NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Advertisements

POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Conceitos de Karl Marx.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
1 TRÂNSITO 21 - MATERIAIS DIDÁTICOS - (62 ) MEIO AMBIENTE PARTE 1 INTRODUÇÃO.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
UFPE – CAA Século XIX Prof. Robson Santos HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
LIBERALISMO E SOCIALISMO Disciplina: Sociologia Ensino Médio Prof: Cristina Abrunhosa.
Modelos Atômicos e o Átomo
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
Apostila de Práticas Investigativas
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
- Introdução à Semiótica -
Segunda Revolução Industrial
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo
(Karl Emil Maximilian Weber)
O que é Educação Ambiental?
Metodologia do Ensino de Física I
Século XIX.
Psicologia Raphaella Pizani.
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Assim na Terra como no Céu!
Introdução a Sociologia
As origens da Sociologia
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
Gestão da Inovação – Parte 1
Revolução Industrial Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
Realidade e Senso Comum
A Contribuição de Max Weber
BREVE HISTÓRIA DA TECNOLOGIA
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Preparatório EsPCEx História Geral
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
A liberdade guiando o povo
Os Efeitos da Tecnologia
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 3 Revolução Francesa (pág. 54 a 66) Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa.
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Arcadismo Contexto Histórico.
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
Introdução ao estudo da Química
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Sociologia e Senso Comum
O Positivismo de Augusto Comte
FONTES DE ENERGIA.
Curso Básico de Espiritismo
Socialismo utópico e Socialismo Científico
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
04/12/2018 Práticas Judiciárias.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Gestão da Qualidade 2º Período.
(Karl Emil Maximilian Weber)
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
Direitos Humanos.
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
Introdução à sociologia
A evolução do Conhecimento
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
AS NOVAS FORMAS DE PENSAR
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA CONTEXTO HISTÓRICO

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A PARTIR DE MEADOS DO SÉCULO XVIII O CAPITALISMO SE CONSOLIDOU NA EUROPA. AS ANTIGAS OFICINAS DE ARTESÃOS FORAM SUBSTITUÍDAS PELAS FÁBRICAS E NOVAS MÁQUINAS MOVIDAS A CARVÃO, ELETRICIDADE E PETRÓLEO.

MUITAS OUTRAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS FORAM CRIADAS AO LONGO DO SÉCULO XIX: UTILIZAÇÃO DO AÇO EM LARGA ESCALA, A INVENÇÃO DA LOCOMOTIVA ELÉTRICA, O MOTOR A GASOLINA, AUTOMÓVEL, AVIÃO, TELÉGRAFO, TELEFONE, FOTOGRAFIA, CINEMA, RÁDIO ETC.

ESSAS INVENÇÕES CONFIRMARAM A CONFIANÇA NO PODER DA RAZÃO HUMANA LEVANDO CADA VEZ MAIS AO ENTUSIASMO COM A IDEIA DE PROGRESSO DA HUMANIDADE E A CIÊNCIA (FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA) COMO PRINCIPAL CONDUTORA DESSE CAMINHO. ASSIM, PASSOU A HAVER UMA CRENÇA DE QUE A CIÊNCIA PODERIA RESOLVER TODOS OS MALES HUMANOS, AS GUERRAS, A FOME, A POBREZA. À ESSA EXALTAÇÃO DA CIÊNCIA DENOMINA-SE DE CIENTIFICISMO.

DESIGUALDADES E DESUMANIZAÇÃO AO MESMO TEMPO QUE OCORRIA A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO, VERIFICAVA-SE TAMBÉM NOVAS FORMAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO HUMANO. OS IDEAIS DE LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE CONDUZIAM A ESPERANÇA DE QUE O PROGRESSO BENEFICIARIA A TODOS. MAS NÃO FOI BEM ASSIM.

