Inteligência Emocional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociodrama Faculdade de Motricidade Humana
Advertisements

TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
Relação professor/aluno
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Didáctica da Matemática
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Dicas de como orientar seus estudos
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
CP - Capital psicológico
Emergências e Desastres
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O que significa afetividade/ afeto?...
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
SPO Alunos.
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Desenvolvimento Curricular
Planejamento - Professor
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inteligências Múltiplas
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Motivação e Expectativas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Psicologia e educação: compartilhando saberes
INTELIGÊNCIA RACIONAL
Técnicas dos alunos de sucesso
REGISTROS.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PSICOPEDAGOGIA.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Competência Interpessoal
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Inteligências emocional, social e interpessoal
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Inteligência Emocional
MITOS E CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE A TERAPIA COGNITIVA
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Psicologia no desporto
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
VALE SONHAR.
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aprendizagem da matemática
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Fases do Balanço de Competências - AcolhimentoSessão de Grupo - 1 hora - Actividades exploratórias da formação/construção do “eu”Sessão Individual - 1.
Transcrição da apresentação:

Inteligência Emocional Habilidade individual para perceber, clarificar e gerir as nossas emoções e as emoções dos outros de forma a facilitar os processos cognitivos e promover o crescimento pessoal e intelectual (Salovey et al., 1995) Habilidade individual para reparar os estados emocionais negativos e manter os positivos (Queirós et al., 2005) Capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros (Salovey e Mayer, 2000)

Quatro domínios da IE Percepção das emoções – identificação de sentimentos por estímulos Uso das emoções – capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio Entender as emoções – captar variações emocionais nem sempre evidentes Controle e Gestão (transformação) da emoção – aptidão para lidar com os próprios sentimentos

Inteligência Emocional Pode ser desenvolvida nas crianças, tanto de forma individual como colectiva em pequenos grupos, através de uma série de exercícios simples e práticos para cada habilidade emocional básica A IE influi de forma decisiva na adaptação social e psicológica dos alunos, no seu bem-estar emocional e, inclusive, nos seus (in)sucessos Ajudar os alunos a desenvolver a sua IE pode constituir um factor preponderante para a diminuição de comportamentos e atitudes de indisciplina, agressividade e de desmotivação, contribuindo para um maior sucesso escolar

Foi alvo de uma investigação de mestrado Clube IE de S. J. Madeira Foi alvo de uma investigação de mestrado 2 grupos: experimental (35 alunos) e de controle (68 alunos) Procurou: Medir o nível de IE dos alunos que frequentaram o clube e dos alunos q não o frequentaram Medir o grau Perturbação do Comportamento (agressividade e indisciplina) na sala de aula nos dois grupos Medir o sucesso escolar dos alunos

Clube IE de S. J. Madeira Resultados O treino de competências emocionais realizado no Clube de IE: Aumentou o nível de IE Diminuiu os comportamentos de agressividade Diminuiu os comportamentos de indisciplina Aumentou o sucesso escolar dos alunos

Projecto Inteligência Emocional na Escola Aprender a Ser Feliz

Objectivos Ajudar os alunos a desenvolver a sua IE, ou seja a capacidade para perceber, compreender, usar, e regular as suas emoções e as dos outros de uma forma natural Proporcionar aos alunos a construção dos conhecimentos necessários ao permanente processo de crescimento emocional e intelectual Fornecer ferramentas úteis para o bem-estar físico, emocional e mental Desenvolver as seguintes habilidades: Perceber, valorizar e expressar emoções com exactidão Gerar sentimentos que facilitem o pensamento Compreender as emoções e o conhecimento emocional Gerir as emoções promovendo um crescimento emocional e intelectual

Conteúdos Teóricos Conceitos básicos sobre o que são as emoções e o que é a IE Práticos Atenção e percepção das nossas emoções Conhecimento das nossas emoções Regular as nossas emoções Percepção emocional interpessoal Compreender os outros (empatia) Regular as emoções nos outros

Inteligência Emocional Metodologia Desenvolvimento das habilidades emocionais básicas Técnicas de relaxamento Exercícios respiratórios Risoterapia Desenvolvimento de estratégias orientadas para a manutenção do equilíbrio emocional Recursos Par pedagógico – 1 professor e 1 psicólogo Grupo máximo de 20 alunos Sala de aula Sessões semanais de 90 minutos