Especializando: Mirtha Regina Cabrales Alvarez.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
Advertisements

Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Orientadora: Ana Luiza Cerdótes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Caroline Hallal Reydams
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializanda: Maria da Conceição Vaz Coêlho
Especialização em Saúde da Família
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8       Melhoria da Atenção.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Aberta do SUS
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Especializando: Mirtha Regina Cabrales Alvarez. UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância - Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso Melhoria da Atenção aos Hipertensos e Diabéticos cadastrados e acompanhados na UBS Coronel João Pessoa/RN Especializando: Mirtha Regina Cabrales Alvarez. Orientador: Sérgio Vinícius Cardoso de Miranda. Pelotas, 2015

INTRODUÇÃO As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. A Hipertensão arterial sistêmica e o Diabetes mellitus representam dois dos principais fatores de risco, contribuindo decisivamente para o agravamento deste cenário em nível nacional. . Estas doenças levam, com frequência, à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para o usuário, sua família e a sociedade.

INTRODUÇÃO O município Coronel João Pessoa está localizado na mesorregião do Oeste Potiguar e microrregião da Serra de São Miguel, no estado do Rio Grande do Norte, distante 443 Km de Natal, capital estadual Com uma população estimada de 4.749 habitantes e totalizando 1 332 família é maioritariamente rural. O município consta com uma UBS com o modelo de Saúde da Família. A população recebe atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Médica, Enfermagem, Pediatria.

INTRODUÇÃO Como ponto de apoio as equipes de ESF contamos com um equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas e de enfermagem, vacinas, inalações, injeções, curativos, coleta de exames laboratoriais, , exames preventivos, atividades educativas em grupos, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

INTRODUÇÃO Nossa UBS –Coronel João Pessoa, encontra-se situada na zona urbana do município, em reforma e ampliação ,atualmente trabalho em um local adaptável que atua como Secretaria Municipal - ESF esta vinculada com o SUS pela prefeitura. Conta com uma área geográfica de abrangência definida a qual é assistida por um equipes, constituídas cada um por: 01 médica clínico geral, 01 enfermeira, 01 técnica em enfermagem e 09 ACS.

INTRODUÇÃO Os cadastros dos hipertensos e diabéticos não estavam sendo realizados de forma permanente e principalmente sendo atualizados; No território não contávamos com o numero exato de usuários cadastrados; A estratificação do risco cardiovascular não era desenvolvida, assim como avaliação do cuidado em saúde para os usuários, família e comunidade e os atendimentos de Saúde Bucal; O monitoramento dos dados não existia nessa ação programática.

OBJETIVO GERAL Ampliar a cobertura da atenção e cadastrar 60% dos hipertensos e/ou diabéticos da área de abrangência da UBS Coronel João Pessoa no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus.

METODOLOGIA Metodologia e Avaliação- Monitorar o número de Hipertensos e Diabéticos cadastrados Organização e Gestão dos sevicio- Melhorar o acolhimentos e garantir os registros Engajamento Público-Informar á comunidade sobre a existência do programa Qualificação da pratica clinica- Capacitar a equipe de saúde.

Discussão Dos Resultados

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.1: Cadastrar 60% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Meta 1.2: Cadastrar 60% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. 1-mês-55(21,8%) 1-mês-13-(38,2%) 2mês-101(40,1%) 2-mês-21(61,8%) 3-mês-168(66,7% 3-mês -34-(100%)

Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos cadastrados Figura 3 - Proporção de hipertensos com exame clínico em dia de acordo Com o protocolo na unidade de saúde Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN, 2015. 1-mês-42-(78,2%) 2-mês-89(88,1%) 3-mês-156(92,9%) Figura 4 - Proporção de diabéticos com exame clínico em dia de acordo com o protocolo na unidade de saúde Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN, 2015. 1-mês-9-(69,2%) 2-mês-17-(81,0%) 3-mês-30-(88,2%)

Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos cadastrados a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.   Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos cadastrados a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Figura 5 - Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo na unidade de saúde Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN, 2015.  1-mês-42(76,4%) 1-mês -9(69,2%) 2-mês-88(87,1%) 3-mês-155(92,3%) 2-mês-17(81,0%) 3-mês-30(88,2%)

Em relação a proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia, no primeiro mês conseguimos priorizar para 55 usuários (100%), no segundo mês para 101 (100%) e no terceiro mês para 168 (100%).

1-mês-51(92,7%) 1-mês-12(92,3%) 2-mês-20(95,2%) ) 2-mês-97(96,0%) Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos cadastrados. Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos cadastrados. Figura 7- Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na unidade de saúde Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN, 2015.   Figura 8- Proporção de diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na unidade de saúde Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN, 2015.   1-mês-51(92,7%) 1-mês-12(92,3%) 2-mês-20(95,2%) ) 2-mês-97(96,0%) 3-mês-164(97,6%) %) 3-mês (97,1%)

Durante a intervenção foram realizadas no primeiro, segundo e terceiro mês 11 consultas médicas com busca ativa para hipertensos faltosos, representando 100% em todos os três meses de ações desenvolvidas na intervenção.

1-mês-78(87,3%) 1-mês-10(76,9%) 2-mês-(94(93,1%) 2-mês-18(85,7%) 3-mês-161(95,8%) 3-mês-31(91,2%)

Durante as 12 semanas da intervenção foi realizada a estratificação do risco cardiovascular para 100% dos usuários com HAS e usuários Diabéticos . A ação que mais auxílio foi garantir uma consulta médica integral para os hipertensos e diabéticos.

.

Discussão Serviçios:Agendamentos as organizados Acolhimento de Qualidade Melhor desempenho cada professional. Melhor adesão e cobertura.

Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem. Significado e aprendizado: Instrumento Significado e aprendizado -Instrumento prático e efetivo para enfrentar os problemas de saúde -Identificar problemas de saúde da comunidade -Conhecer e implantar os princípios do SUS -Contribuir à atenção integral da população mais carente -Desenvolver relações afetivas e de confiança com os usuários

Muito Obrigada