ISO 9001:2000 www.ipem.sp.gov.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

Sistema de Gestão da Qualidade
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
5S JEFFERSON BUENO.
BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
5S´s - CONCEITOS PARA REVOLUCIONAR O GERENCIAMENTO
Metodologia dos 5s.
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
O início de uma grande mudança
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
PROGRAMA.
Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke.
História Conceito Total Profit Management
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
5S’s Princípios e regras.
“Somos o que repetidamente fazemos
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
PROGRAMA.
NOS CANTEIROS DAS OBRAS
O Enfoque básico desta metodologia é a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho que permite maior produtividade com qualidade. A representação.
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5 S.
PROGRAMA 5S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
5S 5S é o nome de uma filosofia de qualidade Originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das.
Programa 5S. 5S O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
TREINAMENTO EM 5S's1 BEM VINDO TREINAMENTO EM 5S’s 5S’s.
PROGRAMA 5S Treinamento 5S.
GESTÃO DA QUALIDADE Programas da Qualidade. Programas da qualidade Programas são uma serie de projetos Cinco S Seis Sigma CCQ Metodos e ferramentas de.
Programa 5S Tem como objetivo mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento para toda vida, trazendo como garantia a melhoria.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
Os 5 sensos da qualidade Prof. Edson Costa Aildefonso.
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
Luciano E. Moreira.
Informações importantes
SEMINÁRIO - SOBRE 5-S’s – Base da Qualidade Total
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
BEM VINDO 5S’s TREINAMENTO EM 5S’s TREINAMENTO EM 5S's.
Limpeza e Organização Setorial O que é um ambiente limpo e organizado para você?
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PROPORCIONA SAÚDE E..... Capacidade de aprenderDefesa contra doenças Energia para atividade física Comunicar Pensar Socializar-se.
ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial. ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial.
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
EMPRESA JUNIOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC
Gestão da Qualidade 2º Período
Profas MsC. Luiza Marly Freitas de Carvalho
Comércio Exterior. Introdução e Finalidade Esta cartilha foi elaborada pelo curso de Comércio Exterior para fornecer uma orientação às pessoas envolvidas.
Os 5S de si Celeste Sá
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013.
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
Figura: Seiri – Senso de Utilização
O que é 5(S)? u É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... u É a base de qualquer programa de qualidade. 5(S) ? 1.
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Curso Técnico em Segurança do Trabalho : modalidade EAD Título: Uma ideia que deu certo "IRENILDA MARIM NOGUEIRA RIBEIRO" > Irenilda Marim Nogueira Ribeiro.
Os 5s Sensos da Qualidade
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
Transcrição da apresentação:

ISO 9001:2000 www.ipem.sp.gov.br

PROGRAMA

O R I G E N S 1 9 5 0 JAPÃO DO PÓS GUERRA KAORU ISHIKAWA

O B J E T I V O S melhorar a qualidade de vida dos funcionários, transformando o ambiente da empresa, e a atitude das pessoas; aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios, e reduzindo custos.

5S O QUE É O PROGRAMA SEIRI DESCARTE SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA 5S

D E S C A R T E PARA QUE SERVE S E I R Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.

DESCARTE Verificar o que é útil e necessário. COMO PRATICAR Verificar o que é útil e necessário. Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor.

DESCARTE Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais RESULTADOS Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados. Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. Evita a compra desnecessária de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.

A R R U M A Ç Ã O PARA QUE SERVE S E I T O N Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.

ARRUMAÇÃO Analisar onde e como guardar as coisas. COMO PRATICAR Analisar onde e como guardar as coisas. Definir critérios para organizá-las. Definir lugar e modo adequados de guardá-las. Padronizar os nomes dos objetos. Criar um sistema de identificação visual. Manter tudo em seus lugares após o uso.

ARRUMAÇÃO Racionaliza os espaços. RESULTADOS Racionaliza os espaços. Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. Evita estoques em duplicidade. Racionaliza a execução das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.

1 25 6 50 45 14 34 9 37 13 21 17 42 30 18 49 22 46 5 41 33 29 2 38 26 10 15 35 48 32 3 12 36 20 16 52 31 43 27 40 51 11 39 44 28 47 8 7 4 24 23 19

L I M P E Z A PARA QUE SERVE S E I O Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.

LIMPEZA Fazer uma faxina geral. COMO PRATICAR Fazer uma faxina geral. Acionar regularmente o pessoal da limpeza. Acionar regularmente o pessoal da manutenção. Desenvolver hábitos de limpeza. Limpar os objetos antes de guardá-los.

LIMPEZA Conscientiza sobre a necessidade de manter RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável. Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos funcionários. Incrementa a qualidade de vida na instituição. Prepara o ambiente para a quarta fase.

S A Ú D E PARA QUE SERVE S E I K T U Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.

SAÚDE Praticar sempre os 3S anteriores. COMO PRATICAR Praticar sempre os 3S anteriores. Melhorar as condições ambientais de trabalho. Promover o respeito mútuo. Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal. Criar um ambiente de trabalho harmonioso.

SAÚDE Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. Eleva o nível de satisfação dos funcionários. Facilita as relações humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. Prepara o ambiente para a quinta fase.

D I S C I P L I N A PARA QUE SERVE S H I T U K E Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido.

DISCIPLINA Disciplinar a prática dos “S” anteriores. COMO PRATICAR Disciplinar a prática dos “S” anteriores. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informações. Cumprir as rotinas com paciência e persistência. Incorporar os valores do Programa 5 S. Criar mecanismos de avaliação e motivação. Participar dos programas de treinamento.

DISCIPLINA Elimina o controle autoritário e imediato. RESULTADOS Elimina o controle autoritário e imediato. Facilita a execução das tarefas. Propicia resultados de acordo com o planejado. Propicia o crescimento pessoal e profissional. Melhora os serviços e as relações pessoais. Prepara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes.

O “5 S” E A CIDADANIA REEDUCAÇÃO ADOÇÃO DE VALORES - ÉTICA APLICAÇÃO ABRANGENTE transcende o ambiente de trabalho REFLEXÃO sobre a ação do indivíduo enquanto cidadão TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE

Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania I S O 9 0 0 1 : 2 0 0 0 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO RESPEITO POR VOCÊ apresentação Assessoria Técnica de Divulgação e Publicações do IPEM-SP www.ipem.sp.gov.br