Reunião CVM Reavaliação de processos que estejam sob a regulação da CVM e que enfrentam duplicidades e imponham custos ao  setor de intermediação Rio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Um Ano de Crise Internacional: Perspectivas para o Brasil Setembro de 2009 Henrique de Campos Meirelles.
Advertisements

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Controles Internos e Gestão de Riscos para Seguradoras.
Processo de Inscrição no Cadastro de Atividades do Município Decreto Municipal 5.730/2015 SECRETARIAS RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO: Secretaria Municipal.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
Fórum do Agronegócio: Integração e Infraestrutura Logística Integração e Fonte de Financiamento Privado às Cooperativas Márcio Lopes de Freitas Presidente.
MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing.
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
APRESENTANDO O CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ DE CALASANZ Coordenado pelos Padres da Paróquia São José de Calasanz, o Centro Social (Obra Social Itaka Escolápios),
Rede de Ações Integradas No Controle da Dengue: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ações Desenvolvidas Rio de Janeiro – 22/11/2010.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Planejamento Estratégico
CLASSIFICAÇÕES DE EVENTOS
BDMG Atualizado em 28/06/2017.
MAPFRE no Brasil 16 mil corretores e parceiros R$ 6,0 bilhões em recursos administrado em Investimentos R$ 2,3 bilhões em ativos administrados em Previdência.
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Como se relacionar melhor com bancos e investidores: Governança Empresarial e Governança Pessoal Palestra ACIJ – 27/03/2017.
SINDUSCON MINAS GERAIS José Urbano Duarte
QUEM SOMOS A DESENVOLVE SP é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo. Atua como banco de desenvolvimento apoiando financeiramente às.
Apresentação Este é um trabalho inédito sobre os efeitos nocivos da criminalidade sobre a indústria de SP. Os dados revelam como a alta lucratividade.
PLANO DE FUNÇÕES GRATIFICADAS - PFG
Channel no Tribunal de Contas do Tocantins Osmarina Rodrigues Andrade
PROF. ELISSON DE ANDRADE
Apresentação da Franquia
MACROECONOMIA Site:
Caixa Hospitais | BNDES Saúde
Princípios de regulação económica aplicados ao sector eléctrico
Elementos chaves/ Aplicação:
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Gestão Eficiente de Informática Aplicada
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
A ANS e o perfil institucional dos Órgãos Reguladores
“Pavimentando o caminho das futuras blue chips do mercado acionário”
PADRONIZAÇÃO DE NORMAS REGULATÓRIAS PARA AMÉRICA LATINA
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Sistema de informação Questão 1
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Teoria da Contingência
APS/ PIPA II Cronograma
Nova Classificação de Fundos
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
APOIO ÀS CONCESSÕES E PPPs
Programa de Financiamento às Exportações
Descrição da Empresa Aula 19.
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
ORGANIZANDO A FORÇA DE VENDAS
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Prevdata Aquisição de ERP
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
DECIFRANDO O SETOR BRASILEIRO DE SEGUROS
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
ETFs e Fundos de Investimentos
Abril / 2019 Belém - PA Abril / 2019 Belém - PA ANEEL e a Descentralização Luiz Carvalho Técnico em Regulação Eng. Eletricista e Civil Esp. Luiz Carvalho.
Bolsas de Energia… ...são parte indispensável para o presente e futuro do setor de energia.
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Análise de Demandas Regionais
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Seminário Internacional sobre Bolsas de Energia
Fundos de Investimento
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
GOVERNANÇA E INVESTIMENTOS DOS RPPS
POLÍTICA MONETÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Reunião CVM Reavaliação de processos que estejam sob a regulação da CVM e que enfrentam duplicidades e imponham custos ao  setor de intermediação Rio de Janeiro, 19/01/2018

Custos para o setor Diretos – Taxas de fiscalização definidas pela Lei nº 7.940 de 20/12/1989

Custos para o setor Considerações sobre os custos diretos: Carteiras de investimento e outros produtos são taxados em uma proporção que somente as grandes entidades com escala conseguem ser economicamente viáveis; A atração de investidores estrangeiros não é interessante para investidores de pequeno porte, pois além da taxa da CVM (equivalente a 0,76% a.a. para o nível mínimo) ainda existem custos de custódia e do representante legal.

