UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA UNIARA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA - DISCIPLINA DE COSMETOLOGIA CARBOPOL 940.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formulações e Formas Farmacêuticas
Advertisements

SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Prof. Fernando Antonio Antunes de Oliveira
Conceitos de Farmacotécnica
Soluções e Gases  Soluções. Maria José SousaCURSO TÉCNICO SUPERIOR VOCACIONAL EM CUIDADOS VETERINÁRIOS 2 Solução é uma mistura homogénea de duas ou mais.
Profa. Valéria Maria de Souza
Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 14. Hidrostática.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
Trabalho de Química Prof.º José Alberto Data: 06/2016 Alunos: Matheus, Ingridy e Gabriele.
ÁCIDOS BASES E SAIS Nome; Adriana n;01 Marlon N;30 1ºfases.
Ácidos Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico,
Olinda 1 Olinda Monteiro Departamento de Química e Bioquímica Faculdade.
Docente: Profª Drª Renata Bonômo Discentes: Ludimila Mascarenhas Senhorinho Simone Neres da Silva Taline Amorim Santos Interações proteína-polissacarídeo.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
QUÍMICA.
Cumeno.
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
Cultura de Tecidos Vegetais
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
Ácidos e bases Definição: A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como.
EM240 ESTRUTURA E PROPRIEDADE DOS MATERIAS MATERIAIS POLIMÉRICOS POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Formulações Extemporâneas para pediatria: importância e riscos
H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l) ΔH = - Reação de óxidorredução
Suspensões Luiz Fernando Chiavegatto.
Desenvolvimento de materiais híbridos para aplicações biomédicas
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Ácidos Bases Sais Óxidos
Adaptações ao ambiente físico: Água e nutrientes
Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
Equilíbrios em fase aquosa
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
EDTA H4Y Dissociação H4Y H+ + H3Y- Ka1= 1,0 x 10-2 = ([H+].[H3Y-])/[H4Y] H3Y- H+ + H2Y-2 Ka2= 2,2 x 10-3 = ([H+].[H2Y-2])/[H3Y-]
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Extração Líquido-Líquido
Funções Químicas Base.
Substâncias comuns da base.
GRUPO:TIAGO,DIOGO,JONATHAN,RONALD,LARA,LEANDRA,MARIA JULIA
ÁCIDO GRUPO: JOEL E EDUARDO DE JESUS
Base Ana Clara, Sarah G..
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Coagulação / Floculação
Formas Farmacêuticas Líquidas
Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho Prof. Dr. Roque Passos Piveli
Lipídios A classe dos lipídios compreende uma grande variedade de moléculas que não apresentam uma única estrutura geral, mas que possuem uma propriedade.
Pomadas Definição: São geles com deformabilidade plástica, que se destinam para seu uso sobre a pele ou sobre as mucosas. Podem conter medicamentos suspensos,
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
Extração Líquido-Líquido
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
Bases NaOH  Na+ + OH- Ca(OH)2  Ca2+ + 2OH- Al(OH)3  Al3+ + 3OH-
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5748 – TRATAMENTO DE LODOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE.
FORMAS FARMACÊUTICAS 1. RESULTANTE DA MISTURA DE SUBSTÂNCIAS ADEQUADAS, COM FINALIDADES TERAPÊUTICAS.  MANEIRA COMO OS MEDICAMENTOS SE APRESENTAM PARA.
Farmacotécnic a COMPOSIÇÃO DE UMA FÓRMULA. Termos gerais: qsp = quantidade suficiente para qs = quantidade suficiente FSA = faça segundo a arte aã = do.
Profª Leda Robusti. Suspensões – definição e composição Definição As suspensões podem ser definidas como formas farmacêuticas que contêm partículas finas.
1 Bromatologia Bromatologia Determinação de açúcares por titulação.
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
SOLUÇÕES.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Mas o que um sal ? Do ponto de vista prático. Os sais apresentam como principal característica o sabor salgado: Sal de cozinha Bicarbonato de sódio Permanganato.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Metodologia para o Ensino de Química e Física Alunos:
Reações de Neutralização Ácido-Base
QUÍMICA INORGÂNICA III – SAIS
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA UNIARA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA - DISCIPLINA DE COSMETOLOGIA CARBOPOL 940

Faz parte do grupo dos Carbomeros ou seja é um polímero acrílico hidrossolúvel de alto peso molecular utilizado como espessante, estabilizando as emulsões e aumentando a viscosidade das soluções. Apresentam determinados grupamentos ácidos em sua estrutura que quando neutralizados com substâncias orgânicas ou inorgânicas tem a capacidade de expressar e adquirir transparência.A neutralização converte os grupos ácidos da cadeia polimérica em sua forma de sal formando a estrutura estendida com o aumento da viscosidade.

