Gênero Literário- DRAMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vinde Espírito Santo Recordamos o "Dom" do Espírito Santo e o final do tempo pascal. A festa de Pentecostes já existia no Antigo Testamento. O Pentecostes.
Advertisements

  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.
Análise dos CONCEITOS ESTÉTICOS TRABALHO EM GRUPO ANÁLISE.
ESTÉTICA. A finalidade primeira da ESTÉTICA é a de mostrar se os objetos ou sujeitos são percebidos de modo particular (o modo estético) ou se têm, em.
A D O R A Ç Ã O Uma experiência real com Deus “Se Satanás vê que Deus está abençoando Seu povo e preparando-os para discernir-lhe os enganos, trabalha.
A Seleção da Leitura Formas de divulgação de textos acadêmicos – Livros de leitura corrente: livros técnicos. – Obras de referencia: dicionários temáticos.
Filósofos Do Período Antigo. Virgílio Foi um poeta romano clássico, mais conhecido por três obras principais, as Éclogas (ou Bucólicas), as Geórgicas.
Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES.
O Último Tamoio, Rodolfo Amoedo Museu Nacional de Belas Artes, RJ, 1883.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
CARLOS DURMMOND DE ANDRADE
Breve história do teatro
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
XADREZ E. M. Professor Antonio Lopes Lins
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
PRÉ-MODERNISMO (1902 – 1922).
Conceitos de GEOGRAFIA
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Friso cronológico.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS....
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Crônica Narrativa 9º. ANO
1. Viver de acordo com o “dever conhecido”
LIÇÃO 12 - SABEDORIA DIVINA PARA A TOMADA DE DECISÕES
O TEXTO DRAMÁTICO.
Gênero Charge Profa. Karla Faria.
Os Evangelhos. Os Evangelhos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora,
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
2 Aula – Artes – Arte Grega
LIÇÃO 13 - A FAMÍLIA DO SÉCULO XXI
Psicologia Raphaella Pizani.
O impressionismo de Raul Pompéia
Ficcionistas do RN – Recortes
A carta de amor que Deus enviou aos homens
Então, daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
O Romantismo.
ORIGENS DO TEATRO A representação teatral tem origem remota em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era.
LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE
Expressão e Linguagem Corporal
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Modernismo - vídeo Sentimento de nacionalidade Busca da identidade.
O “nascimento” da Filosofia
Língua Portuguesa Relatório – SARESP 2010.
Introdução à Sociologia
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
Frei Luís de Sousa Estruturas externa e interna
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Acessibilidade, Usabilidade e Navegabilidade
Classes de palavras: CONECTIVOS.
Bençãos e expectativas
A vida cristã é vitoriosa
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
O Batismo Com Fogo.
Luís de Camões, Rimas Soneto
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
UM MODELO DE VIDA COM ESPIRITUALIDADE & EXCELÊNCIA (1Tm )
Estrutura serviço de Estética
IMAGENS: INTENET. IMAGENS: INTENET SAIR.
Transcrição da apresentação:

Gênero Literário- DRAMA A palavra drama em senso comum significa um acontecimento ou uma situação de grande intensidade emocional. Em sentido literário, drama configura um texto destinado à representação, independentemente de seu caráter de tragédia, comédia,farsa e etc.

Classificação do Drama O texto dramático pode ser classificado segundo algumas características estruturais e temáticas: Tragédia: é a representação de um fato trágico, compadecido, apto a suscitar compaixão e terror, de forma simples são textos que finalizam de forma triste. Para Aristóteles a tragédia resulta em uma catarse.

Catarse: Catarse (do grego  kátharsis, "purificação", derivado de "purificar") é uma palavra utilizada em diversos contextos, como a tragédia, a medicina ou a psicanálise. Significa "purificação", "evacuação" ou "purgação". Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um trauma.

Comédia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes.

Tragicomédia: é a mistura do tràgico com o cômico, ou seja, é um gênero hibrido, originalmente, significava a mistura do real com o imaginário. Segundo o dicionário Aurélio, trata-se de uma peça teatral que participa pelo assunto e personagens da tragédia, e da comédia pelos incidentes e desenlace.

Auto: peça curta, moralizante e com temas religiosos. Farsa: peça curta e engraçada na qual a sociedade e seus costumes são satirizados e criticados. É inspirada no cotidiano e no cenário familiar. As personagens e as situações são caricaturais; Mistério ou milagres: representação de trechos bíblicos.

Resumo da Obra Morte e Vida Severina retrata a trajetória de Severino, que deixa o sertão nordestino em direção ao litoral em busca de melhores condições de vida. Severino encontra no caminho outros nordestinos que, como ele, passam pelas privações impostas ao sertão. A aridez da terra e as injustiças contra o povo são percebidas em medidas nada sutis do autor. Assim, ele retrata o enterro de um homem assassinado a mando de latifundiários.

Assiste a muitas mortes e, de tanto vagar, termina por descobrir que é justamente ela, a morte, a maior empregadora do sertão. É a ela que devem os empregos, do médico ao coveiro, da rezadeira ao farmacêutico. Nota, ao vagar pela Zona da Mata, onde há muito verde, que a morte a ninguém poupa. Retrata, contudo, que a persistência da vida é a única a maneira de vencer a morte. No poema, Severino pensa em suicídio jogando-se do Rio Capibaribe, mas é contido pelo carpinteiro José, que fala do nascimento do filho. A renovação da vida é uma indicação clara ao nascimento de Jesus, também filho de um carpinteiro e alvo das expectativas para remissão dos pecados.

Análise da Obra Morte e Vida Severina é um poema de construção dramática com exaltação à tradição pastoril. Ele foi adaptado para o teatro, a televisão, o cinema e transformado em desenho animado. Por meio da obra, João Cabral de Melo Neto, que também era diplomata, foi consagrado como autor nacional e internacional. Como diplomata, o autor trabalhou em Barcelona, Madri e Sevilha, cidades espanholas que permitiram clara influência sobre sua obra.

João Cabral de Melo Neto foi seduzido pelo realismo espanhol e confessou ter, daquela terra, o reforço ao seu anti idealismo, antiespiritualismo e materialismo. Os instrumentos lhe permitiram escrever com mais clareza sobre o nordeste brasileiro em Morte e Vida Severina e outros poemas. A obra é, acima de tudo, uma ode ao pessimismo, aos dramas humanos e à indiscutível capacidade de adaptação dos retirantes nordestinos. O poema choca pelo realismo demonstrado na universalidade da condição miserável do retirante, desbancando a identidade pessoal.

https://www.youtube.com/watch?v=ByDNwZ-oBKQ https://www.youtube.com/watch?v=clKnAG2Ygyw (animação). https://www.youtube.com/watch?v=P8yeAHVP8MQ pt1