Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Advertisements

Gestão 2015 – 2017 Departamento de Fiscalização. 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens Vitória/ES – 25/08/16 Implantação do protocolo.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Brasília –DF, agosto de 2016.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
CONASEMS Portaria No 2.139, de 27 de julho de 2010 Instituiu Grupo de Trabalho com a finalidade de elaborar diretrizes e estratégias para organização,
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Os desafios dos Novos Prefeitos: A Judicialização da Saúde
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Contabilidade de Custos
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
Enfª Rebeca Gusmão Soares
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL EM SAÚDE Instrumentos de Planejamento em Saúde Paraíba / Agosto 2017.
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Alexis Arnedo Rodríguez. Orientador: Lenise Menezes Seerig
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Desafios emergentes para atuação das Ouvidorias
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA Tem como diretriz o Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, criado pelo Ministério da Saúde, que surgiu da necessidade de.
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
São Paulo das Missões, RS
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
PROMOV SUS - Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS
“Estratégias de Controle Interno e Gestão”
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
Realizar Formação Continuada
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo “A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da Gestão Participativa” Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Ouvidoria Legislação Lei 10.294 de 20 de abril de 1999 – dispõe sobre a proteção e defesa do usuário do serviço público do Estado de São Paulo (cria os Serviços de Ouvidoria). Decreto 60.399 de 29 de abril de 2014 – dispõe sobre as atividades das Ouvidoria. Lei 13.460 de 26 de junho de 2017 - dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Ouvidor O Ouvidor deve ser independente, autônomo e ético (Decreto 60.399). Produzir relatórios gerenciais que subsidiem os gestores na tomada de decisões, auxiliando, assim, o controle social, possibilitando ampla articulação entre cidadãos e demais serviços envolvidos com a saúde. Possibilitar a avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados. Trabalhar de forma Pró-ativa e realizar ações extra muro sempre que entender necessária.

Registro nas Ouvidorias Ouvir e Compreender Registrar Qualificar e Classificar Sistematizar, Encaminha e Acompanhar Auxiliar na Reorganização interna da Unidade, com a finalidade de Promover Mudanças Instrumento de Gestão

Processo de Trabalho da Ouvidoria Cidadão Ouvidoria Rede da Ouvidoria Gestor Políticas Públicas Demanda Relatório Tratamento Resposta

Relação entre os diferentes entes MINISTÉRIO MUNICÍPIO ESTADO

Gestor Ao Gestor compete utilizar os dados dos Serviços de Ouvidoria como ferramenta para o estabelecimento de estratégias de melhoria das ações e dos Serviços de Saúde. Ao Ouvidor compete sistematizar as informações que nos são fornecidas pelo cidadão, apresentá-las e buscar estratégias que permitam que novos fluxos sejam criados para atender as necessidades manifestas, sempre que possível, mas, principalmente para que possa viabilizar políticas que atendam aos anseios daquela comunidade.

2017 Manifestações registadas em 2017 Unidades de Saúde vinculadas ao Estado 143 Unidades de Saúde,   57% do total 391.173 Municípios do Estado de São Paulo 39 Municípios, 6% do total 153.360 544.533

2017 Classificação (em%)

2017 Status (em %)

2017 Descrição de Motivos (em %)

Ações e melhoria Fluxo interno de Atendimento ambulatorial Criação de uma “sala de descanso” Espaço destinado a “troca de bebes” Rotina de administração de medicamento Vestuário da equipe de enfermagem – roupa e sapato Painel de senha – visual e audição Cuidados pós coleta de material laboratorial Troca de bebedouro de pressão para bebedouro de filtro Mudança da inclinação da rampa de acesso

1 Obrigada! (11) 3066-8227 Patricia Camargo Ferreira Ouvidora SES/SP