Possui uma variedade grande de aplicações devido a sua solubilidade e não a reatividade com os demais componentes das fórmulas. È utilizado em diversas áreas como por exemplo formulação de limpa vinil com silicone,gel para pneu com glicerina, cera automotiva,limpa vidros, álcool em gel, cremes O/A, gel capilar,body wash e xampus entre outros

Ficha Técnica Sinónimos: Carbomer. Carbómero. Carboxipolimetileno. Carpoleno. Polímero carboxivinílico. Ácido poliacrílico. INCI/Fórmula quadro: Carbopol: Carbomer. Gel carbómero: Aqua csp 100%, propylene glycol 5%, carbomer 0,5-1%, imidazolidinyl urea 0,1- 0,5%, disodium EDTA 0,05-0,1%, methylchloroisothiazolinone + methyl isothiazolinone 0,01-0,05%. triethanolamine q.s. Fórmula molecular: [-CH2-CH(COOH)-]n Peso Molecular: Aprox – Avaliou-se em para o Carbopol 940.

Descrição: Carbopol 940 é um pó branco ou quase branco, esponjoso, higroscópico, incha em água e em solventes polares, depois de dispersão e neutralização em soluções de hidróxido de sódio. Neutralizada a dispersão, é solúvel em água, álcool, e glicerina. Gel transparente, muito viscoso, com algum ar incorporado e com leve odor. pH: aprox. 5,8. Propriedades e usos: O Carbopol é utilizado como agente emulsionante, viscosificante, suspensor e gelificante, em fórmulas como soluções, suspensões, cremes, geles e pomadas, que se podem administrar por via oftálmica, retal e tópica. Como emulsionante é utilizado na elaboração de emulsões O/A para uso tópico, quando se quer diminuir a proporção de gorduras. O gel de Carbopol é uma base extensível não gordurosa, que aumenta a absorção dos princípios ativos incorporados. Pode ser incorporado na maioria das emulsões, permitindo o espessamento da fase aquosa (cremegels). A máxima viscosidade é obtida com pH Os gels de Carbopol admitem no máximo até 30-40% de álcool nas suas formulações. Ponto de fusão: aprox. 260ºC (decompõe-se ao fim de 30 min).

Dosagem: O Carbopol é doseado desta forma: Como agente gelificante: 0,5 – 2 % - Como agente emulsionante: 0,1 – 0,5 % Como agente suspensor: 0,1 – 1 % Como aglutinante em comprimidos: 0,75 – 3 % Como agente de libertação controlada: 5 – 30 % Em unguentos aquosos ou geles de base 0,5 – 5 % Em lágrimas artificiais: 0,2 – 0,3% Pode-se aumentar a consistência do gel aumentando a proporção de Carbopol (até 5%). Incompatibilidades: Substâncias catiónicas (por exemplo: sulfato de neomicina, cloridrato de procaína, cloridrato de difenidramina, polímeros catiónicos, etc.), electrólitos e iões metálicos (sobretudo sódio, cálcio, alumínio, zinco, magnésio e ferro), ácidos ou bases fortes (pH inferior a 6 ou superior a 9-11), fenol, resorcina e radiações UV

Gel neutro de Carbopol Carbopol 940P % Água purificada q.s.p. ………………………. 100 ml Trietanolamina ou NaOH 10% q.s. pH=7 Conservante q.s.

ALUNAS: Leticia M. Marcussi R.A Leticia Parizoto R.A Maria Fernanda Delbon Mayra Larissa M. Yoshida R.A – Rosana S. Conçolaro – RA Taynara Maria Manin Professor. Dr. José Ricardo Soares de Oliveira