Meios de Comunicação Revista e Caricatura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRôNICA.
Advertisements

Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
- PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE - AVANÇO EM TODAS AS DISCIPLINAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. - CONSTRUÇÃO DE VALORES. - EXERCÍCIO.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO Pesquisando sobre o TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
Carta do Leitor O que você deve saber sobre a carta do leitor:  Compreender a estrutura e os recursos linguísticos.  Perceber as marcas linguística do.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Educação Híbrida na Escola.
Meios de Comunicação em massa.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
Formação Ética e Cristã
Texto, gênero e discurso
Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos
Aulas Multimídias – Santa Cecília
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
FALADOR Programa que lê os textos em português e apresenta, simultaneamente no ecrã, a imagem dos lábios a movimentarem-se. Pode ser utilizado para estimular.
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Software de Comunicação Aumentativa
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
CONTO E CRÔNICA.
Acadêmicas: Anna Clara de Oliveira Carling Nayara Caroline Anderle
Definição O método de análise de conteúdo é um conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos É um método de análise textual que se.
Resumo PARTE 1.
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Gêneros de Divulgação científica:
Assessoria de Imprensa História
Comunicação e expressão
Análise e Produção de Reportagem
Habilidade X Relacionamentos: receitas para o sucesso
Funções da Linguagem Profª Suzete
Envio de marketing Programa e-marketing Envio de marketing.
Trabalhos científicos
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Gestão de Pessoas.
Apreensão e compreensão de sentidos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Na aula passada Tipos de parágrafo de desenvolvimento
PIADA A aula de hoje será uma piada!. Recado aos mau humorados... Vídeo da irmã...
Carta do Leitor.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
Aspectos de coesão textual
Texto argumentativo: artigo de opinião
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
Transcrição da apresentação:

Meios de Comunicação Revista e Caricatura

Surgimento da Revista Surgiu na Alemanha, no século 17, no ano de 1663; Foi denominada como Erbauliche Monaths-Unterredungen, que significa "Edificantes Discussões Mensais“; Criada por um teólogo e poeta chamado Johann Rist, essa foi a primeira revista de que se tem notícia.

Primeira revista com gravuras Em 1842 o inglês Herber acreditava que revistas ilustradas seriam um sucesso. The Illustrated London News foi a primeira revista a utilizar gravuras para acompanhar o texto dos artigos.

Revista pioneira no Brasil Em 1928, surgiu uma das revistas mais importantes do Brasil “O Cruzeiro”. Fundada pelo jornalista Assis Chateaubriand.

Uso de revistas na escola No Ensino Fundamental II, é muito importante o trabalho com revistas em sala de aula, pois: aproxima os alunos da realidade; demonstra as características, o formato, o projeto gráfico, a seleção de temas e o tratamento dado aos temas; aprimora as habilidades leitoras e conscientiza o papel interlocutor no âmbito social; reforça a finalidade da escrita como ato de interlocução e como e para quê da produção textual ganharão foco significativo.

Revistas utilizadas na escola Super Interessante Galileu Mundo Estranho Veja Época Aventuras na História

O papel do professor Cabe ao professor: desenvolver atividades leitoras; levantar hipóteses sobre o assunto observado nos diferentes gêneros textuais; assumir o papel de questionador; desenvolver habilidades sócio-comunicativas;

Caricaturas “O humor, numa concepção mais exigente, não é apenas a arte de fazer rir. Isso é comicidade, ou qualquer outro nome que se escolha. Na verdade, humor é uma análise crítica do homem e da vida. Uma análise não obrigatoriamente comprometida com o riso, uma análise desmistificada, reveladora, cáustica. Humor é uma forma de tirar a roupa da mentira, e seu êxito está na alegria que ele promove pela descoberta inesperada da verdade.” (Ziraldo)

O que é? gênero de cunho satírico; desenho que acentua detalhes ridículos; gênero de cunho satírico; reprodução gráfica de uma pessoa, animal ou coisa; Justin Bieber

Vídeo: Caricaturas de famosos http://www.youtube.com/watch?v=1rylPZ_7FVA

Caricatura de Daumier: Conferência de Londres de 1830 Como surgiu Já existiam principalmente a partir do século XVIII; Os ingleses James Gillray e Thomas Rowlandson eram alguns desses artistas considerados brilhantes caricaturistas; Caricatura de Daumier: Conferência de Londres de 1830

Uso da caricatura na escola Algumas atividades que podem ser propostas com alunos do Ensino Fundamental II: 1- Definir caricaturas e diferentes tipos de desenhos de humor. 2- Propor aos alunos atividades de descrição e de interpretação 3- Relacionar esses desenhos com alguma entrevista ou texto encontrado na internet, revistas, jornais e outros meios de comunicação.

Sugestões de atividades Caracterize a expressão fisionômica de Sarney. Qual é o sentido da fala de Sarney? O que essa caricatura denuncia?