Multinacionais/Transnacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Advertisements

Mercado Financeiro 1/13 Aula 2 Políticas Econômicas Parte I ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª. edição revista. Rio.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
Karl Marx ( ). HISTÓRIA E VIDA DE KARL MARX Karl Heinrich Marx, filosofo alemão, nasceu em 05 de Maio de Cursou Filosofia, Direito e História.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
PROCESSO FUNDAMENTAL PARA TODOS OS SETORES! Regina Panazzo Processos Gerencias.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
INTRODUÇÃO McDonald’s foi criado em 1954 Primeiro restaurante foi construído em 1955, nos Estados Unidos Iniciou a expansão internacional em 1967 Está.
CAPÍTULO 1 – TÉCNICA, TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
EMPRREENDEDORISMO NO COMEX
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
PIM II Recursos Humanos Cronograma
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Contabilidade Social Aula 5.
Unidade 6 CUSTOS DIRETOS.
O Terceiro Mundo Fernando Santos.
A Primeira Guerra Mundial ( )
1. Introdução as FP Conceitos Finanças Instrumentos financeiros
Estados Unidos O irmão do norte Professor Amaro.
Segunda Revolução Industrial
Formação do mundo atual
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
O Brasil e a globalização – Blocos econômicos
SETORES ECONÔMICOS AS ATIVIDADES ECONÔMICAS
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Grupo dos Sete (G-7) Países membros: EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França. Pais líder: Estados Unidos. Superfície terrestre total:
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS;
Contabilidade Social Aula 5.
Economia – o que é?.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
ATUALIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Para compreender a Globalização
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Planejamento Estratégico para Exportação
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
Os principais fluxos migratórios
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Teoria das restrições em redes de operações
Geografia – Professor Fernando
Logística e Gerenciamento da
Período Entreguerras: A era dos Contrastes
Geografia, 3º Ano do Ensino Médio
O Outro lado da globalização
Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Plasson do Brasil: Crescer é o único caminho ! Franke Hobold.
Macroeconomia 1.2 – Principais agregados econômicos: produto, renda e despesa Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
O Dinamismo dos EUA.
MACROECONOMIA.
OFERTA.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

Multinacionais/Transnacionais São empresas que passam a atuar em países distintos do seu pais de origem, expandindo seus mercados consumidores e, por vezes, seus ramos de atividades. Caracterizam-se, portanto, por atuar em diversos países do globo. Entretanto, como as matrizes principais dessas empresas permanecem sediadas nos países de origem, muitos analistas propõem o termo “transnacionais” para se referir a tais empresas.

A globalização da produção: produzir em qualquer lugar Com a globalização da economia, as empresas multinacionais, além de expandir suas atividades pelo mundo, passaram a dividir as diferentes etapas de fabricação e montagem de seus produtos entre suas filiais espalhadas pelo mundo, ou transferiram parcelas inteiras do processo de produção para as empresas sediadas em outros países.

A imagem revela que a fabricação do avião pode ocorrer simultaneamente em diferentes países, cada qual encarregado de produzir um conjunto de peças para a montagem final do avião. Desta forma, as empresas multinacionais diminuem os custos de produção e ampliam os seus lucros, pois puderam desenvolver suas atividades em países que apresentam condições mais vantajosas. Se a produção de um determinado produto se torna cara e, portanto, menos rentável em um determinado país, a empresa pode transferir rapidamente sua produção para outros lugares, onde os custos (mão de obra, matéria-prima, impostos, etc) são reduzidos e os lucros, consequentemente, podem ser bem maiores.

A norte-americana Nike, por exemplo, concentra a maior parte da fabricação de tênis e materiais esportivos em países asiáticos, onde os operários recebem salários bem menores do que aqueles que seriam pagos aos operários que trabalhassem nas mesmas funções, porém, em fabricas instaladas nos Estados Unidos. Nesse país, onde se concentra a matriz da Nike, a empresa conserva apenas funcionários da alta administração, de marketing, etc, que são os mais bem pagos da empresa. http://br.wsj.com/articles/SB10001424052702303380004579520232824324174

O poder das multinacionais Atualmente, a concentração econômica em torno das multinacionais torna-se cada vez maior, e o lucro anual de algumas dessas empresas chega a ultrapassar, frequentemente, o PIB (Produto interno Bruto) de países inteiros, incluindo países desenvolvidos.

Restaurante da rede McDonald’s pelo mundo. http://spotniks.com/conheca-os-paises-onde-nao-ha-um-misero-mcdonalds-e-entenda-porque-nao-te-los-e-pessimo-para-paz-mundial/