A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Advertisements

Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Ministério da Saúde – MS Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação.
3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Adequação do processo de trabalho.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - FUNCAP SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR - SECITECE.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE DOCUMENTOS Claudelis Duarte de Sousa Gerência.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Mesa redonda O componente da pesquisa em EAD: estado atual e perspectivas de futuro. Prof. Marcos Dalmau, Dr. SEAD/UFSC.
Título (de la conferencia, charla, clase, etc.) Nombre
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
Reinaldo Portal Domingo Ymiracy Nascimento de Souza Polak
Tutorial: Como acessar o Portal
Sistemas Integrados de Gestão
Coordenação: Luciana Danielli
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Antonio Simões Silva Coordenador.
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Relatório de Autoavaliação Institucional
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
SINAES ENADE.
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
70ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Reunião Ordinária COSEMS/RN
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Geraldo augusto da silva
INOVAÇÃO EM BIBLIOTECAS E UNIDADES DE INFORMAÇÃO
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
Desalinho entre Politica Industrial e Politica Educacional
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
7ª REUNIÃO DE RICs e COORDENADORES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ICT
Engajando pessoas pelo alinhamento de propósitos
Proposta de Gestão para a CPq Prof. Dr
I congrepics NATAL 12/14/2017 CONFERÊNCIA MAGNA - Madel t. luz
Primeiros passos do pesquisador
Abertura de dados de pesquisa: a importância da visão multidisciplinar
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO
Autores: FRANCO, Jadson; ARAÚJO, Vanessa BEZERRA, Ariana
Orientações de estágio
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
Equipe de bibliotecários da Rede de Bibliotecas
Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva
Transcrição da apresentação:

A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito federal no Brasil, uma Unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil.

A Escola formou durante sua trajetória 1010 alunos de mestrado acadêmico, sendo 37 alunos estrangeiros.

Dos quadros da ENSP saíram os principais projetos que possibilitaram a adoção do SUS, estabelecido em 1988 pela nova constituição brasileira. Aqui se formulam políticas públicas de saúde. Por suas salas de aula passaram profissionais que hoje ocupam cargos de relevância no cenário nacional e internacional. Gestores do sistema de saúde, pesquisadores de renomadas instituições científicas e membros das três esferas de governo.

Se formaram em nossas salas de aula 296 doutorandos, sendo que 34 estrangeiros.

Na ENSP se debate idéias buscando constantemente a inovação através de projetos como descentralização dos cursos, educação a distância, mestrado profissional e na reorientação estratégica dos seus programas, visando a formação de quadros e a produção de conhecimentos para o SUS, através da Escola de Governo em Saúde(CEGS/ENSP).

Uma escola de pensamento e ação que tem diversas áreas de conhecimento distribuídas por seus oito departamentos (Ciências Sociais, Epidemiologia, Saneamento e Saúde Ambiental, Ciências Biológicas, Endemias, Planejamento em Saúde, Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e Centro de Saúde).

Através de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada, uma ampla oferta de disciplinas e cursos, e uma formação de profissionais bastante significativa.

Em 2007 a ENSP contava com 230 alunos em seus cursos de mestrado e doutorado, sendo 111 do mestrado acadêmico e 119 do doutorado. Em 2008, estamos recebendo mais 157 alunos selecionados pelos seus Programas de Pós-graduação.

O Programa de Saúde Pública, com seu primeiro curso de mestrado iniciado em 1967, alcança em 2004 o perfil de excelência, com a nota 6 da CAPES por seu desempenho na área.

Em 2005, a CAPES aprova com nota 5 o novo programa de Pós-Graduação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP, Saúde Pública e Meio Ambiente.

Em 2007, a ENSP tem aprovado pela Capes mais um programa de pós-graduação, o de Epidemiologia em Saúde Pública, que começa com nota 6.

A ENSP oferece desde 2002, o curso de mestrado Profissional em Saúde Pública, com o objetivo de qualificar profissionais para atuarem como formadores e indutores de processos de mudança em seus espaços de trabalho, desenvolvendo produtos de alta aplicabilidade ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde e do Sistema de Ciência e Tecnologia.

Os nossos cursos de Mestrado Profissional em Saúde Pública se desenvolvem em duas grandes áreas – Gestão em Saúde e Vigilância em Saúde. Já formaram 125 alunos e 67 estão em curso atualmente. O Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente já tem um curso de Mestrado Profissional na área de Saúde do Trabalhador aprovada pela Capes.

Formar quadros para a futura Escola de Saúde Pública de Angola Formar quadros para a futura Escola de Saúde Pública de Angola. Este é o objetivo do primeiro curso de mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizado fora do Brasil, que começou em 2007. A primeira turma já conta com 33 alunos.

A Escola de Governo propõe-se principalmente, a estruturar a formação e a educação permanente de gestores públicos em saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas. A construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação são os principais objetivos da EGS.

Seus cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização presenciais titulam mais de 500 alunos ao ano distribuídos por cerca de 50 cursos em três áreas de prática: Política, Gestão e Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social.

A pesquisa na ENSP conta com diversas linhas de financiamento no país e no exterior. São 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas: Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde; Epidemiologia; Endemias, Ambiente e Sociedade; Saúde e Sociedade; Saneamento Ambiental; Saúde, Trabalho e Ambiente; Toxicologia Ocupacional/Ambiental e Políticas Públicas e Saúde. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

A ENSP vem ao longo dos anos desenvolvendo diversas iniciativas de cunho social, junto às comunidades do entorno do campus de Manguinhos. Com o fortalecimento de iniciativas como a implantação da Escola de Música de Manguinhos; o Programa de Esportes, Educação, Saúde e Cultura e a proposta do Ecomuseu de Manguinhos, em 2008 devemos alcançar a meta de 117.069 beneficiários.

Podemos destacar como principais produtos da área de comunicação institucional: portal, informe eletrônico, biblioteca virtual e comunidade virtual. A soma destes produtos e principalmente, a integração de suas funcionalidades garante a consolidação de uma identidade organizacional, baseada em informações de qualidade e transparência. Visite: http://www.ensp.fiocruz.br