Prof Silvano Oliveira Introdução a Algoritmos Apresentação Carga Horária: 80h

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos de Programação Estruturada – Turma A 1º Período CSTA - UTP
Advertisements

Programação Estruturada
Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, Câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.
Faculdades Integradas Camões
Linguagem de Programação Prof. Fabricio Roulin Bittencout
Lógica de Programação Aula 25 Prof. Auler Gomes. Introdução - subrotina Muitos problemas grandes ou nem tão grandes, mas de solução mais complexa podem.
Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início.
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA
Aula 3 - Estruturas de Repetição
Aritmética – Progressões aritméticas e geométricas.
Fundamentos de Aritmética
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Linguagem Digital Introdução à Lógica Celso Medeiros 6EF B Tarde
Lógica de Programação Prof. Poliana Cássia Soares 2017
Construção de Algoritmos AULA 05
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS NUMÉRICOS
Introdução à Computação para Engenharia MAC2166
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Fundamentos de Aritmética
Exercícios.
O OBJETIVO FUNDAMENTAL DA DISCIPLINA
Barão de Cocais, 26 de Fevereiro de 2016 – Pólo: Barão de Cocais
Estruturas de Decisão.
PARIDADE Dizemos que dois números inteiros têm mesma paridade, quando são ambos pares ou ambos ímpares.
Sistemas de Controle III N8SC3
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Algoritmos e Estruturas de Dados I
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Aula 00: EMENTA E CURRÍCULO
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Algoritmos e Técnicas CEFET/RN.
Prof. Poliana Cássia Soares
Algoritmos e Programação I
Parte 2 - Exemplos Prof. José Marcos Lopes
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 1
Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento e de processos de raciocínio para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes,
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Professor : Neilton Satel
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Instituto Federal de Santa Catarina
Números inteiros juliana
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
Linguagem de Programação II Apresentação
Prof. Elisson de Andrade
Equação e Problemas do Primeiro Grau (Setor 411)
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos. 3. 9
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Observe as seqüências numéricas:
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Linguagem de Programação I
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada II
CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa.
Estatística Medidas de tendência central Média aritmética.
Observe as seqüências numéricas:
Representação de Algoritmos
O que é Programação? = ABSTRAÇÃO!
Algoritmos.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Prof Silvano Oliveira Introdução a Algoritmos Apresentação Carga Horária: 80h

Prof Silvano Oliveira Ementa Introdução aos algoritmos, tipos básicos, variáveis e constantes; Introdução aos algoritmos, tipos básicos, variáveis e constantes; Operadores aritméticos, lógicos e relacionais; Operadores aritméticos, lógicos e relacionais; Comandos de atribuição, entrada e saída de dados; Comandos de atribuição, entrada e saída de dados; Estruturas de controle: Estruturas de controle: sequencial, condicional e de repetição; sequencial, condicional e de repetição; Variáveis compostas (Vetores e Matrizes); Variáveis compostas (Vetores e Matrizes); Modularização de algoritmos; Modularização de algoritmos; Algoritmos de busca e ordenação. Algoritmos de busca e ordenação. Algoritmos2

Prof Silvano Oliveira Bibliografia CORMEN, T. H, Leiserson C. E., Rivest, R. L. e Stein, C.Algoritmos - Teoria e Prática, Editora Campus, 2ª Edição, CORMEN, T. H, Leiserson C. E., Rivest, R. L. e Stein, C.Algoritmos - Teoria e Prática, Editora Campus, 2ª Edição, FARRER, H. Algoritmos Estruturados. Guanabara, LTC editora, 3ª edição, Rio de Janeiro, FARRER, H. Algoritmos Estruturados. Guanabara, LTC editora, 3ª edição, Rio de Janeiro, FORBELLONE, A. L. V. e Eberspächer, H. F. Lógica de Programação. A construção de algoritmos e estruturas de dados. Makron Books, São Paulo,2 edição, FORBELLONE, A. L. V. e Eberspächer, H. F. Lógica de Programação. A construção de algoritmos e estruturas de dados. Makron Books, São Paulo,2 edição, PEREIRA, S. L. Estruturas de dados fundamentais, Editora Érica, PEREIRA, S. L. Estruturas de dados fundamentais, Editora Érica, SZWARCFITER, J. L. e Markenzon, L. Estruturas de Dados e seus algoritmos, Ed. Livros Técnicos e Científicos, SZWARCFITER, J. L. e Markenzon, L. Estruturas de Dados e seus algoritmos, Ed. Livros Técnicos e Científicos, WIRTH, N. Algoritmos e Estruturas de dados. Prentice-Hall do Brasil, Rio de Janeiro, WIRTH, N. Algoritmos e Estruturas de dados. Prentice-Hall do Brasil, Rio de Janeiro, Algoritmos3

