Ato comunicativo e funções da linguagem/comunicativas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Funções da linguagem Professora: Jaqueline Resende.
REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M. T. La terminología: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona: Empúria, 1993.
A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E SEUS AXIOMAS PROF. FERNANDA VAZ HARTMANN.
Rádio Faced Web Sugestões para a nova programação.
Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Dicas de Português Produção Textual.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
FUNÇÕES DA LINGUAGEM UNIDADE 1 pp. 28 a 32.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
SABBAG,
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
SANDRA DINIZ COSTA FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Crônica Narrativa 9º. ANO
Gêneros Textuais Alunos: Ingrid Thalita, Izabelly Targino, Paola Oliveria, Wilker Alves.
(Ministério da Educação e Cultura)
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
Introdução aos Substantivos e Substantivos de 2ª Declinação
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
Arquitetura de Computadores
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Tecnologias e Linguagens
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
REVISÃO DE CONTEÚDO exercícios
SABBAG,
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DE LINGUAGEM
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação e expressão
Treinamento 1.
Função Conativa (apelativa)
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Funções da Linguagem.
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
Pedagogia Profa. Lucia Breno
O uso da Língua: gênero slogan
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Língua Portuguesa – 7º ano
COMUNICAÇÃO Parte 1.
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
FENOMENOLOGIA.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
LITERATURA.
Almas Que Se Encontram Ligue o Som Apresentação de Nadir Berto.
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
TIPOS DE DISCURSOS.
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
REVISANDO TERMOS Prof.ª Eryka Rosa
A medida que avança a idade, valorizo muito mais
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O que é Pastoral da Comunicação?
Disciplina: Comunicação Empresarial
Só depende de você Cecília Sfalsin.
A medida que avança a idade, valorizo muito mais
 Funções da linguagem : São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
Transcrição da apresentação:

Ato comunicativo e funções da linguagem/comunicativas

A comunicação surge da necessidade de interação. Canal – meio de transmissão - carta Código – linguagem/símbolo Língua Portuguesa Referente – contexto – declaração de amor Receptor – recebe a mensagem Emissor – envia a mensagem Mensagem – conteúdo transmitido Em um diálogo, há a troca constante entre a atuação do emissor e do receptor

Funções da linguagem Relação estabelecida entre a linguagem e cada elemento da comunicação (emissor, receptor, mensagem, referente, canal, código) valorizando determinada esfera. Valorização de um dos elementos comunicativos. As relações não são independentes, ou seja, não aparecem isoladas em um texto. Depende diretamente da finalidade do texto!

1) Função expressiva ou emotiva: valorização do emissor Predomina em textos que exteriorizam o estado psíquico de quem emite a mensagem, mostrando suas opiniões e emoções, tais como: diálogos, textos narrativos/poéticos, diários... Principais marcas: Uso de pronomes e verbos em 1ª pessoa (emissor); Presença de modalizadores relacionados ao saber (eu acho, eu penso, eu acredito...); Efeito de subjetividade; Uso de interjeições, exclamações, hesitações, prolongamentos...; Presença de expressões conotativas e marcas de oralidade.

“7”   Eu não sou eu nem sou o outro, Sou qualquer coisa de intermédio: Pilar da ponte de tédio Que vai de mim para o Outro. (Mário de Sá-Carneiro)

2) Função referencial ou informativa: valoriza o contexto, o referente, ou seja, remete à realidade exterior. Predomina em textos com a finalidade de informar algo ao receptor. Explorada por textos de caráter objetivo e de natureza informativa, tais como textos de natureza científica, jornalísticos... Principais marcas: Uso de pronomes e verbos de 3ª pessoa (foco no assunto – ele/ela e afastamento do sujeito); Efeito de objetividade; Vocabulário denotativo e preciso; Presença de verbos impessoais (Haver e fazer) e voz passiva; Usos de dados comprobatórios.

