ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Advertisements

Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Zona Rural e Zona Urbana Plantations Exportação Mão de Obra Barata Grandes Fazendas Único Produto.
Leonardo Tisott Evolução da ciência na agricultura TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
TRANSGÊNICOS COMO CATALIZADORES DA SUSTENTABILIDA DE Gerenciamento Ambiental – Sustentabilidade Ana Carolina, André, Eliana Teodoro, Francine Galvani Delgado,
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara.
Europa: economia rural Aula 14 Apostila 4 3º EM 1Profª Juliana.
INTRODUÇÃO O sistema orgânico de produção baseia-se em normas técnicas bastante rigorosas para preservar integralmente a qualidade do produto, que consideram.
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
Actividades Económicas
Patologia e Controle Microbiano de Insetos – definições e conceitos
Geografia Recursos alimentares.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Agricultura itinerante sobre queimada
Características da agricultura no Brasil
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Agricultura Prof. Cisso.
Sistemas de agricultura: o paradoxo da conservação do solo
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
Campos do Brasil e Estepes
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
Adubação Verde Conservação e Manejo do Solo e da Água
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
Estudando para o ENEM de forma invertida
Urbanização e Agricultura
Estudando para o Enem de forma invertida
Mudanças Climáticas: AGRICULTURA
Resultados e Discussão
Formação e uso do solo.
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
Grandes Culturas I Arroz.
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Universidade de São Paulo
Programa de Formação por Competências Equideocultura
Cultura do Amendoim Professor: Ciro Luiz da Silva Junior
A evolução tecnológica do controle de plantas daninhas
Sistemas Agroindustriais
GEOGRAFIA Espaço Agrário Professor : Jeferson Barros Melo.
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Agropecuária II GG.18 pag.7.
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
A VIDA NO SOLO Página 111.
Pecuária Prof. Cisso.
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MÓDULO lll – GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO PRODUÇÃO DE BABY HORTALIÇAS ORGÂNICAS 01 F.
Slides para Apresentação de Conteúdos de e-Learning Curso: Agricultura Biológica Elaborado por: Revisto por:
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
Agropecuária Indústria Pág. 2 á 15 Módulo 10 Agropecuária Pág. 22 á 33 Módulo 11 Indústria.
Culturas De Inverno AVEIA BRANCA.
Linha do tempo: Evolução dos Pulverizadores
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Urbanização e Agricultura
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
Espaço Agrário Mundial
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Espaço rural e espaço urbano
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Estudos de Equivalência Nutricional Animais (como ratos, peixes, frangos, porcos e gado) são alimentados com rações produzidas a partir do organismo geneticamente.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. Fatores que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos.
Transcrição da apresentação:

ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS

Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas para diversas finalidades; se diferencia pela extensão da área cultivada e pelo maior ou menor aproveitamento do solo.

Agricultura extensiva aproveita a fertilidade natural do solo; utiliza técnicas tradicionais de cultivo; é bastante praticada nos países subdesenvolvidos; há uma baixa produtividade agrícola; a maior parte da produção é destinada à subsistência do agricultor e de sua família.

Agricultura itinerante também conhecida como sistema de roça; é comum nos países menos desenvolvidos da América, África e Ásia; consiste primeiramente em derrubar a mata e roçar (limpar) a área onde se pretende plantar; realização da queimada para eliminar troncos e galhos; utilização de sistemas de trabalho bastante simples, como machado, foice e enxada; com o decorrer do tempo e a diminuição da fertilidade do solo, o produtor abandona a área em busca de novo terreno para a produção.

Agricultura de subsistência é aquela em que parte da produção agrícola destina-se ao sustento do agricultor e de sua família, mesmo que a outra parte seja comercializada; geralmente é praticada em pequenos estabelecimentos familiares; também conhecida como agricultura familiar, porque é uma forma de produção realizada por membros da família do produtor; geralmente existe a prática da policultura.

Agricultura intensiva também conhecida como agricultura moderna ou comercial; praticada geralmente nos países desenvolvidos ou em áreas cuja produção tem como destino à exportação; intensa utilização de máquinas, implementos agrícolas e insumos; adoção de medidas preventivas de combate à erosão e à pragas; elevada produtividade de grãos; é comum a prática da monocultura.

