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Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 9 Melhoria da Atenção aos Usuários Hipertensos e Diabéticos acompanhados na UBS Lenny Passos Ramos. Coari/AM Niurka Pérez Mojena Orientadora: Cristina Dutra Ribeiro Pelotas, 2016

Introdução As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. Não há uma causa única para estas doenças, mas existem vários fatores que aumentam a probabilidade de sua ocorrência. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) representam dois dos principais fatores de risco, contribuindo decisivamente para o agravamento deste cenário em nível nacional.

Importância da ação programática Priorização na atenção aos usuários hipertensos e diabéticos, realizando ações de promoção, prevenção e tratamento destas doenças. Ampliar o acesso da população aos serviços de atenção básica. Maior contato com o serviço de saúde promove maior adesão ao tratamento.

Caracterização do município Coari/AM. Coari - AM 362,84 km até capital de Manaus. População: 82209 habitantes (IGBE 2015) Habilitado como Gestão Plena da Atenção Básica. 13 UBS: 12 UBS Urbanas e 1 UBS rural.

Caracterização do Município Coari/AM. Um hospital (serviços de pronto socorro e ambulatorial) 1 policlínica 1 CAPS 1Laboratório central 1Instituto de Medicina Tropical 1 Universidade Federal Centro de especialização de reabilitação. SAMU

Caracterização da UBS Lenny Passos Ramos. Coari/AM População vinculada: 3134 usuários Bairro Itamaraty UBS (ESF) Localizada em uma zona urbana Está em funcionamento há 13 anos Tem dois turnos de atendimento e área de abrangência definida

Caracterização da UBS Lenny Passos Ramos. Coari /AM Uma equipe de ESF 1 médico 1 enfermeiro 1 técnica de enfermagem 6 ACS 1 odontologista 1 técnica de odontologia Recebe apoio do NASF Pediatra Fisioterapeuta Nutricionista Gineco-obstetra Educadora Física

Situação da ação programática antes da intervenção O registro de usuários hipertensos e diabéticos estava desatualizado e incompleto. Não se cumpriam os protocolos específicos. Desconhecia-se o total do grupo alvo.

Objetivo Geral Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensao e Diabetes Mellitus da UBS Lenny Passos Ramos, Coari/AM.

Objetivos Específicos 1. Ampliar a cobertura às pessoas hipertensas e/ou diabéticas. 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. 3. Melhorar a adesão de pessoas com HAS e/ou DM.

Objetivos Específicos 4. Melhorar o registro das informações. 5. Mapear o risco para doença cardiovascular das pessoas com HAS e/ou DM. 6. Promover saúde das pessoas com HAS e/ou DM.

Metodologia Período: 12 semanas Protocolo utilizado: Caderno nº 36 e 37 do Departamento de Atenção Básica-Estratégia para o Cuidado da pessoa com doença crônica: Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial (2013) População alvo: 477 usuários hipertensos e 118 usuários diabéticos Desenvolvimento de ações em quatro eixos Monitoramento e avaliação Organização e gestão do serviço Engajamento público Qualificação da prática clínica

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura às pessoas hipertensas e/ou diabéticas. Meta 1.1: Cadastrar 60% das pessoas com hipertensão no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica e à Diabetes Mellitus da UBS. Mês 1: 69 (14,5%) Mês 2: 189 (39,6%) Mês 3: 287 (60,2%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura às pessoas hipertensas e/ou diabéticas. Meta 1.2. Cadastrar 55% das pessoas com diabetes mellitus no Programa de Atenção à HAS e à DM da UBS. Mês 1: 32 (27,1%) Mês 2: 80 (67,8%) Mês 3: 103 (87,3%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta. 2.1. Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com hipertensão. Meta. 2.2. Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com diabetes. HAS Mês 1: 69 (100%) Mês 2: 189 (100%) Mês 3: 287 (100%) DM Mês 1: 32 (100%) Mês 2: 80 (100%) Mês 3: 103 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta. 2.3. Realizar exame dos pés em 100% das pessoas com diabetes. DM Mês 1: 32 (100%) Mês 2: 80 (100%) Mês 3: 103 (100%)

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta. 2.4: Garantir a 100% das pessoas com hipertensão a solicitação/realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. HAS Mês 1: 66 (95,7%) Mês 2: 179 (94,7%) Mês 3: 286 (99,7%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta. 2.5: Garantir a 100% das pessoas com diabetes a solicitação/realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. DM Mês 1: 30 (93,8%) Mês 2: 80 (100%) Mês 3: 102 (99,0%)

