DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Arts. 1.897 a 1.911.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sucessões em Geral.
Advertisements

Disposições Testamentárias
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
Direito de acrescer entre co-herdeiros e colegatários
CLAUSULAS TESTAMENTÁRIAS
FORMAS DE EXCLUSÃO DOS HERDEIROS
ACEITAÇÃO, RENÚNCIA E CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS
02/04/2017.
02/04/2017.
Redução – só herdeiros universais
07/04/2017.
SUCESSÕES AULA 1 Lisla Vassoler.
Legados O direito brasileiro anterior à 1916 com relação ao legado apresentou apenas certas disposições esparsas conferindo-lhe um aspecto omisso e lacunoso.
Da revogação e do rompimento do testamento. Arts a 1.975, CC.
CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS
Deserdação Exclusão do herdeiro necessário – mediante testamento- causas legais A deserdação excepciona regra geral – parte indisponível (metade dos bens)
RECIVIL Módulo 5 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
24/04/2017.
Invalidade do Testamento
DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Arts a 1.911
SUCESSÃO LEGÍTIMA INEXISTÊNCIA, INVALIDADE OU CADUCIDADE DO TESTAMENTO. BENS NÃO COMPREENDIDOS NO TESTAMENTO.
DIREITO CIVIL VI Aula 9 - Herdeiros Necessários. Direito de Representação. Introdução à sucessão testamentária.
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. OBRIGAÇÕES Relativas ao tempo Obrigações momentâneas Obrigações momentâneas Instantâneas Instantâneas Transitórias.
Contratos em espécie COMPRA E VENDA. EVOLUÇÃO HISTÓRICO- JURÍDICA  Inicialmente-fenômeno da troca  Primeira unidade-padrão foi a cabeça de gado (moeda)
Sociedade simples Sociedade simples É a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade econômica não empresarial É a sociedade que tem por objeto.
AULA 08: Notas introdutórias à Propriedade.. -Propriedade Plena: Aquela em que todos os poderes estabelecidos no artigo do Código Civil estão à.
Profa. Cristiane Reis. Conceito de Empresa  Uma empresa é uma unidade econômico- social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem.
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO e REESTRUTURAÇÃO PATRIMONIAL
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO E PATRIMONIAL
Unidade 6 Sociedade em Nome Coletivo
PROTEÇÃO PATRIMONIAL – SUPERMERCADO ASSIS
AULA 14: Condomínio.
Direito de acrescer entre herdeiros e legatários
Contratos em espécie COMPRA E VENDA.
MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES.
Contrato de Seguro Disposições Legais.
Considerações iniciais
Processo Civil III Recursos em Espécie Apelação Cível.
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO
Seguro de Pessoas Disposições Legais.
CRITÉRIOS SUCESSÓRIOS PARA ÓBITOS ANTERIORES A 12 DE JANEIRO DE 2003
AULA: SUB-ROGAÇÃO e IMPUTAÇÃO – Prof. Paulo Henrique de Oliveira
SUCESSÃO LEGÍTIMA INEXISTÊNCIA , INVALIDADE OU CADUCIDADE DO TESTAMENTO. BENS NÃO COMPREENDIDOS NO TESTAMENTO.
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO
De onde vem o direito? (Fontes do direito)
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
VOCÊS VOLTARAM PARA A 2ª AULA! OBRIGADO!
Obrigações Divisíveis e Indivisíveis
Teoria Geral do Direito das Sucessões
Dossier sobre Sociedades Comerciais por Quotas
O TESTAMENTEIRO Arts a 1990.
A herança e sua administração
Ação de Divisão e de Demarcação de terras particulares
ACEITAÇÃO E RENÚNCIA DA HERANÇA
DA PARTILHA, SUA ANULAÇÃO E DA GARANTIA DOS QUINHÕES
Sucessão testamentária
Ponto 1.3: Litisconsórcio
Ação de Consignação em pagamento
Da garantia dos quinhões hereditários. Arts a 2.026, CC.
Da vocação hereditária
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
LEGADOS Arts a
Da revogação e do rompimento do testamento. Arts a 1.975, CC.
Ponto 1.3: Litisconsórcio
DIREITO DE ACRESCER ENTRE HERDEIROS E LEGATÁRIOS
DAS SUBSTITUIÇÕES Arts a 1960.
DO PAGAMENTO DAS DÍVIDAS
CONDOMÍNIO PROFESSOR: DENIS DE SOUZA LUIZ
CONGRESSO DO MERCOSUL DO IBDFAM PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO – UM DIA PARA DIZER “NÃO”! Observação – Nem sempre. PROFESSOR FLÁVIO TARTUCE.
Ponto 3-3: Litisconsórcio
Transcrição da apresentação:

DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Arts. 1.897 a 1.911

MODALIDADE DE DISPOSIÇÃO TESTAMENTÁRIA: PURA E SIMPLES CONDICIONADA PARA CERTO FIM OU MODO POR CERTO MOTIVO

Disposição pura e simples:

Disposição com condição suspensiva: SE ACONTECER, VOCÊ GANHA!

Disposição com condição resolutiva: QUANDO ACONTECER, VOCÊ PERDE!

Disposição com encargo: Para ganhar: Você tem que suportar:

Disposição por certo motivo:

Disposição com termo: PROIBIDO. Ressalva: Art. 1.898. A designação do tempo em que deva começar ou cessar o direito do herdeiro, salvo nas disposições fideicomissárias, ter-se-á por não escrita.

