Sistema Financeiro Nacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Advertisements

Mercado Financeiro 1/15. Mercado Financeiro 2/15 Aula 1 Intermediação Financeira ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
O setor externo Aula 11.
Mercado Financeiro 1/13 Aula 2 Políticas Econômicas Parte I ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª. edição revista. Rio.
Políticas Econômicas Referentes ao Mercado Externo.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
Carlos Thadeu de Freitas Gomes Lançamento do ENAEX 2016 Rio de Janeiro, 26 de julho de 2016 Cenários político-econômicos e perspectivas para as exportações.
MERCADO FINANCEIRO – ASSAF NETO, Alexandre Tópicos Especiais em Economia III – Marcados de Capitais – Prof. Ido Michels.
Disciplina: Economia Internacional
Economia Monetária I Programa.
Captura de Estatísticas Bancárias do Sistema do Banco Central
Disciplina: Economia Internacional
Investimentos, CORRETORAS e tesouro direto
FUNDOS DE INVESTIMENTO
ATIVIDADE BANCÁRIA.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
Administração financeira
Economia Internacional
MERCADO DE AÇÕES.
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
Economia Monetária II 4ª aula
RECEITA FEDERAL E BACEN
Agregados Macroeconômicos (Balanço de Pagamentos)
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
Mercado Cambial Segmento do mercado financeiro no qual são realizadas as transações cambiais, ou as compras e vendas de moedas estrangeiras. Possui como.
Disciplina: Economia Internacional
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Opções de Constituição
Disciplina: Economia Internacional
Do Barter à Securitização
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
CONTABILIDADE 2. SEMESTRE 2016
Formação Econômica e Social do Brasil II (REC 2402)
Cenário Macro Preconceito e Complacência
Novos Instrumentos Comerciais e Financeiros
MERCADO FINANCEIRO.
Mercado Monetário Está associado a moeda (ou a dinheiro) e, consequentemente, à circulação dela em um país. Termo utilizado para expressar o conjunto de.
Secretaria do Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade
A hiperinflação húngara de
CDI – Títulos Privados Selic – Títulos Públicos
CECRISA CRED.
ATUALIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS
GESTÃO FINANCEIRA POLITICAS ECONÔMICAS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
A problemática das decisões financeiras:
Grupo de Estudo de Políticas Macroeconômicas e Crescimento Econômico
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Cap. 2 – A Economia Brasileira Contemporânea
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Disciplina: Economia Internacional
Financiar o Presente a olhar para o Futuro
MICROECONOMIA PONTO DE EQUILIBRIO
Disciplina: Economia Internacional
A iminente reestruturação do Sistema de Previdência Social Brasileiro indica, para o setor privado... 1) Oportunidade para aumento dos índices de penetração.
Política Monetária Faculdade de Tecnologias de Ourinhos
Relatório de Política Monetária
Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Economia Internacional
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de.
MACROECONOMIA.
Macroeconomia 3.4 – Política monetária e de rendas
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Disciplina: Economia Internacional
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

Sistema Financeiro Nacional Revisão 2 Beatriz Selan

Instituições Financeiras Captadoras de Depósitos à Vista Bancos comerciais Bancos múltiplos Bancos cooperativos CEF

Instituições do Sistema Nacional de Seguros Privados e Previdência Complementar Entidades de previdência privada Sociedades seguradoras Empresas de capitalização

Tipos de entidades Entidades fechadas de previdência privada Entidades abertas de previdência privada Oliveira et alii (2006): famosos fundos de pensão; ligadas a um grupo específico de contribuintes; buscam valorizar o patrimônio para garantir um complemento das aposentadorias. Individuais ou coletivas (Lei Complem. 109/2001) Sociedades anônimas fiscalizadas e regulamentadas pela SUSEP; Contribuinte escolhe a empresa de sua preferência e o plano em que deseja colocar seus recursos.

