A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO VISUAL E ESCRITA NAS COMUNICAÇÕES REALIZADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Leonardo Spaine Head de Tutoria UNICESUMAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Advertisements

METODOLOGIA PDCA.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
SISTEMA TUTOR INTELIGENTE PARA ENSINO SQL Acadêmico: Sandro Oscar Bugmann Orientador: Alexander Roberto Valdameri.
A Avaliação da aprendizagem no Formação pela Escola Concepção, metodologia e instrumentos.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Relato de experiência na implantação de um gerenciador de chamados acadêmicos Autores: Fabiano Pereira Filipe Medeiros Josiane Machiavelli Cristine Gusmão.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
UFPR: Design: Naotake Fukushima
PROGRAMA DE ESTÁGIO 2017.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Recursos Humanos II Professora: Ana Paula Cossmann 4 período
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
DESIGN DIDATICO DIGITAL
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Leitura na escola e na comunidade
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
ANATOMIA PATOLÓGICA - AVALIAÇÃO
Planejamento de estratégias:
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
KARIME SMAKA BARBOSA RODRIGUES - UNICURITIBA -
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Ensino Médio Integrado
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Estratégias.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Apresentação do Plano de Projeto
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Autores e Instituições de contato
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Sistemas de Informações DET-478 – Sistemas de Informações Geográficas
VIII CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
ANALISTA DE INTELIGÊNCIA
Resultados e Discussão
Mobile Learning e Pensamento Computacional:
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Contextualização: escola e alunos
Título NOME DO AUTOR 1 Instituição de Ensino (Sigla) NOME DO AUTOR 2
FICHA DE CANDIDATURA.
Formação Continuada CTPs
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Consolidando....
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO VISUAL E ESCRITA NAS COMUNICAÇÕES REALIZADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Leonardo Spaine Head de Tutoria UNICESUMAR

Um dos modelos utilizados para organização do trabalho é o cronograma, que relaciona as atividades a serem executadas. Ao elaborar e definir uma rotina de trabalho, há a redução da variabilidade humana na realização das atividades da empresa (CHIAVENATO, 2010).

CENTRALIZAÇÃO DO PROCESSO

METODOLOGIA O estudo de caso é um exame detalhado sobre alguma situação. Para coleta de dados, utilizou-se a observação, que foi realizada no período de cinco semanas com o objetivo de entender e acompanhar os processos realizados pelos cursos que a instituição oferta.

ANÁLISE DE DADOS Reestruturação do departamento pedagógico, com o objetivo de padronizar os processos e aumentar a produtividade das rotinas operacionais. Na observação foi identificado que não havia padronização na comunicação com os alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Cada curso possuía sua própria linguagem e modo de trabalhar. Mensagens confusas, extensas, visualmente poluídas.

ANÁLISE DE DADOS Criação da célula de postagem, composta por tutores operacionais, apoiada pelo departamento de marketing, que assumiu a responsabilidade sobre a comunicação dos alunos no mural de avisos no AVA, padronizando tanto a comunicação escrita como visual. Implantação de uma régua de atividades, onde constam todas as ações a serem realizadas. Criação de templates padronizados com temas.

ÍCONES DO AVA

RESULTADOS Mensagens foram elaboradas de forma clara, curta e objetiva, de modo que o aluno se sinta motivado em visualizá-la. Percebeu-se uma melhoria significativa na comunicação, que hoje é padronizada em todos os cursos. Acréscimo na “audiência” nas salas de interação com o aluno.

Segundo Vital (2015), na busca de resultados positivos, os profissionais do meio educacional necessitam investir em uma comunicação mediada por uma linguagem dialógica, objetiva e concisa, com o intuito de que o aluno consiga compreender, analisar e refletir o assunto apresentado de forma mais precisa e atraente. OBRIGADO!