Administração de Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alex Santos Elizeu da Silva José Sousa Luiz Felipe Marcele Damires.
Advertisements

SEMINÁRIO TÉCNICO Novos Produtos Impulsionados pela Impressão Digital Impresso interativo: Conectando o impresso às mídias eletrônicas.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
SISTEMA WEB PARA EMISSÃO DE PEDIDOS ON-LINE APLICADO A UMA PAPELARIA Eduardo Alex Thomsen Orientador: Wilson Pedro Carli.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Emitindo seu Certificado Digital e-CPF | e-CNPJ | NF-e.
Negócios Eletrônicos Goiânia - Goiás Estácio – Neg. Eletrônicos Prof: Daniel Gomes de Oliveira
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Tecnologia da informação Aula 8 – E-Commerce Profº Erich Turma 6-A Noturno.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI Curso: ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA Disciplina: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA.
COMO FUNCIONA O MARKETING MULTINIVEL DA EMPRESA POLOMARK?
7. DISTRIBUIÇÃO INTERNAIONAL
Tecnologia e Praticidade
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e PESQUISA DE MARKETING Aula 9
Critérios de Desempenho
MARKETING HOLÍSTICO Com as novas tecnologias e o acesso à internet facilitado, o consumidor está mudando bastante ao longo dos anos.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Administração de serviços 7º período
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
PROFISSÕES CONTEMPORÂNEAS DA ARTE
Contabilidade Empresarial
Projeto Convergência Philips/Ingram Micro
NOVAS TECNOLOGIAS 4.4 COMUNICAÇÃO.
Tema 5 – Arquitetura de Banco de Dados
Novos Instrumentos Comerciais e Financeiros
Marketing Planejamento Estratégico em Logística
Tecnologias de Informação e Comunicação
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web
Clube de Vantagens oferece Descontos e Prêmios
E - Commerce.
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Ismael Lazzaretti Michel Lopes Mariana Fleck
AULA 3.
Comportamento do Consumidor
Luis Fernando Fachinelli Caique Maciel
SIM – Sistemas de Informação em Marketing
QUADRO DE VALORES RECEBIDOS
PLANEJAMENTO DE VENDAS
MARKETING BUSINESS TO BUSINESS
Gestão da Logística de Distribuição
Dr. Walter Galhardo Tarcha
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
CECRISA CRED.
Projeto de Segurança da Informação
Vendas Call Center.
Curso Técnico em Informática
“Internet como canal para novos negócios”
Sistema Parametrizável de Pesquisa 
Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC
Prof. Alberto Martins Júnior
Fundamentos de Sistemas de Informação
Acessibilidade, Usabilidade e Navegabilidade
MICROECONOMIA PONTO DE EQUILIBRIO
Operação Convencional
Logística e Gerenciamento da
EMPREENDEDORISMO.
EMPREENDEDORISMO.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e.
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
ERP - Enterprise Resource Planning
Av. Genaro de Carvalho, 151 Cob. 303 – Recreio dos Bandeirantes
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

Administração de Sistemas de Informação Aula 8 Helcimara Souza

Comércio Eletrônico (E-commerce) De maneira bem simples, o comércio eletrônico trata do uso da internet, particularmente dos sistemas web para condução de negócios. Formalmente, diz respeito às transações realizadas digitalmente entre empresas e pessoas ou entre empresas.

E-business e e-commerce E-commerce versus e-business e-commerce – o processo de comprar, vender, transferir ou trocar produtos, serviços ou informações, usando sistemas em rede, principalmente a internet. e-business – é uma definição mais ampla de e-commerce que envolve o atendimento aos clientes, colaboração com parceiros, oferecimento de serviços etc.

Configurações do E-Commerce Classificadas em 3 dimensões: um produto pode ser físico ou digital, o processo pode ser físico ou digital, o agente de remessa pode ser físico ou digital. No comércio tradicional três são físicas. Organizações físicas  organizações de tijolo-cimento. E-commerce todas são digitais  organizações virtuais. Organizações clique-e-cimento  há dimensões físicas e digitais. São e-commerce parcial.

