Modelos: Ferreira & Otley Malmi &Brown

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Sistemas de Informações Sistemas de Informações Empresariais Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
Nome Autor 1 Nome Autor 2 Nome Autor 3 Nome da Minha Instituição de Ensino Título do Meu Trabalho Apresentado na Escola Regional de Redes (ERRC 2016) Logotipo.
The development of green logistics for implementation sustainable development strategy in companies O desenvolvimento da logística verde para a implementação.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
Ciclo de vida dos Projetos
ITIL - Information Technology Infrastructure Library
Value co-creation in service logic: A critical analysis (2011)
Modelos de controle gerencial
Ecodesign tools for designers: defining the requirements
Estou Usando a Ferramenta de BD Correta?
Abordagens Mistas e Triangulação
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
Disciplina: Cultura Organizacional
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Métodos da pesquisa – coleta de dados
EAC5903 – Seminários de pesquisa em contabilidade gerencial
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO PROCESSO
Check list – revisão por pares
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Comportamento Humano nas Instituições de saúde
Processos de Design de IHC
Tema 1 Controle gerencial, contabilidade gerencial e controladoria
Resumo PARTE 1.
Problemas e problematizações
Tema 2 Pesquisas em … Estrutura de atributos …
Questões sobre o positive accounting: crise com o Zimmerman
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
Organização de um Relatório
Tema 3 Positive accounting: uma crise sem encerramento
Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
ENSINO DA NOTAÇÃO DE MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIO BPMN COM A TÉCNICA DE APRENDIZAGEM STEPWISE SELF EXPLANATION Nome: David Micail do Rosário Alves.
Pensamento Atitude e Mudança
Orçamento empresarial
Fábio Frezatti, FEA USP, EAC, Laboratório de Práticas Gerenciais
Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Controle gerencial – instrumentos de gestão estratégica
Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP)
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Orçamento empresarial: uma visão crítica
Fábio Frezatti, FEA USP, EAC, Laboratório de Práticas Gerenciais
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
Currículos e Programas
Tema 6 Simons – Leverage of control
Logotipo da Instituição
[TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo se houver]
Modelos de controle gerencial
O pôster deve ter, obrigatoriamente, dimensão 90 x 120 cm, entretanto não precisa seguir este modelo. Título do Trabalho com letras grandes para ser lido.
Visão Geral do RUP.
TÍTULO DO TRABALHO Área Temática RESUMO INTRODUÇÃO METODOLOGIA
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Texto argumentativo: artigo de opinião
Fábio Frezatti, FEA USP, EAC, Laboratório de Práticas Gerenciais
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
TÍTULO CENTRALIZADO Área Temática RESUMO INTRODUÇÃO METODOLOGIA
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Autores: Nome 1 – ; Nome 2 - Professor Orientador: Nome
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
Transcrição da apresentação:

Modelos: Ferreira & Otley Malmi &Brown Fábio Frezatti, FEA USP, EAC, Laboratório de Práticas Gerenciais

Ferreira & Otley 1. O framework de Ferreira e Otley (2009), efetivamente, é possível de ser utilizado na prática? Ele deve ser visto em pacotes, como elencam Malmi e Brown (2008) ou há possibilidade de pensar-se nos sistemas de controle em separado? 2 Na seção Discussão, os autores comentam que o fato de os pontos endereçados pelo modelo terem derivado da experiência dos próprios autores de conduzir estudos de caso indica que o modelo é indutivo. O fato de o modelo ser indutivo pode representar uma limitação do modelo, à medida que, se o modelo tivesse sido construído por outros autores, com experiências distintas, possivelmente os pontos levantados não teriam sido os mesmos? 3.Na mesma sessão, os autores endereçam brevemente uma crítica de Collier (2005), que teve acesso ao modelo através do working paper, no sentido de que o modelo se limitou a acomodar apenas dois dos sistemas de controle de Simons, os controles diagnósticos e os controles interativos, bem como as críticas de outros autores. O endereçamento dessas críticas não poderia ter sido feito em um paper separado, ou de forma mais ampla no artigo analisado? Os autores não teriam tornado o modelo mais defensável se tivessem se debruçado mais sobre essas críticas?

Ferreira & Otley 4.The design and use of performance management systems: An extended framework for analysis Aldónio Ferreira & David Otley É correta a compreensão que os dois modelos estudados são complementares? O de Ferreira e Otley direcionador a compreender “o que” fazer e o de Malmi e Brown ao “como” fazer.

Malmi & Brown 1. Pensando-se no framework de Malmi e Brown (2008) em que vê os sistemas de controle como pacotes, há possibilidade de se fazer uma interligação com as alavancas de controle de Simons (1995)? Em quais sistemas (de crenças, de fronteiras, diagnóstico e interativo) esse framework se encaixaria melhor, ou seria uma abordagem que funcionaria com todos? 2. Os autores terminam a quarta seção do artigo pontuando que uma tipologia de sistemas de controle gerencial não pode ser muito restrita, a fim de que não deixe passar despercebidos certos controles e relações entre sistemas de controle, nem muito ampla, com vistas a delimitar a pesquisa empírica. Como avaliar se uma tipologia é adequada, com base nessa assertiva? 3.O texto apresenta, com suporte da literatura, o uso dos sistemas de controle como ferramentas dos gerentes para controle do comportamento de seus funcionários, mas seria o único relacionamento possível? Existe na literatura esta abordagem? Como exemplo pensei em auto-controle e uso por gerentes para interferir em outras gerências.

Malmi & Brown 4.De acordo com Malmi & Brow (2008) é necessário que pesquisas futuras identifiquem elementos que faltam ou são desnecessários ao modelo de SCG como um pacote proposto por eles. Existem pesquisas que identificaram esses elementos? 5.No artigo de Malmi & Brow (2008) foram propostas muitas oportunidades de pesquisa. As oportunidades continuam as mesmas? Ainda pouco se sabe como os SCG são configurados como um pacote nas organizações? 6.É possível relacionar ciclo de vida com os elementos do SCG como um pacote? 7.Empresas na maturidade apresentam mais elementos do pacote? 8.Como relacionar o artigo sobre atributos do sistema de controle gerencial (escopo, tempestividade, agregação e integração) lido na aula 10, com o modelo de SCG como um pacote estabelecido por Malmi & Brow (2008)? 8.O que impacta o design e uso do pacote do SCG? 9.Faz sentido estudar como o desenho do sistema de controle gerencial como pacote influencia o processo orçamentário?

Malmi & Brown 10.Uma das sugestões da pesquisa é o estudo da integração dos pacotes de sistemas de contabilidade gerencial. Além do estudo de caso, como foi mencionado no artigo, há outras metodologias de realizar tais pesquisas?