Custos para o setor Considerações sobre os custos diretos Existe uma taxação regressiva em fundos que espelha bem a forma como a Taxa de Fiscalização afeta mais às instituições menores do que as maiores. Vejamos o caso da incidência de Taxa de Fiscalização sobre o patrimônio líquido máximo da faixa:

Custos para o setor Custos Indiretos Elevado capital necessário para atuação; Regras uniformes/fixas para um setor muito diversificado, o que produz um desequilíbrio que prejudica as instituições menores; Corpo diretor muito numeroso em função das exigências de responsabilidades específicas.

Custos para o setor Custos Indiretos Quantidade elevada de relatórios de acompanhamento e de supervisão (CVM, Bacen, BSM e Anbima); Sobreposição de atividades de supervisão, levando a múltiplas auditorias que absorvem a estrutura por cerca de 1/3 do ano; Autorregulação focada em aspectos diversos da regulação, impondo custos (TI, auditoria, contingências, etc).

Avaliação da Boston Consulting Regulação e Supervisão O número de reguladores é superior ao encontrado no exterior; A autorregulação é mais presente do que a regulação, comparado a países desenvolvidos e a pares internacionais; Existe uma sobreposição na atividade de supervisão - são 5 supervisores e a realização de 1 a 3 auditorias por ano com uma característica burocrática e complexa (fragmentação).

Avaliação da Boston Consulting Regulação e Supervisão Para a supervisão, são dedicados 121  dias ao ano, em média. Nos EUA, a supervisão demanda cerca de 20 dias por ano; Independente do tamanho, as corretoras têm volume  e quantidade semelhantes de auditorias e disponibilizam,  em média, 5 pessoas ao atendimento, chegando a atingir 7% do quadro de  pessoal em entidades menores; Estrutura regulatória/autorregulatória dificulta a especialização e o desenvolvimento de novos produtos para atuação.

Avaliação da Boston Consulting Organização e funcionamento Exigência de capital mínimo é superior a todos os países analisados; Registro de uma corretora é demorado; Exigências de TI são muito elevadas, independentemente do tamanho e do alcance de atuação; Os mercados internacionais possuem foco maior em enforcement do que em supervisão; Requisitos operacionais enquadrados como de média complexidade.

Avaliação da Boston Consulting Organização e funcionamento Corretoras têm oferta de serviços menos abrangentes do que a maioria dos mercados internacionais; Custos oriundos de exigências autorregulatórias elevadas nos segmentos de TI, serviços e auditoria; Risco de crédito e necessidade de capital decorrentes da normatização das janelas de liquidações (Bacen/Deban).

Quadro de exigências

Situação do Mercado As informações disponíveis no site do Bacen mostram a seguinte realidade, quando comparados os anos de 2015 e 2016, segundo os dados disponíveis no Banco Central do Brasil:

2015

2015

2016

2016

Sugestões para o Mercado Segmentar as instituições por tamanho e volume de atividade; Ampliação dos produtos  intermediados e administrados; Adaptar as exigências regulatórias a cada segmento; Diferenciar a supervisão por segmento; Evitar as sobreposições de supervisão com troca de informações e/ou uso dos mesmos relatórios; Simplificação das estruturas organizacionais (redução do número de diretores exclusivos); Simplificação de processos e redução dos relatórios.

Sugestões para o Mercado Melhoria das regras e processos comerciais com a implantação de um cadastro simplificado para clientes que atuam em operações normais, no mercado à vista e com valores reduzidos e melhoria das regras para atuação dos AAI, ampliando o alcance comercial; Melhor distribuição das responsabilidades regulatórias e legais entre os Corretores/Distribuidores e os AAI; Simplificação das regras para produtos como: gestão de recursos, gestão de caixa, empréstimo de ações e mercado de balcão.

Obrigado!