AULA 5 CONHECENDO A ÁREA DE MERCADO

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Transcrição da apresentação:

AULA 5 CONHECENDO A ÁREA DE MERCADO

MERCADO: é o conjunto de todos os compradores reais e potenciais de um produto;(KOTLER,1998:134)………………… MERCADO DISPONÍVEL: é o conjunto de consumidores que tem interesse, renda e acesso a determinada oferta; (KOTLER, 1998:134)………….. ……………… ÁREA DE MERCADO: delimitação geográfica do mercado disponível, que será atendida pela empresa. (SPINOLA,2000:133)……………………………..

VARIÁVEIS UTILIZADAS PARA ANALISAR O POTENCIAL DA ÁREA DE MERCADO POPULAÇÃO Contingente atual e sua taxa de crescimento; Estratificação por sexo, escolaridade, faixa etária, religião, etc. (quando aplicado) RENDA Capacidade de pagamento e taxa de crescimento; Distribuição dos rendimentos (geográfica, por gênero, etc.)

VARIÁVEIS UTILIZADAS PARA ANALISAR O POTENCIAL DA ÁREA DE MERCADO RELAÇÃO DO ESPAÇO COM A LINHA DE PRODUTOS Fatores que possam dificultar a colocação dos produtos. Ex: Aumento da expectativa de vida da população da área de mercado impacta positivamente no comércio de remédios.

DEMANDA DE MERCADO para um produto é o volume total que seria comprado por um grupo definido de consumidores em determinada área geográfica, em período de tempo definido, em ambiente de marketing definido, sob determinado programa de marketing. (KOTLER, 2005:132) DEMANDA DA EMPRESA é sua participação na demanda de mercado em níveis alternativos ao seu esforço de marketing. (KOTLER, 2005:132)

Demanda de Mercado Máxima é o POTENCIAL TOTAL DE MERCADO ou o volume máximo de vendas que pode ser registrado em uma dada área geográfica. Conhecido pela fórmula seguinte: Q=nqp Preço Médio unitário Quantidade média comprada – Ticket médio Potencial Total de Mercado Número de compradores do produto

ETAPAS PARA A ANÁLISE DA DEMANDA Análise da Série Histórica (usualmente os dados dos 5 últimos anos) Análise da tipologia dos consumidores (comportamento de compra) Projeção da tendência histórica (para os próximos 5 anos)

EXEMPLO: Evolução Histórica da População de Salvador (00-05) ANO POPULAÇÃO TAXA DE CRESCIMENTO 2000 2.442.102 - 2001 2.485.702 1,75 2002 2.520.504 1,38 2003 2.556.429 1,41 2004 2.631.831 2,87 2005 2.673.560 1,56 Total 15.310.128 9,47 Fonte: IBGE, Censos Demográficos – Elaboração Própria

EXEMPLO: Evolução Histórica da População de Salvador (00-05)

ESTUDO DE MERCADO PARA PRODUTOS NOVOS Procedimentos Analíticos Estruturar a pesquisa de mercado, selecionando amostra significativa. Recorrer a um mercado de prova, testando a reação dos consumidores. Analisar os aspectos relativos a demanda de adaptação, expansão e reposição (no caso dos bens de consumo durável). Examinar e analisar o comportamento dos produtos similares ou assemelhados no mercado Examinar e analisar o comportamento de eventuais produtos complementares no mercado Examinar o comportamento do mercado em outros papeis que comercializem o produto e que possuam estrutura sócio- cultural e econômica passível de comparação

INFORMAÇÕES DO ROTEIRO QUE JÁ PODEM SER PREENCHIDAS 2.1 – Análise do Produto 2.1.1 – descrição detalhada do produto, suas características técnicas e utilização, sob o prisma mercadológico; 2.1.2 – identificação dos eventuais similares, substitutos complementares e avaliação do impacto que podem estes exercer sobre a demanda do produto; 2.1.3 – discriminação de eventuais subprodutos e suas implicações na viabilização mercadológica do produto; 2.1.4 – considerações sobre o ciclo de vida do produto.

INFORMAÇÕES DO ROTEIRO QUE JÁ PODEM SER PREENCHIDAS 2.2 – Área do Mercado 2.2.1 – delimitação geográfica da área do mercado e justificativa da opção realizada; 2.2.2 – análise da população-alvo, projeção do seu crescimento no horizonte temporal; 2.2.3 – análise da estrutura e das tendências de comportamento da renda da população-alvo no período compreendido no horizonte temporal.

INFORMAÇÕES DO ROTEIRO QUE JÁ PODEM SER PREENCHIDAS 2.3 – Análise Histórica da Demanda 2.3.1 – estudo de séries históricas de consumo; 2.3.2 – indicadores de consumo, coeficientes de consumo per capita (dados de pesquisa direta junto ao varejo e a amostras de consumidores); 2.3.3 – identificação de fatores comprobatórios de demanda insatisfeita (gênero: pedidos em carteira);

FONTES DE INFORMAÇÃO RECOMENDADAS IBGE – Censos Demográficos; IBGE – Pesquisa do Orçamento Familiar; Associações Comerciais, Clubes de Diretores Lojistas, Sindicatos e Associações de Classe Pesquisa direta.