Mobile Learning: marco teórico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Portal do Professor SEED/MEC
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Pontifícia Universidade Católica
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
MOOC – Massive Open Online Course
Sala de Aula Virtual para Professores
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Conceitos e Gerações de EAD
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Profa. Reane Franco Goulart
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Prof. David Bomfin PhD PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F.
Apresentaçao.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Formação de Tutores a Distância
Rethinking Literacy Education in New Times:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Perguntas de Modelação
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
História do E-Learning: palavras dos pioneiros
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
HP CATALYST NETWORK NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Mobile Learning: marco teórico Prof. Marcos Barros

Mobile Learning na Docência Universitária Ampliação dos cursos na modalidade EAD em todo Brasil nas Instituições Federais. Novos concursos com vagas para professores na modalidade EAD. Fácil acesso às tecnologias móveis por parte dos professores

Arcabouço Teórico Preliminar Conectivismo Aprendizagem Autêntica Aprendizagem Situada Abordagem Ecológica Sócio-Cultural

Conectivismo George Siemens

George Siemens is an instructor at Red River College in Winnipeg, Manitoba, Canada

MobiMOOC http://mobimooc.wikispaces.com/a+MobiMOO C+hello! Livre, Aberto e Online MOOC ( Massive + Open + Online + Course) 1ª semana Google Groups: 480 participantes Mensagens: 689 Blogs: 16 Delicius: 102

Teorias Behaviorismo Cognitivismo Construtivismo Conectivismo: uma nova teoria de aprendizagem para a era digital.

Aprendizagem Compreende a capacidade de construir conexões.

Conhecimento Não se adquire / Não é um objeto Compreende o crescimento e o desenvolvimento de conexões na mente e na sociedade.

Objetos de Aprendizagem Mente Computador Sociedade O conhecimento não é propositivo. Corresponde conexões entre essas entidades.

Objetivos do Conectivismo Como se cultivam e desenvolvem as redes? Processos que fomentem o desenvolvimento de uma rede. Analisa redes exitosas. Que redes realmente são exitosas?

Aprendizagem Autêntica Anthony Herrington Jan Herrington

Dr Jan Herrington Professor in Education at Murdoch University in Perth Western Australia, researching and teaching in the undergraduate and post-graduate programs in the School of Education. Jan’s current research focuses on the design of effective web-based learning environments for higher education and the use of authentic contexts and tasks as a central focus for web-based delivery of courses (http://www.authentictasks.uow.edu.au/).

Definição Concentra-se no mundo real, na resolução de porblemas complexos, através de exercícios em tempo real, atividades baseada em problemas, estudos de casos e participação em comunidades virtuais de prática.

10 Elementos da Aprendizagem Autêntica Relevância no mundo real Definição do problema Investigação sustentada Múltiplas fontes e perspectivas Colaboração Reflexão (metacognição) Perspectiva interdisciplinar Avaliação integrada Produtos refinados Múltiplas interpretações e resultados

Pressupostos Conectividade à Internet de alta velocidade para a prestação de informação multimídia, incluindo os dados dinâmicos e visualizações prática de fenômenos complexos e acesso à instrumentação remota em conjunto com consultoria especializada. Comunicação assíncrona e síncrona e ferramentas de redes sociais de apoio à equipe, incluindo a investigação colaborativa on-line, compartilhamento de recursos e construção do conhecimento.

Pressupostos Sistemas inteligentes de tutoria, laboratórios virtuais, e mecanismos de feedback que captam informações valiosas sobre o desempenho do aluno e ajudar os alunos a transferir a sua aprendizagem a novas situações. Os dispositivos móveis de acesso e entrada de dados durante investigações de campo

Aprendizagem Situada

Jean Lave, PhD É uma antropóloga social e da aprendizagem. Ela completou seu doutorado em Antropologia Social na Universidade de Harvard em 1968. Atualmente é Professora de Educação e Geografia da Universidade da Califórnia, Berkeley. Seus estudos de aprendizagem são reconhecidos como contribuições significativas para a psicologia educacional. Ela, juntamente com Etienne Wenger, foi pioneira na teoria da aprendizagem situada e da Comunidade de prática. Ela publicou três livros sobre o tema: Understanding Practice (co- authored with S. Chaiklin, 1993); Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation (with E. Wenger, 1991); and Cognition in Practice (1988).

Definição Aprendizagem situada é uma teoria de instrução que sugere que a aprendizagem está naturalmente amarrada em atividades autênticas, contexto e cultura.

Defenida pelo professor Social Construtivismo Instrutivismo Defenida pelo professor Social Construtivismo Negociada Teoria Situada Modelos de Aprendizagem Casos Ancoragem Aprendizagem baseada em Problemas Radical Construtiismo Definida pelo estudante

Pressupostos Estudantes podem interagir entre si e com o instrutor com a finalidade de compartilhar conhecimento. A cultura da aprendizagem pode ser cultivada Estudantes podem processar conceitos e informações completamente quando múltiplas opiniões, perspectivas ou crenças podem ser contabilziadas ao redor do grupo.

Estágios da Aprendizagem Cognitiva Professores devem considerar que as estratégias de aprendizagem devem envolver uma tarefa. Professores designam alicerces que encorajam os estudanres para aplicarem estratégias. As atividades deveriam ser situadas ou orientadas a partir de resultados relevantes Professor modela estratégias e treina estudantes para aplicá-las em situações definidas.

Estágios da Aprendizagem Cognitiva Estudantes são requeridos a articular suas razões e métodos para resolver um problema. Estudantes são encourajados a refletirem e aprenderem a partir de outros aprouches. Professores gradualmente apoiam estudantes a aplicarem suas aprendizagens em relevantes problemas pessoais.

Abordagem Ecológica Sócio-Cultural Norbert Pachler Ben Bachmair John Cook

STRUCTURES CULTURAL PRACTICES AGENCY STRUCTURES CULTURAL PRACTICES AGENCY STRUCTURES CULTURAL PRACTICES AGENCY

Agency Novos hábitos de aprendizagem entre os jovens. Ambiente como recurso potencial para aprendizagem Mundo virou um currículo vivo com inúmeros usuários de dispositivos móveis.

Cultural Practice Interação social. Comunicação. Compartilhamento. A aprendizagem é visto como culturalmente situada significado dentro e fora das instituições de ensino. Uso da mídia no cotidiano tem alcançado significância cultural.

Structures Novos riscos sociais. Novas estratificaçoes sociais. Comunicação móvil. Currículos das instituições de ensino com específicas abordagens em relação à utilização de novos recursos culturais para a aprendizagem.