Instituições Prestadoras de Serviços Financeiros Não Regulamentados Instituições não financeiras, mas com características tipicamente financeiras. Temos as administradoras de cartão de crédito nessa modalidade. www.feedbackmag.com.br Imagem de: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.feedbackmag.com.br%2Fwp-content%2Fthemes%2FCleanBlog%2Fincludes%2Ftimthumb.php%253Fsrc%253Dhttp%3A%2F%2Fwww.feedbackmag.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2012%2F12%2Fmelhor-cartao-de-credito.jpg%2526h%253D312%2526w%253D565%2526zc%253D1&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.feedbackmag.com.br%2Fcuidado-as-administradoras-de-cartoes-de-credito-so-querem-te-ferrar%2F&h=312&w=565&tbnid=ngE0qGNIryxnzM%3A&zoom=1&docid=49QllXSSqy0Y_M&ei=RF6rU5vXMJOosQSJ0oGIDw&tbm=isch&ved=0CCIQMygFMAU&iact=rc&uact=3&dur=903&page=1&start=0&ndsp=15

Instituições financeiras não bancárias Bancos de Investimento Bancos de Desenvolvi-mento Financeiras Leasing Agências de Fomento

Política Monetária Feita pelo BaCen: Expansionista versus Contracionista. Depósitos compulsórios: parte de depósitos bancários mantidos no BaCen; Open market: compra e venda de títulos da dívida pública no mercado interbancário; Redesconto bancário e empréstimos de liquidez: “empréstimo” do BaCen  IFs se compromete a títulos públicos federais.

Política fiscal e de Crédito Política Fiscal: gastos do governo/impostos. aumento dos impostos ao consumidor  ↓ poupança e consumo. aumento dos gastos do governo: ↑ demanda agregada e a renda nacional. Política de crédito: aumentar a oferta de crédito à população. Regras para vendas a prazo, retorno futuro e formas de crédito ao consumidor.

Política cambial Taxa câmbio: valor para a negociação de moeda nacional por moeda estrangeira. Regime de câmbio fixo: atrelado a um valor de referência fixo. Regime de câmbio flutuante. Currency Board: BaCen se compromete a atrelar o câmbio a uma moeda forte com cotação fixa.

Como Fazer Política Cambial? Problema: pouca quantidade de moeda estrangeira no mercado (desvaloriza o Real). O que fazer? Repor a quantidade de moeda estrangeira. Objetivo: valorizar o Real. Vender moeda estrangeira e reduzir as reservas internacionais; Aumentar as Exportações; Atrair Investimento estrangeiro com o aumento da taxa de juros. Como fazer?

Como Fazer Política Cambial? Comprar moeda estrangeira e aumentar as reservas internacionais; Aumentar as Importações; Reduzir o Investimento estrangeiro com a queda da taxa de juros. Problema: muita quantidade de moeda estrangeira no mercado (valoriza o Real). O que fazer? Tirar a quantidade de moeda estrangeira. Objetivo: desvalorizar o Real. Como fazer?

Mercado de Capitais Conjunto de instituições que negociam com títulos e valores mobiliários de longo prazo. Sociedades corretoras de valores mobiliários, sociedades distribuidoras de valores mobiliários, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, empresas de liquidação e custódia de valores. Atende às necessidades da atividade produtiva: problemas com prazos, custos e exigibilidades.

Modalidades de financiamento no mercado de capitais Operações de Repasse Arrendamento mercantil Oferta Pública de Ações

Sistema Financeiro Internacional Conjunto de instituições, regras, capacidades e práticas disponíveis para permitir o pleno funcionamento da economia e, dentro desta, mais específica e concretamente, a rentabilização da poupança e a obtenção de financiamentos para investimentos e despesas (CARVALHO, 2009).

Organismos Internacionais Banco Mundial Banco para Compensações Internacionais Banco Interamericano de Desenvolvimento FMI

Tipos de financiamento (FORTUNA, 2013) Financiamento de curto prazo Pagamentos: de 2 a 5 anos. Valor máximo: 300% da cota do país no FMI. Taxa básica do FMI acrescida de 1% a 2% ao ano Acordo de Stand-by Empréstimo emergencial do FMI: cheque especial com alto custo. Pagamento: entre 2 e 3 anos. Juros: entre 3% e 5% acima da taxa básica do FMI. Facilidade de Reserva Suplementar

Distinção entre FMI e Banco Mundial Característica Instituição Monetária Instituição de Desenvolvimento Funções Estabilização do Sistema Monetário e Financiar déficits temporários do Balanço de Pagamentos Promover e Financiar o desenvolvimento econômico. Horizonte Curto prazo Longo prazo Fonte de Financiamento Reservas oficiais e recursos dos países membros Empréstimos no Mercado Internacional de Capitais Beneficiários Todos os membros Países em Desenvolvimento Prazo de amortização 3 a 5 anos (em alguns casos 10 anos) 15 a 20 anos (40 anos no International Development Association). Pessoal ocupado 2.300 pessoas 6.400 pessoas