Prof Silvano Oliveira Objetivo ao fim da Disciplina Compreender os conceitos fundamentais de algoritmos como forma de solução de problemas; Compreender os conceitos fundamentais de algoritmos como forma de solução de problemas; Desenvolver o raciocínio lógico afim de que se possa resolver problemas cotidianos; Desenvolver o raciocínio lógico afim de que se possa resolver problemas cotidianos; Aplicar as técnicas de desenvolvimento de algoritmos; Aplicar as técnicas de desenvolvimento de algoritmos; Elaborar e implementar algoritmos em diferentes linguagens de programação. Elaborar e implementar algoritmos em diferentes linguagens de programação. Algoritmos4

Prof Silvano Oliveira DESAFIOS MATEMÁTICOS Algoritmos5

Prof Silvano Oliveira Torre de Hanói Algoritmos6 O objetivo deste jogo consiste em deslocar todos os discos da haste onde se encontram para uma haste diferente, respeitando as seguintes regras: deslocar um disco de cada vez, o qual deverá ser o do topo de uma das três hastes; cada disco nunca poderá ser colocado sobre outro de diâmetro mais pequeno.

Prof Silvano Oliveira Matemáticos gostam de usar sequências de números inteiros que seguem várias leis de formação interessantes. Por exemplo, 0, 1, 4, 9, 16,... é a sequência dos quadrados dos números consecutivos 0, 1, 2, 3, 4,.... Nos problemas a seguir serão dadas algumas sequências de números e você deverá descobrir o número que falta, indicado por uma interrogação. a)2, 10, 12, 16, ?, 18, 19 b)5, 11, 19, 29, ?, 55,... c)2, 1, 3, 4, 7, 11, ?, 29, 47, 76, 123,... Algoritmos7 Desafio 01

Prof Silvano Oliveira A) 17. 0s números começam pela letra D. A) 17. 0s números começam pela letra D. B) 41. A partir do primeiro valor soma-se pares consecutivos começando por 6. B) 41. A partir do primeiro valor soma-se pares consecutivos começando por 6. C)18. O resultado é obtido somando-se os dois valores anteriores. C)18. O resultado é obtido somando-se os dois valores anteriores. Algoritmos8 Respostas Desafio 01

Prof Silvano Oliveira Grau de Parentesco Se a única irmã do único irmão da tua mãe tem um filho único, que parentesco tem essa criança contigo ? Se a única irmã do único irmão da tua mãe tem um filho único, que parentesco tem essa criança contigo ? Algoritmos9 Desafio 02

Prof Silvano Oliveira Essa criança é você mesma. Essa criança é você mesma. Algoritmos10 Resposta Desafio 02

Prof Silvano Oliveira A Maria e Manuel A Maria e o Manuel disputaram um jogo no qual são atribuídos 2 pontos por vitória e é retirado um ponto por derrota. Inicialmente cada um tinha 5 pontos. Se o Manuel ganhou exatamente 3 partidas, e a Maria no final ficou com 10 pontos, quantas partidas eles disputaram? A Maria e o Manuel disputaram um jogo no qual são atribuídos 2 pontos por vitória e é retirado um ponto por derrota. Inicialmente cada um tinha 5 pontos. Se o Manuel ganhou exatamente 3 partidas, e a Maria no final ficou com 10 pontos, quantas partidas eles disputaram? Algoritmos11 Desafio 03

