APRECIANDO A POESIA FEIRENSE RESULTADOS/CONCLUSÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
Advertisements

AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO Pesquisando sobre o TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO.
Figura 1. Produ ç ão discente que obteve nota 9,0 em avalia ç ão indireta. Figura 2. Produ ç ão discente que obteve nota 8,0 em avalia ç ão indireta.Figura.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
REUNIÃO DE PAIS Ensino Fundamental I - (2º ao 5º ano)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Uso da informática em sala de aula
O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL. O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL.
XXV ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Laboratório de Programação BSI – DEInfo - UFRPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
TÍTULO DO PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA: em caixa alta e negrito
TÍTULOTÍTULOTÍTULO TÍTULO TÍTULOTÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULOTÍTTÍTULO
Título Orientador Alunos Colaboradores
“A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”
Jovens Empreendedores
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
VI ENCONTRO DO PIBID – UFCG
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
A IMPORTÂNCIA DO PIBID DANÇA NA ESCOLA
TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados
Inserir aqui a introdução(Verdana32)
ESPAÇO PARA IMAGENS TÍTULO ESPAÇO PARA IMAGENS
Título do Trabalho a ser apresentado
TÍTULO - CENTRALIZADO, FONTE ARIAL 70, NEGRITO, MAIÚSCULA
LICENCIATURA EM LETRAS
TÍTULO : XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
OS DESAFIOS DA TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FRENTE A REALIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO MARANHÃO Gustavo de Almeida Santos¹; Aline.
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
A MEDIAÇÃO DE PARATEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
Ciências e pet
ESPAÇO PARA IMAGENS TÍTULO ESPAÇO PARA IMAGENS
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
TÍTULO: Subtítulo (se houver)
TÍTULO EM CAIXA ALTA NEGRITO E CENTRALIZADO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Título do trabalho Justificativa Objetivos Metodologia Resultados
IV FEIRA DE TRABALHOS DE
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
(Área Temática do Trabalho)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
TÍTULO Autores; Orientadores; INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO PALAVRAS-CHAVE REFERÊNCIAS.
TÍTULO : XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
FIC – FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 TÍTULO
IX Jornada Interna de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão
Transcrição da apresentação:

APRECIANDO A POESIA FEIRENSE RESULTADOS/CONCLUSÕES ROBERVAL PEREYR: APRECIANDO A POESIA FEIRENSE COLÉGIO ESTADUAL GOV. LUIZ VIANA FILHO Conceição Maria Nery de Almeida Fiuza (Bolsista ID-PIBID/UEFS) Sibélia da Silva Santos (Bolsista ID-PIBID/UEFS) Profa. Supervisora: Nadja Silva Brasil Santos (Orientadora) INTRODUÇÃO A poesia possui um papel crucial no desenvolvimento do pensamento crítico e na reflexão do ser e de ser. Considerando a importância da leitura para formação de cidadãos conscientes e críticos, o presente projeto propôs a inserção da leitura crítica em sala de aula baseada na obra literária do poeta feirense Roberval Pereyr, para os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, situado em Feira de Santana – BA. OBJETIVOS Contribuir para valorização da poesia feirense, buscando proporcionar o estímulo à leitura e aquisição do prazer estético através da obra literária. METODOLOGIA As atividades desenvolvidas ocorreram através de debates, aula expositivas, interpretação e produções textuais, artísticas e culturais baseados no livro “Mirantes” do escritor e poeta Roberval Pereyr. RESULTADOS/CONCLUSÕES Os resultados obtidos com a realização das atividades revelou uma aproximação dos alunos com a poesia local, o que foi verificado a partir das ações produzidas por eles através de músicas, danças, textos e desenhos. Concluímos que é importante trabalhar de várias formas a leitura de obras literárias em sala de aula e que seu conteúdo está intimamente ligado ao cotidiano dos alunos. REFERÊNCIA PEREYR, Roberval. Mirantes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.