TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

A evolução do Conhecimento
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO
Metodologia Científica
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CIÊNCIA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FONTES DO CONHECIMENTO JURÍDICO
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
Conhecimento: da definição aos tipos
O que é conhecimento?.
Contexto histórico - “A modernidade”
Teoria do Conhecimento
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.
ROBERT SARAIVA MATOS. Metodologia Científica?  Meta = ao largo; odos = caminho; logos = estudo Uma forma concreta de buscar o conhecimento!  E o que.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE COMPONENTES COM JAVA ENTERPRISE DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria Odaisa Espinheiro.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
TIPOS DE CONHECIMENTO
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Fundamentos das Ciências Sociais
Método Científico – Parte I
Qual a origem e a possibilidade do conhecimento?
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
METODOLOGIA DA PESQUISA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Introdução ao estudo da Psicologia
Filosofia Conceitos gerais.
Parte 1 O conhecimento científico
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Metodologia Científica
A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Metodologia Científica e Tecnológica
HISTÓRIA, CRÍTICA, TEORIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO – UNIFRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS
Pesquisa e Prática em Educação II
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
Trabalhos científicos
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
Conhecimento e Verdade
ESTÉTICA 1.
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Lucius Annaeus Seneca (Filósofo Romano)
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Aula 4 IEEC- Joana Andrade
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PESQUISA QUALI/QUANTI
Introdução à Metodologia Científica Prof. Ms. Rafaela Pinheiro Lacerda Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
A evolução do Conhecimento
Profª. Regina Célia Veiga da Fonseca
Aula: Renascimento e Modernidade
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
32 Metodologia Onde fazer? Como? Com quê? Quanto? Quando? METODOLOGIA CIENTÍFICA PROF. DRA. SIDERLY C. D. ALMEIDA
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Aula 07 CursoDireito. Conteúdo 1.Método e Metodologia 2.Teoria 3.Técnicas de Investigação Científica.
Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente
O IDEALISMO OBJETIVO DE SCHELLING
Transcrição da apresentação:

TIPOS DE CONHECIMENTOS

OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3. Enquadrar os diferentes conhecimentos numa tipologia de conhecimento.

EXISTEM QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTOS  CONHECIMENTO POPULAR, VULGAR, EMPÍRICO OU SENSO COMUM;  CONHECIMENTO RELIGIOSO;  CONHECIMENTO FILOSÓFICO;  CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

CONHECIMENTO POPULAR, VULGAR, EMPÍRICO OU SENSO COMUM É o conhecimento do dia a dia e se obtém pela experiência cotidiana. Esse tipo de conhecimento não busca as causas dos fenômenos e não se constitui como produto de uma reflexão, justamente por nascer da tentativa dos indivíduos em resolver problemas da vida diária. Por exemplo: o homem do campo sabe plantar e colher de acordo com os ensinamentos e os costumes locais ou trazidos por gerações, que se transformam lentamente de acordo com os acontecimentos casuais com os quais ele se depara.

Suas características são:  superficial por conformar‐se com a aparência;  sensitivo e valorativo por ser referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária;  subjetivo, pois é o próprio sujeito quem organiza suas experiências e conhecimentos;  acrítico, pois a pretensão de que esses conhecimentos o seja não se manifesta sempre de uma forma crítica;  assistemático por basear‐se na ʺ organização ʺ particular das experiências próprias do sujeito cognoscente e não em uma sistematização das ideias;  verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia a dia;  e, finalmente, falível e inexato, pois se conforma com a aparência e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto. Em outras palavras, não permite a formulação de hipóteses sobre a existência de fenômenos situados além das percepções objetivas.

CONHECIMENTO RELIGIOSO  Este tipo de conhecimento apoia‐se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas);  É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino;  Suas evidências não são verificáveis: está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado;  Assim, o conhecimento religioso parte do princípio de que as ʺ verdades ʺ tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em ʺ revelações ʺ da divindade.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO O conhecimento filosófico distingue os valores que norteiam as ações humanas.  Ele é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser submetidas à observação, ʺ as hipóteses filosóficas baseiam‐se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação ʺ ; por este motivo,  o conhecimento filosófico é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas não podem ser confirmados nem refutados, ao contrário do que ocorre no campo da ciência;  É racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logica‐ mente correlacionados;  É sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam a representação coe‐ rente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê‐la em sua totalidade;  É infalível e exato, já que seus postulados, assim como suas hipóteses, não são submetidos ao decisivo teste da observação (experimentação).

CONHECIMENTO CIENTÍFICO  O conhecimento científico é crítico, rigoroso, objetivo, nasce da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas.  É real (factual) porque lida com ocorrência ou fatos;  É contingente e objetivo, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência;  É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente;  É racional, por consistir em um conjunto de enunciados logicamente correlacionados;  É verificável, visto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbitoda ciência;  É falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo,  É aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

TAREFA: Depois de assistir o vídeo diga de que tipo de conhecimento se trata e porque.