Cálculo de Medicamentos Profª Vanilsse Negrão de Toledo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÁLCULOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA Profa. Ms. Priscila Cristina O. Zignani Pimentel.
Advertisements

ATENDENTE DE FARMÁCIA Professor Vaniscley Henicka Farmacêutico
Aula de hoje... Cálculo de medicação em pediatria. Medidas básicas
Formulações e Formas Farmacêuticas
Cálculo de medicamentos
Curso de Enfermagem Disciplina: Processo de Cuidar II
Fundamentos de Enfermagem
NHB: Terapêutica CÁLCULO DE MEDICAÇÃO
FARMACOLOGIA GERAL: PRATICA I: FORMAS FARMACEUTICAS.
Conceitos de Farmacotécnica
Soluções e Gases  Soluções. Maria José SousaCURSO TÉCNICO SUPERIOR VOCACIONAL EM CUIDADOS VETERINÁRIOS 2 Solução é uma mistura homogénea de duas ou mais.
GUIA DE ESTUDO SOBRE SOLUÇÕES PROF. REGIS EVARISTO 2º ANO -EM.
AÇÃO MEDICAMENTOSA. Introdução Medicamento: qualquer produto natural ou sintetizado, que quando administrado tem por objetivo amenizar ou eliminar um.
Administração de Medicamentos
Cuidados no Preparo de Medicamentos RDC 214/2006 Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos para Uso Humano em Farmácias. O Serviço de.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
ASSEPSIA, ANTISSEPSIA E DEGERMAÇÃO. ASSEPSIA: CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA REDUZIR O NÚMERO DE MICRORGANISMOS E EVITAR SUA DISSEMINAÇÃO OU CONTAMINAÇÃO.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Regras Gerais na Administração de Medicamentos
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
ESTUDO DAS DISPERSÕES
Formas Farmacêuticas Líquidas – Não estéreis Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos ProfªLeda Robusti.
FUNDAMENTOS DA FARMACOLOGIA Prof.ª Rosemilia Cunha.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Formulações Extemporâneas para pediatria: importância e riscos
Suspensões Luiz Fernando Chiavegatto.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Soluções, Suspensões e Colóides
Extração Líquido-Líquido
Tópico 3: Preparação de soluções
FARMACOLOGIA GERAL: PRATICA I: FORMAS FARMACEUTICAS
SOLUÇÕES Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
KG (Quilograma) G (grama) MG (Miligrama) MCG (Micrograma) 1 KG 1 G 1 MG 1000 G MG 1000 MG 1000 MCG.
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
FABRICATION OF LI 2 TIO 3 PEBBLES BY A FREEZE DRYING PROCESS ALEX GALVÃO RODRIGO SOWA.
Formas Farmacêutica Sólidas
Guia de Orientações para Dieta Enteral Domiciliar
Aplicação de Defensivos Agrícolas
Vias de administração e influência da absorção de fármacos
Cálculo de Medicação Enfª Fabiana Chagas.
Formas Farmacêuticas Líquidas
UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA UNIARA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA - DISCIPLINA DE COSMETOLOGIA CARBOPOL 940.
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Aula Prática saúde coletiva
Cálculo de Velocidade de Infusão G=V/T x 3 V=Volume total a ser infundido T=Tempo em horas 3 é uma constante Sabe-se que:1ml=20 gotas 1 gota=3 microgotas.
1 - Fitoterapia.
Pílulas da Medicamento Genérico VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA 500 mg Contém 100 comprimidos.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Cálculo Aplicado à Farmácia
Soluções.
Prof. Álisson D. Fraporti
Extração Líquido-Líquido
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
Supositórios Supositório retal – Supositórios Supositório Vaginal - Óvulos Supositório Uretal - Velas.
FORMAS FARMACÊUTICAS 1. RESULTANTE DA MISTURA DE SUBSTÂNCIAS ADEQUADAS, COM FINALIDADES TERAPÊUTICAS.  MANEIRA COMO OS MEDICAMENTOS SE APRESENTAM PARA.
FORMAS FARMACÊUTICAS Atendente de Farmácia, Drogarias e Consultório Médico Prof. Cláudio Luís Venturini| Centrus Cursos.
O serviço de aplicação de injeções é muito importante dentro do atendimento como um todo na farmácia. E realizá-lo com qualidade implica numa série de.
SOLUÇÕES.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Colóides Colóides são misturas heterogêneas
Insulinoterapia Doméstica
CONCEITO  A vacinação para prevenção do HPV representa potencial para reduzir a carga de doença cervical e lesões precursoras. O Ministério da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Cálculo de Medicamentos Profª Vanilsse Negrão de Toledo

Conteúdo Programático 16/07 - Formas Farmacêuticas e vias de administração. 18/07 - Diluição e rediluição de medicamentos (Adulto) e Compatibilidade Medicamentosa. 20/07 - Transformação de Solução (preparação e instalação de soroterapia e controle de gotejamento, macro e micro gotas).

FORMAS FARMACÊUTICAS

FORMAS FARMACÊUTICAS - SÓLIDO Pó - Princípio ativo apresentado sob a forma de pó, devendo ser diluído antes do uso.

