Gestão da Cadeia de Suprimentos Rafael Lima Aula 10.

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Gestão da Cadeia de Suprimentos Rafael Lima Aula 10

Introdução O meio de transporte de produtos tem grande impacto nos custos logísticos Devemos conhecer as características dos modais de transporte para saber qual selecionar Aspectos como prazos de entrega e níveis de estoque são influenciados pelas decisões de modais 2

Vamos analisar os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário Podemos usar diversos critérios para avaliar os modais de transporte: –Velocidade –Disponibilidade –Confiabilidade –Capacidade –Frequência 3 Introdução

Avaliação dos Modais Velocidade –Refere-se ao tempo decorrido de movimentação em uma dada rota, também conhecido como transit time, sendo o modal aéreo o mais rápido de todos. 4 Processamento no porto de origem Processamento no porto de destino Transit time -

Disponibilidade –Capacidade que um modal tem de atender qualquer par origem-destino de localidades. –Como você avaliaria a disponibilidade dos seguintes modais? 5 Rodoviário Ferroviário Marítimo Avaliação dos Modais

Confiabilidade –Refere-se à variabilidade potencial das programações de entrega esperadas ou divulgadas –Variações no clima, nos tempos de processamento, alfândegas –Alta confiabilidade: dutoviário –Baixa confiabilidade: marítimo e ferroviário 6 Avaliação dos Modais

Capacidade –Refere-se à possibilidade de um modal de transporte de lidar com qualquer requisito de transporte, como tamanho e tipo de carga. 7 Marítimo Grande capacidade Aéreo Baixa capacidade Avaliação dos Modais

Frequência –Está relacionada à quantidade de movimentações programadas. –Alta frequência: dutoviário (contínuo) e rodoviário. –Baixa frequência: ferroviário, marítimo e aéreo. 8 Avaliação dos Modais

Modal rodoviário –Modal dominante no transporte de cargas no Brasil Possui diversas vantagens: –Transporte porta a porta –Frequência e disponibilidade –Movimentação de curta distância –Flexibilidade de rotas e vias –Flexibilidade de carga 9 Modal Rodoviário

Desvantagens do modal rodoviário: –Custo mais elevado em comparação com os modais ferroviário e aquaviário; –Capacidade de carga reduzida; –Alto grau de poluição no meio ambiente; –Alto custo de manutenção e ampliação da malha rodoviária. 10 Modal Rodoviário

Tipos de frete: –Carga incompleta (LTL – Less than Truck Load): o frete é calculado pela quantidade transportada e pela distância; –Carga completa (TL – truck load): o frete é cobrado pelo caminhão todo e não com base na quantidade transportada. As tarifas variam de acordo com a distância. 11 Modal Rodoviário

Malha rodoviária brasileira 12 Rodovias planejadas Km (7,6%) Rodovias Estaduais Km (54,4%) Rodovias Municipais Km (13,2%) Rodovias Federais Duplicadas Km (8,3%) Rodovias Federais em Duplicação Km (2%) Rodovias Federais em Pista Simples Km (89,7%) Modal Rodoviário Rodovias Federais Km (32,4%) Total de Rodovias Km Rodovias não pavimentadas Km (80,4%) Rodovias pavimentadas Km (12%)

Densidade da malha rodoviária pavimentada 13 Modal Rodoviário

Modal Ferroviário Modal ferroviário –Grande capacidade de carga –Adequado para médias e longas distâncias –Valor de frete reduzido –Ideal para produtos de baixo valor agregado 14

Desvantagens do modal ferroviário –Baixa densidade do modal ferroviário –Baixa disponibilidade e flexibilidade –Altos custos de investimento necessários para ampliar a infraestrutura existente –Longo tempo de transporte (viagem + movimentação) –Diversas “bitolas” impedem a integração do sistema de transporte 15 Modal Ferroviário

16 Ferrovias Brasileiras Modal Ferroviário

Modais de Transporte Principais produtos transportados: 17 ProdutoParticipação (%) Minério de ferro63% Soja e farelo de soja8% Indústria siderúrgica7% Carvão/Coque4% Produção agrícola3% Granéis minerais2% Combust./ Deriv. Petr. / Álcool2% Outros11% Fonte: Confea (2008)

Modal Aquaviário Modal aquaviário / hidroviário –Inclui os transportes fluviais e marítimos. –Transporte de grandes cargas com baixa razão valor-peso e não perecíveis. –Custos de estocagem dos produtos não podem ser elevados. –Modal mais utilizado na exportação de produtos 18

Desvantagens do modal aquaviário –Transporte lento e com grandes incertezas no tempo de processamento nos portos e alfândegas. –Lentidão e dificuldade de acesso aos portos. –Geralmente necessitam da combinação com outros modais. –No Brasil, há poucos rios navegáveis, o que dificulta o transporte fluvial. 19 Modal Aquaviário

Modal Aéreo Modal aéreo –Transporte muito rápido, porém nem sempre o tempo de manuseio também é rápido. –Usado para produtos com alta razão valor-peso ou valor-volume. –Tarifas mais caras em comparação com os demais modais. –É o modal menos utilizado, com menos de 1% no transporte mundial de cargas. 20

Modal aéreo –Possui boa confiabilidade e disponibilidade. –Possui baixa capacidade de carga total, sendo usado para cargas menores. –A tendência é o surgimento de aeroportos exclusivos para carga, com integração a outros modais. 21 Modal Aéreo

Modal Dutoviário Modal dutoviário –Transporte que utiliza tubulações para mover produtos líquidos e gasosos. –Trata-se de um modal de baixo custo de operação. –Baixa flexibilidade e disponibilidade. 22

Custos logísticos no Brasil Matriz de transportes no Brasil 23 ModalMilhões de TKUParticipação (%) Rodoviário ,09% Ferroviário ,73% Aquaviário ,59% Dutoviário ,19% Aéreo3.1690,40% Total ,00% Fonte: Relatório Anual CNT Publicado em: Março de 2012

Comparação Brasil x EUA 24 Custos logísticos no Brasil

Gestão da Cadeia de Suprimentos Rafael Lima Atividade 10

Responda as questões a seguir sobre os modais de transporte: a)Discuta os modais rodoviário e ferroviário com relação aos tamanhos de carga e distância de transporte. b)Qual é a relação entre a escolha dos modais de transporte e as quantidades de estoques resultantes dessa escolha? c)Que modal você considera mais adequado para a exportação de carnes do Brasil para a Europa? Por que? 26

Letra A Resposta: O modal rodoviário é apropriado para cargas menores e com entregas em curtas ou médias distâncias. Já o modal ferroviário é mais apropriado para entregas distantes, envolvendo cargas de maior volume. Existe uma área de competição entre o modal rodoviário e ferroviário, na qual temos distâncias médias e cargas de volume médio. Nesses casos, a disponibilidade de malha ferroviária ou rodoviária determinará a escolha do modal. 27

Comparação entre os modais ferroviário e rodoviário 28 Fonte: CNT(2013)

Letra B Resposta: Modais de transporte tendem a oferecer diferentes índices de rapidez e confiabilidade. Em geral, modais mais rápidos e confiáveis tendem a reduzir estoques de segurança e em trânsito, porém são mais caros. Por outro lado, modais mais lentos e pouco confiáveis levam ao aumento do estoque na cadeia. 29

Letra C Resposta: A exportação de carnes é feita principalmente por navios, dentro de contêineres refrigerados. O emprego de navios é justificado pelo baixo frete, dado que o produto é de baixo valor agregado. Além disso, exportações de carne são feitas em grande volume, o que justifica o uso de contêineres. 30