AUGUSTE COMTE – PRINCIPAL OBRA: CURSO DE FILOSOFIA POSITIVA (1798-1857) PENSADOR FRANÇÊS E CRIADOR DE UMA DOUTRINA DENOMINADA POSITIVISMO. POSITIVISMO: É A DESIGNAÇÃO DA DOUTRINA CRIADA POR COMTE QUE SE BASEIA NA EXTREMA VALORIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS (QUIMICA, FISICA, BIOLOGIA) E NA RECUSA DE QUALQUER TIPO DE EXPLICAÇÕES DA RELIGIÃO, DA FILOSOFIA E DO SENSO COMUM.

AUGUSTE COMTE PAI DA SOCIOLOGIA COMTE ACREDITAVA QUE OS MÉTODOS CIENTÍFICOS RIGOROSOS EMPREGADOS NAS CIÊNCIAS NATURAIS PODERIAM SER USADOS, TAMBÉM, COM SUCESSO NA COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL. POR ISSO INICIALMENTE CHAMOU SEU ESTUDO DA SOCIEDADE DE “FÍSICA SOCIAL” E MAIS TARDE DE SOCIOLOGIA.

A DOUTRINA POSITIVISTA EMPREGADA NA SOCIOLOGIA CARACTERIZA-SE POR UMA CONFIANÇA NOS BENEFÍCIOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO, BEM COMO POR UM OTIMISMO EM RELAÇÃO AO PROGRESSO CAPITALISTA, GUIADO PELA TÉCNICA E PELA CIÊNCIA.

COMTE E A LEI DOS TRÊS ESTADOS SEGUNDO COMTE A EVOLUÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL DA HUMANIDADE PASSOU POR TRÊS ETAPAS OU ESTADOS. 1 – ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO: ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO QUAL OS FENÔMENOS DO MUNDO ERAM VISTOS COMO PRODUZIDOS POR SERES SOBRENATURAIS. (A INFÂNCIA DA HUMANIDADE).

2 – ESTADO METAFÍSICO OU ABSTRATO: ESTÁGIO EM QUE A INFLUÊNCIA DOS SERES SOBRENATURAIS DO ESTÁGIO TEOLÓGICO FOI SUBSTITUÍDA PELA AÇÃO DE FORÇAS ABSTRATAS DA FILOSOFIA (JUVENTUDE DA HUMANIDADE). 3 – ESTADO POSITIVO OU CIENTÍFICO: ESTÁGIO DO MÁXIMO DESENVOLVIMENTO HUMANO EM QUE O USO DO RACIOCÍNIO COMBINADO COM A CIÊNCIA EXPERIMENTAL DEU AO HOMEM O PODER DE ENTENDER E CONTROLAR OS FENÔMENOS DO MUNDO. (FASE ADULTA DA HUMANIDADE)

AUGUSTE COMTE IDENTIFICOU NA SOCIEDADE DOIS MOVIMENTOS VITAIS: DINÂMICO E ESTÁTICO. DINÂMICO: REPRESENTA A PASSAGEM PARA FORMAS MAIS COMPLEXAS DE EXISTÊNCIA, COMO A INDUSTRIALIZAÇÃO. ESTÁTICO: RESPONSÁVEL PELA PRESERVAÇÃO DOS ELEMENTOS PERMANENTES DE TODA A ORGANIZAÇÃO SOCIAL. SÃO INSTITUIÇÕES QUE MANTÊM A COESÃO E GARANTEM O FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE (FAMÍLIA, RELIGIÃO, LEIS, PROPRIEDADE).

ORDEM E PROGRESSO ASSIM, AS TRANSFORMAÇÕES IMPULSIONADAS PELAS CIÊNCIAS VISAM O PROGRESSO (INDUSTRIALIZAÇÃO), ESTE PORÉM DEVE ESTAR SUBORDINADO À ORDEM (MANUTENÇÃO DAS INSTITUIÇÕES QUE PRESERVAM A SOCIEDADE). DESSE MODO OS MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, OS CONFLITOS, AS REVOLTAS DEVERIAM SER CONTIDOS SEMPRE QUE PUSESSEM EM RISCO A ORDEM ESTABELECIDA OU O FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE.

O LEMA POSITIVISTA APLICADO À SOCIEDADE