FORMAS FARMACÊUTICAS - SÓLIDO Grânulos - Princípio ativo apresentado sob a forma de pó, devendo ser diluído antes do uso.

FORMAS FARMACÊUTICAS - SÓLIDO Comprimido - O princípio ativo é o pó, que sofre compressão e moldagem.

FORMAS FARMACÊUTICAS - SÓLIDO Drágea - Apresenta uma capa de revestimento, visando uma liberação controlada da substância ativa. Não devem ser divididas.

FORMAS FARMACÊUTICAS - SÓLIDO Cápsula - O princípio ativo se encontra na forma de pó, óleo ou líquido, no interior de um revestimento digerível que pode ser gelatinoso.

FORMAS FARMACÊUTICAS - SÓLIDO Supositório - Medicamento de uso externo, cujos componentes formam uma pasta completa, modelada na forma de fuso. O agente do medicamento é combinado com uma base de substância graxa, gelatina glicerinada ou manteiga de cacau.

FORMAS FARMACÊUTICAS - LÍQUIDO Solução - Medicamento dissolvido em solvente apropriado, com aparência homogênea.

FORMAS FARMACÊUTICAS - LÍQUIDO Soluções Oftálmicas isotônica com pH de 7,4 e estéreis. Soluções Otológicas isotônica com pH de 5 a 7,8 e viscosas. solução nasal isotônica, estéreis com pH variando de 6,4 a 9,0, destinadas à administração nasal de fármacos para ação local ou sistêmica.

FORMAS FARMACÊUTICAS - LÍQUIDO Emulsão - sistemas heterogêneos, de aspecto leitoso, constituído por um líquido imiscível intimamente disperso num outro líquido sob a forma de gotículas por ação de um agente tensoativo (Agente Emulsivo).

FORMAS FARMACÊUTICAS - LÍQUIDO Loção - Preparação aquosa contendo materiais em suspensão e de aplicação local.

FORMAS FARMACÊUTICAS - LÍQUIDO Xarope - Preparação contendo grande quantidade de açúcar e substâncias aromáticas.

FORMAS FARMACÊUTICAS - LÍQUIDO Elixir - Solução que contém álcool, açúcar e água.

FORMAS FARMACÊUTICAS - LÍQUIDO Suspensão - com partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis. AGITE ANTES DE USAR.

FORMAS FARMACÊUTICAS - LÍQUIDO Colutório - destinada à aplicação bucal para agir sobre as gengivas e as mucosas da boca e da garganta (antissépticos orais). Não devendo ser engolido.

FORMAS FARMACÊUTICAS SEMI-SÓLIDO Pomada - Substância semi-sólida que, quando aplicada à pele, possibilita o contato prolongado entre a pele e o medicamento.

FORMAS FARMACÊUTICAS SEMI-SÓLIDO Creme - Emulsão de óleo em água, de consistência semi-líquida.

FORMAS FARMACÊUTICAS SEMI-SÓLIDO Pasta - Mistura de pó e pomada.

FORMAS FARMACÊUTICAS SEMI-SÓLIDO UNGUENTO - são pomadas mais resistentes que contém, além da base, uma resina. Utilizados para maior tempo de atuação e um efeito de proteção nas superfícies externas sem elasticidade.

FORMAS FARMACÊUTICAS SEMI-SÓLIDO Gel - uma parte líquida confinada dentro de uma matriz gelificante (ágares e gelatinas). Eles evaporam rapidamente formando uma fina película adesiva.

FORMAS FARMACÊUTICAS ESPECIAIS AEROSSÓIS - Suspensão de partículas líquidas ou sólidas de tamanho tão pequeno que flutuam temporariamente no ar ou em outros gases.

FORMAS FARMACÊUTICAS ESPECIAIS SPRAYS - São semelhantes aos aerossóis, mas o diâmetro da partícula é maior, podem ser considerados “nevoeiros molhantes”.

FORMAS FARMACÊUTICAS ESPECIAIS AMPOLAS - Recipiente fechado hermeticamente, destinado ao armazenamento de líquidos estéreis para uso por via parenteral e cujo conteúdo é utilizado em dose única.

FORMAS FARMACÊUTICAS ESPECIAIS ADESIVOS TRANSDÉRMICOS - Sistema destinado a produzir um efeito sistêmico pela difusão do princípio ativo numa velocidade constante, por um período de tempo prolongado.

FORMAS FARMACÊUTICAS ESPECIAIS FILME - forma farmacêutica sólida que consiste de uma película fina e alongada, contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes. GERALMENTE CURATIVOS ESPECIAIS

FORMAS FARMACÊUTICAS ESPECIAIS IMPLANTE - Forma farmacêutica sólida estéril contendo um ou mais princípios ativos e de tamanho e formato adequados para ser inserido em um tecido do corpo, a fim de liberar o princípio ativo por um período prolongado de tempo. É administrado por meio de um injetor especial adequado ou por incisão cirúrgica.