Exemplos de organizações E-commerce parcial: organização clique-cimento: Submarino (www.submarino.com.br), comprar um produto (um livro), o produto é físico, o processo é digital e o agente de remessa, os correios é físico. Um exemplo de organização virtual é o UOL Megastore (http://megastore.uol.com.br), pois o produto é digital (música), o processo de venda é digital e o agente de remessa (Internet) é digital.

Tipos de comércio eletrônico B2C (Business-toconsumer) vendedores são as empresas e os compradores são pessoas; B2B (Business-tobusiness) vendedores e os compradores são empresas. c-commerce (Comércio Colaborativo) parceiros colaboram ao invés de comprar ou vender. Ao invés da empresa manter um estoque físico grande, pode mantê-lo virtualmente usando SI interligados com seus fornecedores. C2C (Consumer-toconsumer) vendedores e compradores são pessoas. Site de leilões como mercado livre ou ebay. G2C (Government-tocitizens) uma unidade governamental oferece seus serviços para cidadãos via tecnologias usadas no e-commerce. m-commerce (Comércio móvel) quando o e-commerce ocorre “sem fio” como por Wi-Fi, celular, podemos chamar de m-commerce.

Tipos de comércio eletrônico enext.com.br/ http://enext.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/05/tipos_de_empresas_ecommerce1.jpg

Outros tipos de comércio eletrônico http://mazzoni.blog.com/ http://mazzoni.blog.com/files/2010/09/Presentation24.jpg

As empresas e o e-commerce O e-commerce relaciona-se com diversas áreas na empresa: Contabilidade; Mercados financeiros – títulos online; Marketing – mundo real e virtual; Movimentação de pessoas - RH; Movimentação Logística. A cadeia produtiva e o gerenciamento de manufatura e operações também são afetados pelas mudanças do e-commerce, principalmente pela personalização.

As “pessoas” e o e-commerce O e-commerce muda a forma com que adquirimos produtos, conhecimentos, experiências: Baixo custo dos PCs; Facilidades de acesso a grande rede; Explosão das redes móveis e Wirelles; Dispositivos cada vez mais potentes; Cultura do mundo digital. A internet possibilitou várias evoluções tecnológicas, popularizando o comércio virtual. As empresas estão atentas a esta onda crescente de novos e possíveis clientes.

Alguns modelos de negócio de comércio eletrônico Sistema de proposta eletrônico Faça seu próprio preço Encontre o melhor preço – sites de busca de $ Monte seu produto Marketing viral Compra em grupo (e-coops) Leilões online Mercados e câmbios eletrônicos Trocas online

Fatores de Sucesso no Comércio Eletrônico Segundo O’BRIEN e MARAKAS (2007) Oferta e Valor: preços competitivos, garantias de satisfação e atendimento pós-venda; Serviço e Desempenho: boa navegação e ; Aspecto e Sensação: sensação de que está na loja real e condições de melhor visualizar os produtos; Anúncios e Incentivos: direcionamento de anúncios ao público-alvo específico; Atenção Pessoal: personalizar a visita do usuário; Comunidade de Relacionamento: indicar grupos que compraram os mesmos produtos; Segurança e Confiabilidade: garantir ambiente seguro.

Relação do E-commerce com o CRM Contribui para que as empresas possam construir fortes vínculos com seus clientes e alcançarem vantagem competitiva através da personalização do atendimento e da oferta de produtos. É necessário interpretá-lo como uma combinação de pessoas, processos e sistemas e não apenas um software.