REDUÇÃO DAS DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Arts. 1.966 A 1968

Art. 1967. As disposições que excederem a parte disponível reduzir-se-ão aos limites dela, de conformidade com o disposto nos parágrafos seguintes. § 1º Em se verificando excederem as disposições testamentárias a porção disponível, serão proporcionalmente reduzidas as quotas do herdeiro ou herdeiros instituídos, até onde baste, e, não bastando, também os legados, na proporção do seu valor. § 2º Se o testador, prevenindo o caso, dispuser que se inteirem, de preferência, certos herdeiros e legatários, a redução far-se-á nos outros quinhões ou legados, observando-se a seu respeito a ordem estabelecida no parágrafo antecedente.

Art. 1968. Quando consistir em prédio divisível o legado sujeito a redução, far-se-á esta dividindo-o proporcionalmente. § 1º Se não for possível a divisão, e o excesso do legado montar a mais de um quarto do valor do prédio, o legatário deixará inteiro na herança o imóvel legado, ficando com o direito de pedir aos herdeiros o valor que couber na parte disponível; se o excesso não for de mais de um quarto, aos herdeiros fará tornar em dinheiro o legatário, que ficará com o prédio. § 2º Se o legatário for ao mesmo tempo herdeiro necessário, poderá inteirar sua legítima no mesmo imóvel, de preferência aos outros, sempre que ela e a parte subsistente do legado lhe absorverem o valor.

DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS NULAS Arts. 1.900 E 1901

01: Instituição de herdeiro com condição captatória; 02: A favor de pessoa incerta, cuja identidade não se possa averiguar, ou sua determinação deva ser feita por terceiro; RESSALVA: valerá a disposição se a pessoa incerta deva ser determinada por terceiro dentro duas ou mais pessoas indicadas pelo testador, ou pertencentes a família, grupo ou estabelecimento por ele indicado.

03: Que deixe a herdeiro ou terceiro fixar o valor do legado; RESSALVA: valerá a disposição se o valor a ser arbitrado por terceiro for em remuneração a serviços prestados ao testador, por ocasião de moléstia de que faleceu. 04: que favoreça pessoas sem legitimação sucessória (arts. 1.801 e 1.802).

REGRAS PARA INTERPRETAÇÃO DO TESTAMENTO

01: Busca da Vontade: Havendo margem para interpretações diferentes, prevalecerá a que melhor assegure a vontade do testador (art. 1.899)

02: Disposição geral em favor dos pobres: entende-se que sejam aqueles do domicílio do testador; as entidades particulares preferem as públicas.

03: Erro na designação do herdeiro, do legatário ou da coisa legada : Anula a disposição, salvo se, pelo contexto do testamento, por outros documentos, ou por fatos inequívocos se puder fazer a identificação.

Partilha-se igualmente entre todos a parte disponível do testador. 04: A nomeação de dois ou mais herdeiros, sem definição dos percentuais que tocarão a cada um deles: Partilha-se igualmente entre todos a parte disponível do testador.

05: A nomeação de herdeiros individualmente, ou uma pluralidade de herdeiros, referidos de forma singular redundará na divisão das quotas IGUAIS, de forma que, contemplados José, Pedro e os três filhos de Joaquim, os primeiros recebem 1/3 cada, e os últimos dividem entre si 1/3: = 1/3 = 1/3 = 1/3

a) Reversão a favor dos herdeiros legítimos. 06: Havendo sobras após a satisfação dos herdeiros instituídos e legatários: a) Reversão a favor dos herdeiros legítimos. b) Se procede do mesmo modo, dispondo o testador que não caiba ao herdeiro instituído certo e determinado objeto.

07: Havendo expressa determinação da porção de uns herdeiros e de outros não, primeiro serão satisfeitos aqueles, e depois, se houver sobras, a estes últimos: João : 20% Manoel: 60% Sebastião: ? Lucas: ? Antônio: ?

DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS ANULÁVEIS Art. 1.909

ERRO DOLO COAÇÃO

Prazo para anulação: Art. 1909. Parágrafo único. Extingue-se em quatro anos o direito de anular a disposição, contados de quando o interessado tiver conhecimento do vício.

CONTAMINAÇÃO: A ineficácia de uma disposição testamentária importa a das outras que, sem aquela, não teriam sido determinadas pelo testador.

CLÁUSULAS RESTRITIVAS:

Art. 1.911. A cláusula de inalienabilidade, imposta aos bens por ato de liberalidade, implica impenhorabilidade e incomunicabilidade. Parágrafo único. No caso de desapropriação de bens clausulados, ou de sua alienação, por conveniência econômica do donatário ou do herdeiro, mediante autorização judicial, o produto da venda converter-se-á em outros bens, sobre os quais incidirão as restrições apostas aos primeiros.

INALIENABILIDADE:

MEU BEM É DIFERENTE DE MEUS BENS. INCOMUNICABILIDADE: MEU BEM É DIFERENTE DE MEUS BENS.

IMPENHORABILIDADE

Art. 1848. Salvo se houver justa causa, declarada no testamento, não pode o testador estabelecer cláusula de inalienabilidade, impenhorabilidade, e de incomunicabilidade, sobre os bens da legítima. § 1º Não é permitido ao testador estabelecer a conversão dos bens da legítima em outros de espécie diversa. § 2º Mediante autorização judicial e havendo justa causa, podem ser alienados os bens gravados, convertendo-se o produto em outros bens, que ficarão sub-rogados nos ônus dos primeiros.