ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma.
Advertisements

SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M. T. La terminología: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona: Empúria, 1993.
METODOLOGIA PDCA.
A Seleção da Leitura Formas de divulgação de textos acadêmicos – Livros de leitura corrente: livros técnicos. – Obras de referencia: dicionários temáticos.
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Conceitos de GEOGRAFIA
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
para conhecerem pessoas novas.
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Olá pessoal... Nós vamos falar sobre.... Olá pessoal... Nós vamos falar sobre...
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
VENCEDORES E DERROTADOS
- Introdução à Semiótica -
Processo de produção de uma notícia
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Congruência semântica
Análise de texto Prof. Rógi.
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
Aulas Multimídias – Santa Cecília
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
LES0237 – Sociedade, Cultura e Natureza [Título da apresentação]
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
FEBRACE FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Cronograma.
Análise e Produção de Reportagem
MATEMÁTICA I EQUAÇÕES DE 1º GRAU Professor Diego Viug.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Função Conativa (apelativa)
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Expressão e Linguagem Corporal
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Elektra: Um chatterbot para uso em ambiente educacional
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM
Eletromagnetismo – Aula 2
Variação Linguística Observações.
Leitura dos Resultados EXEMPLO
COMUNICAÇÃO Parte 1.
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
A Organização dos Enunciados
A Organização dos Enunciados
Bençãos e expectativas
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
Linguagem e Comunicação
Feridas da alma Letícia Thompson.
“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida,
Padronização / Especificação
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
ACEITE O DIA Paulo Roberto Gaefke.
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
Conceitos importantes para o estudo da História
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES
Aula 02 - Introdução à Lógica Matemática
A comunicação com os públicos externos
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL PROFª ROSAURA BAIÃO Aulas 1 e 2

LINGUAGEM E ESTRUTURA DA LÍNGUA A linguagem deve ser entendida como traço exclusivamente humano, sabe por quê? Sempre conseguimos nos referir às mesmas situações utilizando vocabulário e construções diferentes. É interessante perceber e analisar que nunca nos utilizamos da mesma forma, sempre organizamos construções diferentes, claro que podemos repetir alguns elementos, mas nossa criatividade irá nos fazer produzir enunciados diferentes. Agora dissemos a palavra responsável pela compreensão dessa questão: “criatividade” . Essa possibilidade de podermos inovar sempre com nosso discurso é característica do ser humano, pois só ele possui a linguagem e só a linguagem propicia a criatividade.

Os animais conseguem ser criativos em suas formas de comunicação Os animais conseguem ser criativos em suas formas de comunicação? Realmente, não. Procure lembrar de seu animalzinho expressando fome, dor, incômodo..... As reações são as mesmas, não é mesmo? Isso prova que somente o ser humano consegue dizer que está com fome de diversas formas: em casa de amigo íntimo, com pessoas com quem não possui intimidade, já parou para pensar nisso? Essa é a questão da criatividade, principal característica da linguagem. Bem, se concordamos sobre esse ponto, que a linguagem é característica do ser humano, podemos refletir sobre essa maneira de nos comunicarmos.

A comunicação humana é composta de linguagem verbal, gestos, sinais etc. Porém, a linguagem verbal constitui uma forma bem produtiva de comunicação, porque é exatamente por meio dela que elaboramos novas mensagens, com palavras, construções e sentidos distintos. Imaginemos os membros de uma comunidade, todos precisam se valer da mesma língua para haver comunicação, certo? Caso contrário, não haveria entendimento entre as pessoas. Essa é questão que envolve a língua de cada comunidade: italiana, espanhola, brasileira, todos precisam utilizar a mesma estrutura para se comunicarem. Entretanto, sabemos que nem tudo é exatamente igual.

Pensemos nas diversas regiões existentes e nas pessoas que também são diferentes e utilizam, portanto, um discurso também diferente em alguns pontos. É importante que se destaque que a maneira de falar de algumas pessoas difere em pontos como: regionalidade, nível de escolaridade, situações, por isso é fundamental falarmos em adequação linguística. Uma comunicação eficiente abrange também adequação às situações. Já parou para pensar como é diferente conversar com seu gerente de banco, com o médico em uma consulta, com seu filho, com seu namorado? Pois então, cada uma dessas situações exige uma linguagem adequada.

Referências: - CRYSTAL, David. Pequeno tratado sobre a linguagem humana. Editora Saraiva, 2010.   - SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística geral. Editora Cultrix. - RONCARATI, Cláudia. As cadeias do Texto - construindo sentidos. Editora Parábola, 2010.