O Ministério da Educação implantou, em 2008, a Provinha Brasil, uma avaliação para medir o nível de alfabetização das crianças com idade de seis e oito anos de idade. No Tocantins, 9.125 alunos de 253 escolas públicas estaduais fizeram o segundo teste de avaliação, atingindo, em sua maioria o nível 5. Esses alunos superaram a meta do MEC, que sinaliza um prazo de 10 anos para que as crianças, ao final do segundo ano do ensino fundamental, atinjam o nível 4 de alfabetização. (Revista Nova Escola – março 2009)

3) Função conativa ou apelativa: valorização do receptor, da 2ª pessoa do discurso. Predomina em textos com a finalidade de convencer, persuadir, interferir no comportamento do receptor, por meio de um apelo ou ordem. Utilizada em propagandas ou textos (falas) para convencer o interlocutor a adotar determinada postura, campanhas de conscientização, manuais de instrução, receitas... Principais marcas: Uso de pronomes e verbos voltados para a 2ª pessoa do discurso (receptor – tu/você); Uso de vocativo; Uso de verbos no imperativo (Não use o celular!) ou infinitivo (Não usar o celular  

CUIDADO PARA NÃO BATER/ OLHE PELO RETROVISOR Lembre-se de como você era e de como foi tratado pelos adultos. Uma boa conversa pode ser melhor que um castigo daqueles.

4) Função fática: valorização do canal de comunicação - primeira função da linguagem usada pelos seres humanos Predomina em textos com a finalidade de: estabelecer o contato com o receptor, testar o funcionamento do canal ou prolongar o contato, na falta de outro conteúdo a comunicar. Gera aproximação entre emissor e receptor. Principais marcas: Uso de marcadores de oralidade (fala) Uso de interjeições e vocativos; Uso de marcadores de conversação (sinais de pontuação) “Alô, Alô, planeta Terra chamando, planeta Terra chamando, esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, onde tudo pode acontecer” – trecho do seriado “Mundo da Lua”

– Olá! Como vai? – Eu vou indo. E você, tudo bem? – Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro... E você? – Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo... Quem sabe? – Quanto tempo! – Pois é, quanto tempo! – Me perdoe a pressa - é a alma dos nossos negócios! – Qual, não tem de quê! Eu também só ando a cem! – Quando é que você telefona? Precisamos nos ver por aí! – Pra semana, prometo, talvez nos vejamos...Quem sabe? – Pois é...quanto tempo! – Tanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das ruas... – Eu também tenho algo a dizer, mas me foge à lembrança! – Por favor, telefone - Eu preciso beber alguma coisa, rapidamente... – Pra semana... – O sinal... – Eu procuro você... – Vai abrir, vai abrir... – Eu prometo, não esqueço, não esqueço... – Por favor, não esqueça, não esqueça... – Adeus! Sinal fechado – Paulinho da Viola e Chico Buarque)

5) Função metalinguística (metalinguagem): valorização do código. Voltada para a própria linguagem e seus elementos (palavras, regras, recursos literários...), comentários ou explicações de outros códigos (pinturas, músicas, cinema, cálculos...) Principais marcas: Uso de expressões específicas de uma área; Busca de precisão conceitual (definições); Explicação do próprio código   O poeta é um fingidor.     Finge tão completamente     Que chega a fingir que é dor     A dor que deveras sente.       E os que lêem o que escreve,     Na dor lida sentem bem,     Não as duas que ele teve,     Mas só a que eles não têm.     E assim nas calhas de roda     Gira, a entreter a razão,     Esse comboio de corda     Que se chama coração.     Fernando Pessoa  01.04.1931

6) Função poética: valorização da mensagem Predomina em gêneros que se preocupam com a organização do texto, por meio da seleção e organização das palavras, dos efeitos sonoros e rítmicos, do jogo de palavras. Presente nos textos literários, canções, dísticos, composições populares... Principais marcas: Uso de linguagem conotativa (figurada); Uso de sonoridade, ritmo, rimas... Preocupação com a estrutura (verso/estrofe/sílaba métrica) Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. (Gregório de Matos)