DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Advertisements

Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
Piaget- Teoria Psicogenética
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Concepções de Aprendizagem.
Psicologia Histórico-Cultural
Quando falamos em aprender...
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Teoria Psicogenética de Piaget

que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Está sujeita a três elementos fundamentais:
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Planejando aulas para a geração Y

O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
1.Contribuições de Piaget para a educação.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR

Atividade complementar 04
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Vygotsky e o Sócio-interacionismo

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Introdução ao processo de aprendizagem
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET Piaget não aceita em suas provas "ajudas externas", por considerá-las inviáveis para detectar e possibilitar a evolução mental do sujeito. Vygotsky não só as aceita, como as considera fundamentais para o processo evolutivo. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET Um dos pontos divergentes entre Piaget e Vygotsky está centrado na concepção de desenvolvimento: A teoria piagetiana considera o desenvolvimento em sua forma retrospectiva, isto é, o nível mental atingido determina o que o sujeito pode fazer. A teoria vygotskyana, considera desenvolvimento na dimensão prospectiva, ou seja, enfatiza que o processo em formação pode ser concluído através da ajuda oferecida ao sujeito na realização de uma tarefa. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

PIAGET X VYGOTSKY Piaget leva em conta o desenvolvimento como um limite para adequar o tipo de conteúdo de ensino a um nível evolutivo do aluno. Vygotsky estabelece que o conteúdo é uma seqüência que permite o progresso de forma adequada, impulsionando novas aquisições, sem esperar a maturação "mecânica“. É desta concepção que Vygotsky afirma que a aprendizagem vai à frente do desenvolvimento. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

PIAGET E VYGOTSKY Para Vygotsky, as potencialidades do indivíduo devem ser levadas em conta durante o processo de ensino - aprendizagem. A partir do contato com uma pessoa mais experiente e com os apectos histórico-culturais, as potencialidades do aprendiz são transformadas em situações que ativam os esquemas processuais cognitivos e comportamentais, este convívio produz no indivíduo novas potencialidades, num processo dialético contínuo. A teoria de Piaget é de etapas, que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

VYGOTSKY E PIAGET A aprendizagem impulsiona o desenvolvimento; A escola deve dirigir o ensino para etapas ainda não alcançadas pelos alunos, funcionando como incentivadora de novas conquistas e desenvolvimento potencial do aluno. Para Piaget é na interação organismo-meio que acontece a organização interna e a adaptação ao meio. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

PIAGET A adaptação ocorre através da assimilação e acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estágios de desenvolvimento. Principais objetivos da educação: Formar de homens "criativos, inventivos e descobridores; Pessoas críticas e ativas na busca da construção da autonomia;  Construir o sujeito ativo que compara, exclui, ordena, categoriza, classifica, reformula, comprova, formula hipóteses, etc... em uma ação interiorizada (pensamento) ou em ação efetiva (segundo o seu desenvolvimento). Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Piaget E a aprendizagem Os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados no aluno, partir das atividades do aluno. Primazia de um método que leve ao descobrimento por parte do aluno ao invés de receber passivamente através do professor. A aprendizagem é um processo construído internamente e depende do nível de desenvolvimento do sujeito. É um processo de reorganização cognitiva. Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Profª drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

VYGOTSKY Segundo Vygotsky, a evolução intelectual é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de conhecimento para outro. Desenvolveu o conceito de ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, que é a distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo mas ainda não foi atingido. O meio é sempre revestido de significados culturais. Por exemplo, armário (meio) não tem sentido em si. Só tem o sentido cultural, que lhe damos. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

DIFERENÇAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET Para Vygotsky, é a aprendizagem que gera o desenvolvimento. Em suas palavras, "o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis". Piaget, ao contrário, defende que é o desenvolvimento progressivo das estruturas intelectuais que nos torna capazes de aprender.   Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira