Saúde e Segurança no Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Advertisements

CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Revisão.
MISSÃO Construir um relacionamento ético, responsável, honesto e duradouro com nossos clientes no fornecimento de serviços.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
TÍTULO QUALQUER GESTÃO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS EZI.
Quantas NRs estão em vigor atualmente? Atualmente existem 33 Normas Regulamentadoras em vigor e uma Portaria.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
CURSO PARA CIPA Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética pela UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Perícia Médica.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
SIPAT - GEGUÁ ILHA D’AGUA - PETROBRÁS
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
NR 15 e NR 16 INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
ELETRICISTA.
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
Normas regulamentadoras.
OBJETIVO SESMT Os SESMT têm a finalidade de promover a saúde e promover a integridade do trabalhador no local de trabalho. O dimensionamento dos SESMT.
Normas regulamentadoras
Higiene como fator de Segurança
Subsistema de Higiene e Segurança no Trabalho Marras, Jean Pierre
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
“ Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas.
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Enfermagem do Trabalho
SEMINÁRIO O MUNDO DO TRABALHO Curso Assistente de Pessoal JUSTIÇA E DIREITO NO TRABALHO GRANDES QUESTÕES NO TRABALHO SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA.
Instruções de Trabalho NR 1
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
Denis Spir Bonamin Eng. Ambiental e Segurança de Trabalho.
Saúde e Segurança no Trabalho
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Apresentação Mario Freitas Equipe técnica: Eng. Segurança do Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
Prevenção de Acidentes - CIPA
Prof. Enf. Éder Batistela
Leis Brasileiras sobre Segurança do Trabalho
Sérgio Cintra – Prof. SENAI SP Enfermeiro Técnico Segurança do Trabalho Aluno Pós graduação Enf. do Trabalho.
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
HISTÓRICO DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO MUNDO =XFXG7NEA7VQ Maria Antonieta SSO 3º módulo.
CIPA – C OMISSÃO I NTERNA DE P REVENÇÃO DE A CIDENTES.
TRANSPORTADORA BRASIL CENTRAL   COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – CIPA PLANO DE TRABALHO DA CIPA, 2017/2018. Taiubi R. G. F. Costa Presidente.
SESMT Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança
Integração de novos colaboradores Segurança do Trabalho.
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
Serviço Especializado em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Saúde e Segurança no Trabalho Aula 5 Carolina Sampaio Machado

Plano de Ensino Conteúdo Medidas preventivas NR 4 (SESMT) NR 5 (CIPA) Atividade

Medidas preventivas O que as organizações e gestores podem fazer para prevenir acidentes e incidentes? Realizar estudos técnicos sobre as instalações de trabalho. Levantamento dos riscos e programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA). Estudo médico sobre os efeitos dos agentes nocivos à saúde presentes nos locais de trabalho - Programa de controle médico e saúde ocupacional. (PCMSO) O planejamento é indispensável!

Medidas preventivas Mesmo em tarefas que não sejam consideradas de risco, é possível ocorrerem acidentes. Substituição de uma lâmpada. Podem ocorrer choques elétricos, quedas, dentre outros. Empregador deve sempre considerar a habilitação do funcionário para executar as tarefas. Operar empilhadeira requer aperfeiçoamento teórico e prático.

Medidas preventivas Muitas causas de acidentes de trabalho estão relacionadas aos erros cometidos pelo trabalhador. Comportamento inadequado, condições físicas e/ou psíquicas, improvisações de ferramentas. A inclusão do comportamento dos trabalhadores no conjunto dos fatores causais de acidentes do trabalho não significa atribuir a culpa da ocorrência do acidente aos trabalhadores acidentados. Treinamento frequentes aos funcionários são desejáveis.

Vídeo

Reflexão do filme Motivadores dos erros cometidos Não cumprimento das recomendações para execução da tarefa Improvisações Inexperiência dos trabalhadores

http://www.sindacsslz.com.br - http://inbep.com.br NR 4 Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Compostos por: Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Técnico ou Auxiliar em Enfermagem do Trabalho. http://www.sindacsslz.com.br - http://inbep.com.br

http://www.sindacsslz.com.br - http://inbep.com.br NR 4 Todas as empresas que possuam empregados regidos pela CLT, deverão manter o SESMT com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. SESMT centralizado: respeitar a distância de no máximo 5.000 metros entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais. http://www.sindacsslz.com.br - http://inbep.com.br

Exemplos de atividades e graus de risco SESMT é avaliado periodicamente por grupo composto por representantes da empresa, do sindicato dos trabalhadores e Delegacia Regional do Trabalho

Dimensionamento do SESMT De acordo com o grau de risco da atividade e o número de empregados. Empresas com grau de risco 1 que possuam de 501 a 1.000 funcionários, a obrigatoriedade é que se tenha um Técnico de Segurança do Trabalho. Já em empresas com o mesmo número de funcionários, mas com grau de risco 4, a obrigatoriedade é que se tenha quatro Técnicos de Segurança do Trabalho, um Engenheiro de Segurança do Trabalho, um Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e um Médico do trabalho.

NR 5 (CIPA) Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Formada por representantes do empregador e dos empregados Objetivo: prevenção de acidentes e doenças do trabalho, buscando tornar o trabalho realizado compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. http://cipauniplac.blogspot.com.br

NR 5 (CIPA) Eleições: os representantes dos empregados são eleitos em processo de votação secreta, do qual participam exclusivamente funcionários interessados. O número de membros é determinado de acordo com o número de funcionários da empresa. O mandato tem duração de um ano, sendo permitida uma reeleição. O empregador determina, entre seus representantes, o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhem o vice-presidente. http://cipauniplac.blogspot.com.br

Atribuições da CIPA Identificar os riscos do processo de trabalho; Elaborar o mapa de riscos e plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho; Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando identificar situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

Atribuições da CIPA Realizar avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas, a cada reunião; Participar com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processos de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores; Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), dentre outros.

Fonte: http://blog.grupofoco.com.br CIPA É de responsabilidade do empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessários para o desempenho adequado de suas atribuições, como treinamentos, por exemplo, garantindo tempo suficiente para a realização das tarefas constantes do plano de trabalho. Fonte: http://blog.grupofoco.com.br

Saúde e Segurança no Trabalho Atividade 5 Carolina Sampaio Machado

Atividade Os treinamentos são as únicas maneiras de prevenir os acidentes de trabalho? Explique.

Resposta Não bastam apenas os treinamentos se não houver mudanças e adequações nos processos produtivos. O ideal é a associação de diversas medidas preventivas, visando à melhoria contínua dos ambientes e da organização do trabalho.

Referências BRASIL. Ministério de Estado do Trabalho. Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas a Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria MTB nº 3.214, de 08 de Junho de 1978 – D.O.U. Brasília, DF. 1978. OLIVEIRA, J. C. Segurança e saúde no trabalho: uma questão mal compreendida. São Paulo Perspec, São Paulo, v.17, n.2, p.03-12, 2003. RIBEIRO NETO, J. B. M.; TAVARES, J. C.; HOFFMANN, S. C. Sistemas de gestão integrados: qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho. São Paulo: Editora SENAC, 2008. 362 p.