Prof Silvano Oliveira Se o Manuel ganhou exatamente 3 partidas, a Maria perdeu três pontos. Como no final a Maria ficou com 10 pontos é porque ganhou 8 pontos, logo 4 partidas. Realizaram portanto 3+4=7 partidas. Se o Manuel ganhou exatamente 3 partidas, a Maria perdeu três pontos. Como no final a Maria ficou com 10 pontos é porque ganhou 8 pontos, logo 4 partidas. Realizaram portanto 3+4=7 partidas. Algoritmos12 Resposta Desafio 03

Prof Silvano Oliveira Dois pais e dois filhos 2 pais e 2 filhos foram num bar e pediram 3 refrigerantes. Cada um deles tomou um refrigerante inteiro. Como isso é possível? 2 pais e 2 filhos foram num bar e pediram 3 refrigerantes. Cada um deles tomou um refrigerante inteiro. Como isso é possível? Algoritmos13 Desafio 04

Prof Silvano Oliveira Os três são Avô, Pai e Filho. Os três são Avô, Pai e Filho. Algoritmos14 Resposta Desafio 04

Prof Silvano Oliveira Desafio da Balança Tenho 9 bolas, sendo uma mais pesada que as demais. Tenho também uma balança daquelas de prato, mas só posso usá-la 2 vezes. Como fazer para descobrir qual a bola mais pesada? Tenho 9 bolas, sendo uma mais pesada que as demais. Tenho também uma balança daquelas de prato, mas só posso usá-la 2 vezes. Como fazer para descobrir qual a bola mais pesada? Algoritmos15 Desafio 05

Prof Silvano Oliveira Pese três bolas de cada lado, onde estiver a bola mais pesada o prato irá tender, pegue as três bolas restante e pese duas, se os pratos se equilibrarem a que estiver na sua mão é a mais pesada. Se um dos pratos pender aquela será a mais pesada. Pese três bolas de cada lado, onde estiver a bola mais pesada o prato irá tender, pegue as três bolas restante e pese duas, se os pratos se equilibrarem a que estiver na sua mão é a mais pesada. Se um dos pratos pender aquela será a mais pesada. Algoritmos16 Resposta Desafio 05

Prof Silvano Oliveira Encontrei três mágicos, e falei para o primeiro: - Se você dobrar meu dinheiro, eu te dou 20 reais!! Ele dobrou e eu dei 20 reais para ele. Cheguei no segundo e falei: - Se você dobrar meu dinheiro, te dou 20 reais!! Ele dobrou e eu dei 20 reais para ele. Então fui até o terceiro e falei a mesma coisa. Ele também dobrou meu dinheiro, e eu dei 20 reais para ele. Mas ao final, quando coloquei a mão no bolso, não tinha mais nada!!! Encontrei três mágicos, e falei para o primeiro: - Se você dobrar meu dinheiro, eu te dou 20 reais!! Ele dobrou e eu dei 20 reais para ele. Cheguei no segundo e falei: - Se você dobrar meu dinheiro, te dou 20 reais!! Ele dobrou e eu dei 20 reais para ele. Então fui até o terceiro e falei a mesma coisa. Ele também dobrou meu dinheiro, e eu dei 20 reais para ele. Mas ao final, quando coloquei a mão no bolso, não tinha mais nada!!! Algoritmos17 Desafio 06

Prof Silvano Oliveira Resposta obtida fazendo caminho reverso. Antes de pagar ao terceiro mágico, "eu" estava com 20 reais; portanto, ele me dobrou os 10 que tinha. Antes de pagar ao segundo, estava com trinta; pois ele me dobrou os quinze. E antes de pagar ao primeiro, estava com trinta e cinco: dobro de 17,50. A equação matemática que a resolve é Antes de pagar ao terceiro mágico, "eu" estava com 20 reais; portanto, ele me dobrou os 10 que tinha. Antes de pagar ao segundo, estava com trinta; pois ele me dobrou os quinze. E antes de pagar ao primeiro, estava com trinta e cinco: dobro de 17,50. A equação matemática que a resolve é 2[2(2x - 20) - 20] - 20 = 0 2[2(2x - 20) - 20] - 20 = 0 Algoritmos18 Resposta Desafio 06