Vantagens para empresas Inserção instantânea no mercado Facilidade na análise mercadológica Menores custos (equipe, logística, infraestrutura) Eliminação de intermediários Mais horas de operação Maior mercado

Vantagens para consumidores Maior variedade de produtos Maior diversidade de fornecedores e preços Melhoria no acesso a informações específicas Maior facilidade para comparação Disponibilidade geográfica Disponibilidade temporal Ausência de deslocamento, estacionamento etc. Imagem Endereço: http://gestion.pe/empleo-management/cinco-claves-futuro-comercio-electronico-2096933

Controle de acesso e segurança no e-commerce Sites de E-commerce tratam as questões relacionadas com segurança. Não basta implementar login e senha para cada usuário! Importante garantir que as transações tenham sigilo. Mecanismos que garantam ao usuário e a empresa que a transação será efetuada. Imagem: cadeado e Https: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://webinhost.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/09/4267358.jpg&imgrefurl=http://blog.webinhost.com.br/blog-dicas/certificado-ssl-seguranca-e-credibilidade-para-seu-site&h=300&w=400&tbnid=wmW_nh4_PE9eiM:&zoom=1&docid=EvformOxbdr1MM&ei=3Yo2Vb-7G6TisAT_q4DgDA&tbm=isch Cadeado no teclado – endereço: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://ima.ecommercenews.com.br/wp-content/uploads/2012/12/seguranca-ecommerce1.jpg&imgrefurl=http://ecommercenews.com.br/tag/seguranca&h=389&w=590&tbnid=1dYxFR4SmftiKM:&zoom=1&docid=yGNwXVhJNY7U-M&ei=-4o2VYDdG4u0sASX8oD4Cg&tbm=isch&ved=0CB0QMygCMAI

Meios de Pagamento no E-Commerce Cartão de Crédito: Nesta modalidade, o usuário preenche (digita) alguns dados pessoais que são solicitados, geralmente através de uma conexão segura (https), direto ao sistema da operadora do respectivo cartão. A operadora, após análise, aprova ou não a transação. Uma vez aprovada, a compra está finalizada. O percentual estimado de compradores que optam por esses meios chega a 67%.

Meios de Pagamento no E-Commerce Boleto Bancário: Impressão de boleto após a conclusão da compra. Pagamento via banco físico ou internet banking. Ainda é um meio de pagamento utilizado por muitos consumidores do e-commerce, por nem todos possuírem cartão de crédito ou débito. Ou por guardarem restrições (confiança e segurança) à utilização de cartões na Internet; O percentual estimado: gira em torno de 20%. Há custo para o lojista, por cada boleto gerado.

Meios de Pagamento no E-Commerce TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): Mais usado atualmente. A TEF permite que um usuário efetue, por exemplo, pagamentos a um estabelecimento comercial, por meio da troca de mensagens eletrônicas, usando computadores PDV (Ponto de Venda) e cartões magnéticos, sem a necessidade do uso de papel moeda, cheque ou qualquer outro meio físico.

Segurança no Comércio Eletrônico Aspectos de segurança, privacidade, autenticação e anonimato têm especial importância no e-commerce. Confidencialidade, confiabilidade e proteção das informações contra ameaças de segurança são um pré-requisito crítico para a sua funcionalidade.

Segurança no Comércio Eletrônico Aspectos de segurança, privacidade, autenticação e anonimato têm especial importância no e-commerce. Confidencialidade, confiabilidade e proteção das informações contra ameaças de segurança são um pré-requisito crítico para a sua funcionalidade.

Métodos de Segurança no E-Commerce Autenticidade, integridade e confidencialidade Criptografia; Protocolos de segurança – SSL; Firewall; Certificado ou assinatura Digital; Biometria.

Considerações sobre o E-Commerce wedesign.net.br http://www.e-commerce.org.br/stats.php Faturamento anual do e-commerce no Brasil - Bilhões

Administração de Sistemas de Informação Atividade 8 Helcimara Souza

1. Qual das modalidades de comércio eletrônico os usuários podem participar? 2. Você já “vendeu” algo pela internet?

2. Você já “vendeu” algo pela internet? - C2C  mercado livre, OLX Qual das modalidades de comércio eletrônico os usuários podem participar? 2. Você já “vendeu” algo pela internet? - C2C  mercado livre, OLX B2C (Business-to consumer) vendedores são as empresas e os compradores são pessoas; C2C (Consumer-toconsumer) vendedores e compradores são pessoas. Site de leilões como mercado livre ou ebay. G2C (Government-tocitizens) uma unidade governamental oferece seus serviços para cidadãos via tecnologias usadas no e-commerce.