Gestão da Qualidade Total

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Transcrição da apresentação:

Gestão da Qualidade Total Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba

Definições de Qualidade: Características dos produtos: quanto melhores as características do produto, mais alta sua qualidade; Ausência de deficiência: aos olhos do clientes, quanto menos defeitos, melhor a qualidade

História e evolução da Qualidade A idéia da qualidade foi discutida primeiramente pelos filósofos gregos, que pensaram no ideal da excelência; Mas a Qualidade sempre esteve presente na vida do homem. Para sobreviver, ele já se preocupava com a qualidade dos alimentos; Na China (séc. 16 a.C. ao 11 a.C.) a indústria artesanal chamou a atenção do mundo com o grau de beleza, praticidade e durabilidade dos produtos;

História e evolução da Qualidade A revolução dos produtos japoneses do século XX, as pirâmides do Egito, a construção civil da Grécia Antiga e muitos outros só foram possíveis através das: Normas, procedimentos e métodos padronizados.

História e evolução da Qualidade Com a revolução industrial, criou-se um distanciamento entre produtor e o consumidor; Os artesãos passaram a ser empregados e a dividir as tarefas com trabalhadores menos qualificados; Surgiu então a figura do supervisor;

História e evolução da Qualidade Mudava-se totalmente a relação capital/trabalho; O proprietário fornecia o capital(máquinas, instalações, matéria-prima e tecnologia) e o trabalhador fornecia o trabalho; O processo industrial passou a ser dividido em fases: marketing, concepção, engenharia, projeto, aquisição, produção e comercialização;

História e evolução da Qualidade Durante a 1º Guerra Mundial, os compradores passaram a exigir que seus fornecedores tivessem setores de inspeção para garantir o controle de qualidade; Nesse período, os inspetores examinavam 100% das peças, implicando altos custos e gargalos na produção;

História e evolução da Qualidade No início do século XX, a produção em massa revolucionou a organização do trabalho; A indústria automobilística é um exemplo dessa mudança; Para reduzir os altos custos de inspeção, foi necessário adotar novas técnicas de controle de qualidade por amostragem.

Controle da Qualidade Na década de 1930 surge os departamentos de controle de qualidade para inspeção e prevenção de defeitos; À medida que as indústrias cresciam em tamanho e sofisticação, a responsabilidade pela qualidade se dividiu nos vários departamentos;

Controle da Qualidade Após o término da 2ª Guerra Mundial, a qualidade ganhou nova dimensão. Estudos mostravam que 80% das falhas eram gerenciais e não técnicas; Os japoneses mostraram aos ocidentais a viabilidade da implantação e disseminação da cultura da qualidade em todos os níveis hierárquicos

Controle da Qualidade Com a globalização da economia surge o organismo internacional, sediado na Suiça, chamado International Organization for Standardization (ISO). Mais de 140 países fazem parte; Em 1987, editaram as regras internacionais conhecidas como normas ISO9000;

Os programas e a gestão da Qualidade Na segunda metade do século XX, a complexidade tecnológica, o alto volume de investimentos e a necessidade de segurança ampliou a utilização do controle de qualidade; Tornou-se fundamental assegurar a qualidade dos produtos, serviços, instalações e equipamentos, dando origem ao controle total da qualidade;

Os programas e a gestão da Qualidade Nas últimas décadas os japoneses concentraram-se na qualidade e revolucionaram o mercado mundial; Modelo Toyota de qualidade é um exemplo.

Os programas e a gestão da Qualidade Para se manterem vivas no mercado global, as empresas têm buscado vários programas e ferramentas de qualidade: Qualidade Total (TQC, TQM, GQT); Qualidade (ISO9001, QS9000, ISSO/TS16949); Manutenção Produtiva Total (TPM); Produção Enxuta(Lean Manufacturing); Balanced Scorecard (BSC); Meio Ambiente (ISO14001); Entre muitos outros.

Gestão da Qualidade Total Foi desenvolvida entre 1950 e 1980; Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria; É focado nas necessidades dos clientes, é prioridade nas empresas, é um processo de melhoria contínua; Envolve todas as áreas da organização

Gestão da Qualidade Total Os principais conceitos do GQT são formados por: Orientação pelo cliente; Qualidade em primeiro lugar; Ação orientada por prioridades; Ação orientada por fatos e dados; Controle de processos; Respeito pelo empregado como ser humano; Comprometimento da alta direção.

Gestão da Qualidade Total Atividades usuais do GQT: Estabelecer metas abrangentes; Determinar as ações para alcançá-los; Atribuir responsabilidade para o cumprimento das ações; Fornecer recursos necessários para o cumprimento das responsabilidades; Viabilizar o treinamento requerido para cada ação prevista;

Gestão da Qualidade Total 6) Estabelecer meios para avaliar o desempenho do processo; 7) Estruturar um processo de monitoramento dos objetivos; 8) Criar um sistema de reconhecimento que analise o confronto entre os objetivos fixados e o desempenho das pessoas perante eles.