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Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL Turma 8 – Julho de 2014 Melhoria da Atenção à Pessoa com Hipertensão e ou Diabetes na ESF XV Fátima,
Transcrição da apresentação:

Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL Turma 8 – Julho de 2014 Melhoria da Atenção à Pessoa com Hipertensão e ou Diabetes na UBS Jesus Franco Pereira Município Alegrete/RS. Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix Pelotas, 2015

Introdução Caraterização do Municipio Localização: Estado Rio Grande do Sul. População Total: 78.768 Sistema de Saúde: SUS

Alegrete/RS.

Introdução Caracterização da ESF Localização: Rua Padre Landel de Moura 973, Município Alegrete/RS População: 4.000 Equipe: ESF Jesus Franco Pereira Estrutura física:

Introdução A hipertensão e diabetes são doenças crônicas não transmissíveis motivo de consulta muito frequentes na UBS. E muito importante o controle na APS dos pacientes com estas doenças para que tenham as consultas, exame clínico e exames laboratoriais em dia, promoção de saúde, orientações sobre o manejo adequado da sua doença.

Introdução A ação programática escolhida como foco do projeto de intervenção para ser trabalhado na área, foi hipertensão e diabetes, pelo elevado número de pacientes com estas doenças e pelo pouco controle que temos e conhecimento próprio de sua doença.

Local da intervenção

Objetivo geral: Melhorar a atenção de hipertensos e ou diabéticos na ESF Jesus Franco Pereira Município Alegrete/RS.  

Objetivos específicos Objetivo 1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Objetivo 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Objetivo 5. Mapear o risco dos hipertensos e diabéticos para doença cardiovascular. Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

Logística 1 – Protocolo a ser utilizado: Manual Técnico de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde, Brasília, 2013. Instrumento de monitoramento e coleta de dados: Ficha espelho, listas de presença para os grupos, planilhas e prontuário da Unidade.

Metodologia Capacitações da equipe conforme o protocolo, 2013; Grupos na comunidade; Atendimento em grupo e individual; Agendamentos e atendimento a demanda espontânea; Atribuições a cada profissional; Preenchimento de fichas de avaliação;

Resultados Objetivo 1: Objetivo 1. Ampliar a cobertura de atenção à saúde do hipertenso da área da unidade de saúde para 90%. Meta 1.1: Ampliar a cobertura de atenção à saúde do hipertenso da área da unidade de saúde para 90%. Mês 1: cadastrados 149 hipertensos colar o gráfico (24,5%). Mês 2: cadastrados 326 hipertensos (53,6%). Mês 3: cadastrados 568 hipertensos (93,4%).

Resultados Meta 1.2: Ampliar a cobertura de atenção à saúde do da área diabético na unidade de saúde para 85%. Mês 1: cadastrados 33 diabéticos (22.0%). Mês 2: cadastrados 65 diabéticos (43,3%). Mês 3: cadastrados 95 diabéticos (63,3%).

Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento dos usuários com hipertensão arterial e diabetes mellitus. Meta 2.1: foi realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados. Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Resultados Meta 2.2: foi de garantir a 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Resultados Meta 2.3: foi de priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Resultados Meta 2.4: foi priorizar a realização de avaliação bucal quanto a necessidade de atendimento odontológico no 100% dos hipertensos e ou diabeticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Resultados Mês 1: 0 hipertensos e 0 diabéticos faltosos. Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e diabéticos ao programa. Meta 3.1: foi buscar 100% dos hipertensos e ou diabeticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Mês 1: 0 hipertensos e 0 diabéticos faltosos. Mês 2: 35 hipertensos e 5 diabéticos faltosos (100%). Mês 3: 0 hipertensos e diabéticos faltosos.

Resultados Objetivo 4:Melhorar o registro das informações dos pacientes com hipertensão e/ou diabetes. Meta 4.1: foi manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doenças cardiovascular. Meta 5.1: foi realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Resultados Objetivo 6: Promover saúde em pacientes com hipertensão e diabetes. Meta 6.1: foi garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e ou diabeticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Resultados Meta 6.2 foi garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos e ou diabeticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Resultados Meta 6.3: foi garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Resultados Meta 6.4: foi garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos e ou diabeticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 149 hipertensos e 33 diabéticos (100%). Mês 2: 326 hipertensos e 65 diabéticos (100%). Mês 3: 568 hipertensos e 95 diabéticos (100%).

Discussão O projeto ajudo melhor a qualidade de atenção aos hipertensos e diabeticos. Foi ampliada a cobertura do programa de atenção aos hipertensos e diabeticos. O 100% dos usuários cadastrados tem exames complementares em dia, exame clinica, estratificação de risco cardiovascular, avaliação bucal, prescrição de medicamentos da farmacia popular/ hiperdia, e orientações gerais.

Discussão Todos os trabalhadores receberam capacitação para oferecer atenção de mais qualidade. As ações realizadas foram inseridas na rotina diária da UBS, e continuamos ampliando a cobertura de atenção às pessoas com diabetes. A comunidade está muito satisfeita com o trabalho desenvolvido, sendo estabelecido o compromisso de continuar com as ações e desse jeito seguir melhorando a qualidade do serviço.

Reflexão sobre o processo de aprendizagem Foi uma oportunidade para ampliar os meus conhecimentos. Ajudo a integrar ainda mais meu trabalho e o de todos os trabalhadores do posto. Foi possível conhecer os principais problemas de saúde da comunidade e encaminhar o nosso trabalho para brindar uma atenção de qualidade. Facilitou muito para eu conhecer melhor o trabalho e funcionamento da UBS.

Referencias utilizadas BRASIL, Ministério da saúde. Manual Técnico de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde, Brasília, 2013.

Grupo de hipertensos e diabéticos

Atendimentos individuais

Capacitação da equipe