Problemas ambientais na agricultura intensiva: O intenso uso de máquinas, que provoca a erosão do solo (por causa da profunda aração das máquinas) e altera a sua estrutura física (em razão do peso de tratores, semeadeiras e colheitadeiras); O uso excessivo de agrotóxicos, pesticidas, inseticidas e herbicidas, que acarreta a poluição do solo, dos rios e das águas subterrâneas e o envenenamento das plantas, além de danos aos animais e à saúde humana; Assoreamento dos rios, dentre outros.

Agrobusiness – também conhecido como agronegócio, é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária, sendo caracterizado pela produção em larga escala predominantemente exportadora, altamente mecanizada e monocultora.

Revolução Verde – o termo refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950, nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países. Esse modelo baseia- se na intensa utilização de sementes geneticamente alteradas, insumos industriais, mecanização em massa de produtos homogêneos e uso intensivo do custo de manejo.

Agricultura orgânica – prática agrícola voltada ao desenvolvimento de culturas sem o uso de agrotóxicos visando o equilíbrio entre a atividade econômica e o meio ambiente.

Hidroponia – é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Nesse tipo de cultivo as raízes podem estar suspensas em meio líquido (técnica de filmes de nutrientes – NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada).

Produtos transgênicos – a transgenia é um processo pelo qual organismos de uma espécie são modificados geneticamente através da introdução de material genético de outra espécie, utilizando técnicas de engenharia genética, com o objetivo de obter benefícios tanto para as plantações (resistência a herbicidas, produção de toxinas contra pragas das culturas agrícolas) quanto para os consumidores (aumento da qualidade nutricional ou produção de substâncias medicinais).

Plantio direto – é um sistema de manejo do solo, que tem como objetivo diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas sobre o mesmo. Esse método convencional vem aumentando consideravelmente nos últimos anos e nele, a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos no solo, garantindo cobertura e proteção contra a erosão.

Rotação de culturas – é uma técnica de conservação que visa diminuir a exaustão do solo, trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo, por meio da alternação de espécies vegetais numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo, melhorando o controle sobre as plantas daninhas e insetos e a absorção de nutrientes.

Plantio em curvas de nível – consiste em preparar o solo para o plantio e plantar de acordo com o nível do terreno, reduzindo significativamente a erosão e aumentando o seu potencial de produção, além de reduzir a velocidade de escoamento da água.

Adubação verde – também chamado de plantio verde, é a prática de se adicionar plantas leguminosas na superfície do solo com a intenção de enriquecê-lo nutricionalmente com nitrogênio, favorecendo o aumento da produção de biomassa vegetal.

Pecuária – consiste na criação e reprodução de animais para fins comerciais. Pode ser: extensivo ou intensivo.

Pecuária extensiva consiste na criação do gado solto, alimentando-se basicamente de pasto; devido ocupar uma área relativamente maior, não há grandes investimentos, e é realizada tanto em latifúndios como em minifúndios; é muito utilizado para a produção de carne.

Pecuária intensiva o gado é confinado em estábulos, onde se alimenta basicamente de ração balanceada; os rebanhos são selecionados e recebem constantemente a assistência veterinária, além de manipulação genética e inseminação artificial; é muito utilizado para a produção de leite; sua principal desvantagem da pecuária intensiva são os elevados custos de produção e a baixa necessidade de mão de obra (baixa geração de emprego), que deve ser bastante especializada. Dentre suas vantagens estão a elevada produtividade e a ocupação de pequenos espaços.

Pecuária semi-extensiva – é o sistema de criação de gado à solta, porém, com alguns cuidados quanto à seleção e ao aprimoramento do rebanho. Não existe um padrão de atuação para esse modelo de produção e na prática é uma mistura da pecuária extensiva com a intensiva.

REFERÊNCIA: Silva, Ângela Corrêa Geografia: contextos e redes / Ângela Corrêa da Silva, Nelson Bacic Olic, Ruy Lozano. – 2. ed. – São Paulo: Moderna, 2016.