Armazenagem e Manuseio de Materiais

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Transcrição da apresentação:

Armazenagem e Manuseio de Materiais UNESC FACULDADES - ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA- Armazenagem e Manuseio de Materiais Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

1 ARMAZENAGEM

Considerações iniciais Armazenagem e manuseio de materiais são importantes componentes de um sistema logístico e podem responder de 10% a 40% das despesas logísticas de uma organização. Ao contrário do sistema de transporte, a armazenagem ocorre em lugares fixados, dessa forma o custo de armazenagem e manuseio se relaciona intimamente a seleção desses locais.

Conceituação Armazenagem se relaciona ao acondicionamento correto de materiais, sejam matérias-primas, produtos em processo, material auxiliar ou produtos acabados em locais propícios. O manuseio diz respeito às técnicas específicas de movimentação para cada tipo de material. Diferentes materiais requerem diferentes tipos de manuseio.

Maiores espaços para Armazenagem = maior economia? Inúmeras organizações justificam a existência de um espaço físico relativamente grande, e por consequência, elevados estoques alegando que: Estoques altos minimizam custos de transporte; Auxiliam o marketing e o atendimento ao cliente; Permitem melhor coordenação com a área de suprimentos Porém muitas empresas estão minimizando seus estoques pela aplicação da filosofia JUST IN TIME.

JIT – JUST IN TIME O JIT é o ajuste de suprimentos e demanda no tempo e na quantidade certa. Isto significa que os materiais estarão disponíveis no momento certo em que serão necessários. Obviamente, para que o sistema funcione adequadamente é preciso conhecer com muita precisão a demanda dos produtos e trabalhar com fornecedores confiáveis.

Armazenagem e LEC Tendo-se a necessidade de espaço físico e materiais para serem armazenados, dimensionar e controlar estoques se torna uma atividade ainda mais importante. Existem diversas formas para isto (LC/PP/LEC). A falha encontrada no LE é que ele considera os recursos ilimitados e abundantes, onde tenta definir os custos mínimos sem considerar o volume de recursos disponíveis. Além disto, ela nos leva sempre a manter um estoque máximo.

Razões para manutenção de espaço físico Existem algumas razões gerenciais que levam as empresas a manter espaços físicos para a armazenagem: Reduzir custos de transporte e produção; Coordenação de suprimentos e demanda; Auxiliar o processo de produção; Auxiliar o processo de marketing.

Localização de depósitos Uma vez estabelecida a necessidade de uma área de armazenagem, é preciso definir a localização mais racional desse espaço. Os seguintes fatores são relevantes na análise para determinar determinado local: Custos do terreno (aquisição e preparação) Custos de construção; Facilidade de acesso e escoamento; Disponibilidade de mão-de-obra; Potencial de expansão; Sistema viário do local; Segurança do local.

1 EMBALAGEM E MANUSEIO

O que é uma embalagem? A embalagem é um dispositivo que envolve um produto que possui três funções básicas: Oferecer proteção ao produto para o manuseio, transporte e armazenagem; Facilitar o processo de distribuição; Terceira, como apelo mercadológico para vender o produto.

Embalagens curiosas

Recursos Patrimoniais (vídeo) São edificações, equipamentos, maquinários e veículos usados na organização para desenvolver suas atividades; Os bens patrimoniais são classificados em: Terrenos e jazidas – onde a empresa tem em suas instalações, suas prospecções minerais, plantações, etc; Equipamentos – maquinários, caldeiras, tanques, ferramentas, etc; Veículos – caminhões, automóveis, tratores, guindastes, empilhadeiras. O patrimônio é portanto a área da Adm. de Materiais encarregadas de gerir o conjunto de bens materiais da organização

Depreciação Para finalizarmos, um conceito importante: a depreciação. A depreciação é a perda de valor de um bem qualquer em função de seu uso ou deterioração. A Receita Federal utiliza o sistema de depreciação linear, no qual o item é depreciado em partes iguais ao longo de sua vida útil. Alguns exemplos; Edifícios – 5% ao ano (20 anos; Máquinas – 20% ao ano (5 anos) Móveis e utensílios – 10% ao ano (10 anos) Ferramentas manuais – 50% ao ano (2 anos)