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta. 2.6. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com hipertensão cadastradas na UBS. HAS Mês 1: 69 (100%) Mês 2: 189 (100%) Mês 3: 287 (100%)

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta. 2.7. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com diabetes cadastradas na UBS. DM Mês 1: 32 (100%) Mês 2: 80 (100%) Mês 3: 103 (100%)

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta. 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta. 2.9: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. HAS Mês 1: 69 (100%) Mês 2: 189 (100%) Mês 3: 287 (100%) DM Mês 1: 32 (100%) Mês 2: 80 (100%) Mês 3: 103 (100%)

Objetivo 3. Melhorar a adesão de pessoas com hipertensão e/ou diabéticos. Meta.3.1.Buscar 100% das pessoas com hipertensão faltosas às consultas na UBS. HAS Mês 1: 0 (0,0%) Mês 2: 16 (100%) Mês 3: 20 (100%)

Objetivo 3. Melhorar a adesão de Diabéticos ao programa. Meta.3.2.Buscar 100% dos Diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. DM Mês 1: 1 (90,9%) Mês 2: 7 (100%) Mês 3: 9 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Meta. 4.1 Manter ficha de acompanhamento de 100% das pessoas com hipertensão. Meta.4.2. Manter ficha de acompanhamento de 100% das pessoas com diabetes. HAS Mês 1: 69 (100%) Mês 2: 189 (100%) Mês 3: 287 (100%) DM Mês 1: 32 (100%) Mês 2: 80 (100%) Mês 3: 103 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 5 : Mapear o risco para doença cardiovascular das pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Meta. 5.1. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% das pessoas com hipertensão. Meta. 5.2 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% das pessoas com diabetes. HAS Mês 1: 69 (100%) Mês 2: 189 (100%) Mês 3: 287 (100%) DM Mês 1: 32 (100%) Mês 2: 80 (100%) Mês 3: 103 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados OBJETIVO 6: Promover a saúde de pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Meta 6.1 e 6.2. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável, prática regular de atividade física, risco do tabagismo e orientações sobre higiene bucal a 100% das pessoas com hipertensão e com diabete. HAS Mês 1: 69 (100%) Mês 2: 189 (100%) Mês 3: 287 (100%) DM Mês 1: 32(100%) Mês 2: 80 (100%) Mês 3: 103 (100%)

IMPORTANCIA DA INTERVENÇÃO Discussão IMPORTANCIA DA INTERVENÇÃO EQUIPE MAIS UNIDA E INTEGRADA. MAIS ORGANIZADA E COMPROMETIDA MAIS CAPACITADA. SERVIÇO ACOLHIMENTO MAIS EFICAZ. AGENDAMENTO ADEQUADO DAS CONSULTAS. DEFINIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA EQUIPE. COMUNIDADE MAIS PERTO DA EQUIPE. MAIS E MELHOR ATENDIDA.

Nível de incorporação da intervenção a rotina do serviço Esta sendo incorporada a rotina do serviço. Ampliar a conscientização da comunidade sobre a necessidade de priorização da atenção dos hipertensos e diabéticos em especial os de alto risco. Adequar as fichas dos hipertensos e diabéticos para coletar e monitorar todos os indicadores da intervenção que desenvolvemos.

Nível de incorporação da intervenção a rotina do serviço A avaliação realizada para os hipertensos e/ou diabéticos através da aplicação das fichas pelos profissionais. Dar continuidade ao cronograma de encontros previstos para a realização de atividades educativas. Realização de atividades de educação em serviço, através das capacitações. Número de hipertensos e diabéticos cadastrados provavelmente aumentará com este estabelecimento da rotina da equipe.

Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem Significou novos conhecimento acerca da Estratégia Saúde da Família (ESF). Oportunidade de mudança no processo de trabalho e dos membros da equipe, além da valorização profissional. Possibilitou o desenvolvimento sobre a importância de se realizar, junto à equipe, ações de educação em saúde. permitiu-me um melhor relacionamento com a equipe e a comunidade

Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem Melhorou a qualidade de atenção básica, respeito e empatia para toda nossa população, trazendo organização, ações planejadas com nossa equipe e capacitação permanente da equipe. As ações desenvolvidas serão aplicadas em outras áreas de cobertura como a assistência à saúde do puericultura, Pré-natal e Puerpera .

Obrigada