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO

AURICULAR OCULAR

RESPIRATÓRIA CUTÂNEO

NÃO PARENTERAL VIA ENTÉRICA

VIA PARENTERAL

Vantagens e Desvantagens das vias de administração

EXERCITANDO

As grandezas não se misturam:

SOLUTO

SOLVENTE

QUANTIDADE TOTAL EXISTENTE NO FRASCO

a) Transforme 350 g em mg. b) Quantos quilogramas tem em g?

Em um frasco de Mebendazol tenho 20mg/ml de solução. Quantos mg de solução tenho no frasco? Em um frasco de Mebendazol tenho 20mg/ml de solução. O médico prescreve 35mg para a criança ingerir uma vez ao dia. Quantos ml devemos administrar?

Em uma ampola de dipirona tenho 3 ml de solução. Quantos ml de solução tenho em três ampolas? Prescrição Médica: 70UI de insulina, Tenho frasco com 100 UI/ml e seringas de 3ml quanto devo aspirar?

1. PM Amoxacilina 300mg VO de 8/8 horas. Disponível Amoxacilina Solução VO 100mg/5ml, quanto administrar? 2. PM Diabinese 150mg VO. Disponível Diabinese 250mg/cp, diluir em 4ml de água filtrada, quanto administrar? 3. PM Ácido Acetilsalicílico (AAS) 200mg VO. Disponível AAS de 100mg/cp, quanto administrar? 4. PM Ácido Acetilsalicílico (AAS) 150mg VO. Disponível AAS de 500mg/cp, diluir em 4ml de água filtrada, quanto administrar? 5. PM Dipirona gotas 200mg VO. Disponível Dipirona gotas 500mgml, quantas gotas administrar? 6. PM Cefalexina 450mg VO de 6/6 horas. Disponível Cefalexina Solução VO 50mg/ml, quanto administrar? 7. PM Furosemida 20mg VO às 8 horas. Disponível Furosemida 40mg/ml VO, cp com sulco para divisão, quanto administrar? 8. PM Cardizem 15mg VO de 8/8 horas. Disponível Cardizem 60mg/cp, cp com sulco para divisão, quanto administrar? 9. PM Aldomet 300mg VO de 8/8 horas. Disponível Aldomet VO 500mg/cp, diluir em 4ml de água filtrada, quanto administrar?

Foi prescrito Aminofilina 15mg IV, tem-se na unidade, ampolas de 240mg/10 ml. Como proceder? Foi prescrito Penicilina Cristalina UI, na unidade tem-se o frasco ampola de UI. Como proceder?

Foi prescrito Penicilina G Potássica UI IV, tem-se na unidade frascos-ampolas de UI. Como proceder? Prescrição Médica 20 UI de insulina NPH rotulado 100 UI/ml e seringa de insulina graduada 100 UI/ml.

Qualquer medicamento injetável deve ser preparado e administrado por profissionais qualificados. O técnico em enfermagem, ao diluir um antibiótico, deverá conhecer os princípios para o cálculo de medicação injetável. Sendo assim, o volume que representa 20 mg de gentamicina, considerando a ampola de 80 mg/2mL, é: a) 0,5 mL. b) 0,8 mL. c) 1,5 mL. d) 1,8 mL.

PENICILINA CRISTALINA

1.Para administrar 500ml de SF 0,9% no período de 8 horas as 20 horas, quanto deverá ser as gotas por minuto? 2.Para administrar 2500ml de SG 5% em 24 horas, qual será o cálculo em gotas por minuto? 3.Na prescrição consta 60 UI de insulina NPH, SC. Temos disponível apenas seringas de 3 ml. Quantos ml devemos aspirar? 4.Prescrição médica de penicilina cristalina UI. Disponível fr/amp de UI. Quanto devo aspirar? 5.Prescrita Penicilina Cristalina UI EV para ser rediluída em SF 0,9% 100 ml, para infundir em macrogotas por 40 minutos. Temos fr/amp de P.C UI. Quanto é necessário administrar e quantas macrogotas irão infundir por minutos? 6.Prescritos 2 mg de dexametasona. Tenho frasco/ampola com 4 mg/ml. 7.Realize o cálculo em microgotas necessário para se infundir 1500ml de uma solução parenteral durante 24 horas. 8.Faça o cálculo necessário para infundir 1 litro de uma solução parenteral durante 8 horas, em gotas por minuto e em microgotas por minuto no mesmo volume e horário. 9.Administrar UI de Heparina de 12/12h, EV. Temos frasco/ampola de 5000UI/ml e ampolas de 5000UI/0,25ml. Qual destas apresentações deveremos utilizar e quantos ml serão administrados? 10.Uma medicação com volume total de 120 ml foi infundida com um gotejamento de 80 gotas por minuto. Qual o tempo de infusão? 11.Uma medicação deve ser administrada na velocidade de 120 microgotas/minuto. Considerando o tempo de infusão de 30 minutos. Qual o volume administrado? 12.Prescrito 3mg de Dexametasona. Temos disponível Dexametasona em frasco-ampola com 10mg/2,5ml.