ENGENHARIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK NO PROCESSO DE APRENDIZADO Esp. João Marcos Pardo Luiz Gustavo dos Santos Esp. Paulo Otávio Fioroto
Apresentador Esp. João Marcos Pardo Formação: Bacharelado em Engenharia Civil Pós-graduação em Educação à Distância Mestrando em Engenharia Urbana Atuação: Tutor EAD - UNICESUMAR
EAD em números 40% do total de vagas do ensino superior (INEP, 2014); Tendência de dobrar o número de alunos até 2020 (SCHINCARIOL, 2014).
Flexibilidade de estudos; Valor mais acessível. Popularização da EAD Flexibilidade de estudos; Valor mais acessível.
Engenharia na EAD Resistência dos órgãos regulamentadores; Já são realidade no contexto da EAD.
Preocupação com a qualidade É justificável?
Desafios da Engenharia EAD Legislação para reconhecimento; Preconceito com essa modalidade de ensino; Estrutura necessária para oferta dos cursos.
Relação professor-aluno Principal desafio Relação professor-aluno
Feedback na educação Informação dada a um estudante sobre seu desempenho em atividades relacionadas aos estudos, sendo possível que isto ocorra não só individual, mas também coletivamente (COSTA et. al, 2016).
TIPOS DE FEEDBACK ABRANGÊNCIA INFORMATIVO INDIVIDUAL INTERACIONAL COLETIVO
O que é um feedback ideal?
Pilares de um bom Feedback Preparação; Conhecer o aluno; Interação entre aluno-professor;
Importância do Feedback Favorecer o processo de aprendizagem dos discentes; Motivar o aluno; Diminuir a distância entre professor e acadêmico.
Responsabilidade compartilhada Instituição: Fornecer e divulgar as ferramentas necessárias à boa aprendizagem; Aluno: Compromisso para alcançar resultados satisfatórios.
Conclusão O feedback possui papel chave no processo de aprendizagem dos alunos; Ruptura dos modelos convencionais.
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” - Immanuel Kant
OBRIGADO! Contato: Fone: (44)99180-5848 E-mail: joao.pardo@unicesumar.edu.br