de professores
Prof. Elisson de Andrade
XV Jornada Científica de Jornalismo
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
PROJETO DE PESQUISA.
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Prof. Elisson de Andrade
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

Pesquisa Social Teoria, método e criatividade

O homem sempre se preocupou com conhecimento da realidade. Mitos, religião, filosofias, poesia e arte são meios de explicar e desvendar os mistérios e significados da existência humana (individual e coletiva). Ciência é a forma de expressão dessa busca de conhecimento. É uma forma hegemônica de construção da realidade.

A hegemonia da ciência se dá por duas razões: De ordem externa - ela possibilita responder questões técnicas e tecnológicas postas pelo desenvolvimento industrial. De ordem interna - estabeleceu-se linguagem fundamentada em conceitos, métodos e técnicas para compreensão do mundo e das coisas. Surge discussões sobre a cientificidade das ciências sociais em comparação com as ciências da natureza. Ciências sociais continua “aceitável” enquanto conhecimento científico.

Um trabalho científico caminha em duas direções: Elaborar suas teorias, métodos, princípios e estabelecer resultados. Inventar, mudar caminhos, abandonar certas vias e ir para direções privilegiadas.

CIÊNCIAS SOCIAIS

O objeto de estudo das ciências sociais é histórico – cada sociedade está em um espaço e se organiza de forma particular, mas todas as que vivem na mesma época histórica possui traços em comum devido a influência das comunicações. O objeto possui consciência histórica – todos os seres humanos, grupos e sociedades dão significados a suas ações com racionalidade.

Existe identidade entre sujeito e objeto – seres humanos por algum motivo tem uma base comum de identidade com o investigador (ele é da mesma natureza que o objeto). Ciências sociais é intrínseca (particular) e extrinsecamente (exterior) ideológica. Objeto dessa ciência é essencialmente qualitativo.

METODOLOGIA DE PESQUISA

Inclui abordagem (método), instrumentos de operacionalização do conhecimento (técnicas) e a criatividade do pesquisador (experiência, capacidade pessoal e sensibilidade). Teoria e metodologia caminham juntas. É necessário quebrar regras e paradigmas de acordo com a criatividade do pesquisador.

Pesquisa Junta pensamento e ação. Antes de achar um problema deve-se achar um problema na vida prática. Toda investigação começa com um problema (pergunta).

Teorias Conhecimentos de determinados assuntos feitos por estudiosos para estudar e/ou compreender um fenômeno e/ou processo. Existem várias teorias, porém existem também problemas novos que as teorias não explicam. Nenhuma teoria consegue explicar todos os fenômenos e processos devido a complexidade da realidade.

Proposições Hipóteses confirmadas sobre fenômenos e/ou processos. Domínio de teorias fundamenta nosso caminho do pensamento e da prática teórica e constrói o plano interpretativo para a pesquisa.

Conceitos Termos mais importantes de um discurso científico. O conceito é delimitador e focalizador do tema em estudo. Todo conceito deve ser valorativo, pragmático e comunicativo.

PESQUISA QUALITATIVA

Ocupa-se de um nível da realidade que não pode ser quantificado. Trabalha com o universo dos significados, dos motivos, crenças e valores (realidade social). Enquanto as estatísticas visam criar modelos abstratos ou descrever e/ou explicar fenômenos que produzem regularidade, a abordagem qualitativa se aprofunda no mundo dos significados.

POSITIVISMO OBJETIVIDADE Influencia na utilização da filosofia e dos conceitos matemáticos para explicação da realidade. Sua consequência é apropriação da linguagem de variáveis. OBJETIVIDADE Para positivistas a análise social é objetiva quando é realizada sobre realidade concreta ou pela criação de modelos matemáticos (pelas técnicas estatísticas cada vez mais sofisticadas conseguimos atingir objetividade). Não leva em conta que a construção de técnicas passa pela subjetividade dos pesquisadores e que as proposições e construções que as constituem absorvem interesses diferentes.

COMPREENSIVISMO A sociologia compreensiva propõe a subjetividade como fundamento do sentido da vida social e defende ela como constitutiva do social e ligado a construção da objetividade nas ciências sociais. Autores não se preocupam em quantificar e explicar, mas em compreender relações, valores, atitudes, crenças etc, e a partir desses fenômenos gerados socialmente compreender e interpretar a realidade.

MARXISMO Abordagem que considera a historicidade dos processos sociais e conceitos, condições socioeconômicas de produção dos fenômenos e as contradições sociais. Como método propõe abordagem dialética que faria um desempate entre positivismo e compreensivismo, porque junta a proposta de analisar contextos históricos, as determinações socioeconômicas dos fenômenos, as relações sociais com a compreensão das representações sociais.

CICLO DA PESQUISA QUALITATIVA

FASE EXPLORATÓRIA TRABALHO EM CAMPO Produção do projeto de pesquisa e de todos os procedimentos necessários para preparar a entrada em campo. TRABALHO EM CAMPO Levar para a prática a construção teórica elaborada na primeira etapa. Combina instrumentos de observação, entrevistas ou modalidades de comunicação, levantamento de material documental e etc.

ANÁLISE E TRATAMENTO DO MATERIAL EMPÍRICO E DOCUMENTAL Conjunto de procedimentos para valorizar, compreender, interpretar e/ou articular os dados com a teoria escolhida. Pode dividir essa fase em 3 tipos: Ordenação de dados, classificação dos dados e análise propriamente dita. O ciclo não se fecha porque toda pesquisa produz conhecimento e geras novas indagações. Pensamos num produto que tem começo, meio e fim e ao mesmo tempo é provisório.